quarta-feira, janeiro 08, 2014

Decálogo

Publiquei este artigo no site da Associação Vitória Sempre

Estamos em semana de derbi minhoto.
Entre Vitória e Sporting CB naquela que é a mais velha rivalidade do país e que extravasa desde sempre a componente desportiva para traduzia a existente entre duas comunidades vizinhas com mil anos de História em comum.
Ao longo de dezenas de anos de confrontos desportivos em termos de futebol(porque em modalidades o Sporting CB foi quase sempre muito pobrezinho) são mil e uma as histórias que se contam de peripécias nos jogos entre ambos e que deram sempre origem a acaloradas discussões e polémicas como é próprio de verdadeiras rivalidades.
Contudo, e com uma ou outra excepção que mais não fez do que confirmar a regra, os dois clubes souberam sempre até onde ir e onde deviam parar!
O que não obstou a que ao longo dos anos, por algumas vezes, tivessem estado de relações cortadas mas nada que o tempo e conversas civilizadas não resolvessem da melhor forma.
Houve até algumas épocas em que os dois emblemas disputavam na pré temporada a chamada taça “Amizade” que viria a extinguir-se dada a falta de interesse de que se revestia face ás repetidas vitórias do… Vitória.
Tudo mudaria para pior com a chegada à presidência do Sporting CB do actual presidente.
Anti vitoriano primário, profundamente invejoso da nossa dimensão associativa, complexado por 80 anos de superioridade do Vitória encetou um caminho de permanente hostilização ao nosso clube que o levou a não olhar a meios para atingir os fins protagonizando atitudes e comportamentos que apenas envergonham aqueles que no seu clube não se deixam cegar por fanatismos bacocos e tropelias repetidas.
Todos nos recordamos da maioria delas sendo que a protagonizada em 2011, ao negar-se a cumprir um acordo com a então direcção do Vitória em volta de um número significativo de bilhetes, raiou a canalhice pura e dura dando o retrato real do personagem.
Esta época mais uma vez as provocações saloias do Sporting CB roçam o absurdo.
Desde o cartaz a anunciar o jogo de sexta feira em que o nome do Vitória está incorrectamente escrito a um comunicado da SAD bracarense cheio de soberba e arrogância em que referindo-se ao Vitória nem por uma vez cita o nome do nosso clube.
Basta!
Basta de aturar o senhor presidente do Sporting CB e de o tratar como um cavalheiro que ele não é nem nunca será.
E por isso deixo aqui dez ideias sobre como deve o Vitória relacionar-se com o Sporting CB enquanto o clube de Trás Morreira tiver à frente dos seus destinos esse personagem:
Mais que não seja para que a nossa Honra enquanto clube sério e que se deve dar ao respeito for uma prioridade para todos nós.
  1.  Todas as relações institucionalmente necessárias com o Sporting CB devem ser exclusivamente através de carta registada com aviso de recepção. É assim que se procede com quem não tem palavra.
  2. Nos jogos em casa devem ser dados ao visitante apenas o minimo de bilhetes a que a LPFP obriga e ao máximo preço regulamentar. Para que saibam que não temos gosto nenhum em os ter cá.
  3. Os convites a ceder ao Sporting CB devem ser apenas aqueles a que a LPFP obriga. Nem mais um!
  4. No camarote presidencial os oito lugares para o clube visitante devem ser na ultima fila e os 55 restantes convites devem ser para os camarotes junto aos topos. Para que fique claro que já que temos de os receber que seja o mais longe possível porque não os queremos por perto.
  5. Face aos comportamentos dos adeptos do Sporting CB, nomeadamente no Vitória B- Sporting CB B em que sem culpa nenhuma fomos os unicos a ser castigados, serão os mesmos acantonados no topo norte inferior e para o efeito será construida uma “jaula de segurança” a exemplo do que se vê noutros estádios nacionais e estrangeiros.
  6. Não existirá qualquer tipo de convivo ou confraternização com os orgãos sociais do Sporting CB sendo exigida a identificação dos seguranças de que o seu presidente se costuma fazer acompanhar.
  7. Nas deslocações ao novo recinto municipal bracarense das equipas vitorianas nenhum membro dos orgãos sociais do Vitória marcará presença como forma de mostrar a nossa repulsa face à forma como ali somos tratados.
  8. Rigorosa proibição de acesso aos balneários do nosso estádio de membros da comitiva do Sporting CB que não estejam devidamente credenciados para o efeito. É uma forma de restringir os “comícios” que o presidente do Sporting CB gosta de fazer nos corredores quando perde os jogos.
  9.  Impedir o acesso à nossa sala de imprensa de qualquer membro da comitiva do Sporting CB que não seja o respectivo treinador.
  10.  Nos placards do estádio, e em todos as promoções do jogo da responsabilidade do Vitória, o visitante deve ser tratado por Sporting CB dado ser esse o seu nome. É também uma forma de respeito por quem tem a infelicidade de não ter nome próprio e sim a aglutinação do nome de outro clube, da designação genérica de “clube” e do nome da cidade onde está sediado.

    Estas medidas entre outras possiveis devem ser acompanhadas de duas preocupações.
    Rigoroso cumprimento do regulamentos da Liga de molde a que o visitante seja tratado com toda a correcção mas sem qualquer simpatia.
    Pedagogia junto dos nossos adeptos para que se concentrem no apoio à nossa equipa e ignorem (incluindo o antes e o depois do jogo) os adeptos adversários que se desloquem a Guimarães.
    Tenho pena que as coisas sejam assim.
    Mas foi o actual presidente do Sporting CB que o quis e, mais do que querer, tudo fez para que assim fossem.
    É tempo de ele perceber, embora admito que seja tarefa dificil, que com o Vitória não se brinca.

    25 comentários:

    Anónimo disse...

    Sr. Cirilo, esqueceu-se dos adeptos malucos que ambos clubes têm e que deviam de ser presos antes de cada jogo. Ainda para mais, fazem questão de transportar essas maluqueiras para a vida real para nos dar cabo da carteira, da paciência e dos nervos. Se é verdade que estes dois Clubes, enquanto direcções, sabem até onde podem ir, o mesmo não se pode dizer de alguns adeptos estuporados. Malditos ferrenhos! Detesto ver a dizer: Braga até morrer! Vitória até à morte! Cada um mais maluco do que o outro.
    Tanto o Vitória e o Sporting de Braga têm adeptos desprezíveis, rascas e canalhas. Essa é a imagem que guardo há mais de 50 anos. O pior é que nada foi feito, até agora, em nenhum dos lados, para que se alterasse essa ideia xenófoba, contrária ao fair-play dentro e fora dos relevados. O Sr. falou em rivalidade, mas eu vejo um ódio doentio que afecta relações cordiais, de amizade e comerciais entre as duas localidades separadas por um meco da antiga Junta Autónoma das Estradas.
    No outro dia, arranjei o Mercedez num mecânico de Braga. O homem desfez-se de amabilidades e com sapatadinhas nas costas. No final, o FPD pregou-me com uma factura que um colega de Guimarães me disse que ele me tinha roubado.
    Quando fui a ver, já era tarde. Aquilo que este adepto do Braga fez por 350 euros, o Vitoriano fazia por menos de 100. Outro caso bem mais gritante. Quer ver um exemplo estranho? Na Mercedes de Guimarães, sempre que arranjo o carro, espetam-me com uma factura que é 10% a 20% por cento mais cara do que em Braga. Não sei se pago duas vezes IVA ou se estão a gozar com a minha bondade de bom pagador. Já pensei em várias teorias para uma explicação de isto acontecer comigo. Ou o dono da Mercedes de Guimarães é um estuporado do Sporting Clube de Braga ou o dono da Mercedes de Braga é um Vitoriano porreiro que saber reconhecer quem é fiel à marca. Olhe, no meio de tanta confusão, na qual não percebo patavina, até já pensei mudar de carro porque entre estas guerras, o que sinceramente não me apetece, é meter-me em alhadas.
    Tudo isto para lhe dizer o seguinte: eu sou sócio nos dois clubes e o seu texto é mais um acendalha para uma fogueira que insiste em manter acesa. Apague-a Sr. Cirilo! Faça isso por mim, por si, pelo Vitória e pelo Braga. Olhe, o meu caso. Quando vou ao D. Afonso Henriques, ver o meu Braga, sou enxovalhado por ter cachecol vermelho ao pescoço. Quando vou ao Axa ver o meu Vitória, atiçam-me aquelas cambada de energúmenos das tochas ardentes e fumegantes.
    Já sei o que o Sr. Cirilo vai dizer, já sei... qualquer coisa como: decida-se Homem! Mas não me consigo decidir. É impossível! Gosto destes dois clubes irmãos e ao mesmo tempo apetece-me mandá-los para baixo de Braga ou a enfeitar a lixeira de Gonça. Não sei se há alguém na minha situação e nem me atrevo a falar este segredo com ninguém. Sei que sou um híbrido dos dois lados. A parte melhor desta dupla camuflagem é que me permitiu conhecer profundamente uma variedade grande de mulheres minhotas e cheguei à conclusão que não trocava este lugar por mais nenhum outro. Sei que o preço a pagar é alto, mas vale a pena quando a roupa é tirada. Principalmente gosto de ficar com esta dúvida entre Baca e Vaca, o que hei-de fazer, car***alho, se é que entende à bom minhoto!? Ainda bem, Sr. Cirilo, que no meio é que está a virtude e é nela que quero ficar enquanto Deus me der vida e saúde. Perto da cama, longe dos relvados Bem haja pelo seu vitorianismo, Sr. Cirilo, mas raios o parta mais o seu anti-braguismo... Sem ofensa, claro.

    Francisco Guimarães disse...

    Estranhando a bipolaridade do Anónimo das 3:27 da tarde, não deixo de concordar com uma coisa:
    Este texto do Luís Cirilo não é mais do que uma acha, seguida de vento forte para avivar o incêndio que já lavra à muito.
    De uma forma erudita e bem-educada, não deixa de ser algo "na linha" do que faz o mal-educado salbador!

    Não gostei, sou Vitoriano e Vimaranense, sempre olhei para Braga e para o Braga como um irmão que rivaliza com o outro para ser o melhor. Sem radicalismos pois a destruição de um ou a aniquilação de outro impede o progresso e o melhoramento constantes!
    Para mim era mais do que tempo para fazer um roteiro de conciliação e amizade duradoura, com o objectivo de potenciar o futebol da região e gerar recursos económicos de que este canto verde de Portugal tanto precisa, para definir esse roteiro tenho menos de 10 pontos (apenas 3) :
    1 - Reunião de preparação para conversações em sede da Associação de futebol FUNDADA PELOS DOIS CLUBES.
    2 - Conversações entre presidentes patrocinada e participada pelo presidente da FPF (Homem chave do futebol nacional e do melhor que o dirigismo actual contém).
    3 - Apresentação do roteiro ao Secretário de Estado do Desporto, também ele um homem da região, para formalização do compromisso.

    Simples, não é?
    Acho que esta guerra de irmãos só favorece a hegemonia da Invicta sobre o Norte e da cidade Alfacinha sobre tudo!

    Anónimo disse...

    o que é isto, amigo Cirilo? o que é que este teu amigo comentarisita escreveu? nunca vi uma coisa destas!! é um escândalo haver pessoas destas! um vito-braga? um brago-vitor? o que raio se chama a um adepto destes que dá prós dois lados? nem é carne, nem é peixe! sei lá, o que vem a ser um gajo destes? mija fora do penico, come em dois pratos, em resumo, pontapeia dentro e fora do campo, eu se o vejo, eu desfaço-O todo... mete esse gajo na linha, senão encontramo-lo, fazesmos uma espera e damos-le cabo do canastro, aqui nem ninguém brinca, que vão brincar com a gradessíssima bruta que os hade parar

    Anónimo disse...

    Sr. Francisco G., até me ofende com esse título de bipolaridade. E o senhor que arrasta uma ligeira simpatia pelo Braga? Olhe, deixe lá que eu não me importo. O meu ADN tem sangue dos dois lados, o que se há-de fazer? É um amor pelos dois clubes e que mal tem isso? O Senhor gosta mais da sua mãe ou do seu pai? É dos dois, não é? Os meus já faleceram, mas digo-lhe gostava dos dois. Não tinha preferência por um ou por outro. Oiça lá mais uma coisa, eu uso dois sapatos, o senhor também. Eu uso uma luva para cada mão, o senhor também. Eu vejo dos dois olhos, e a menos que seja mirolho, o senhor também vê. Portanto, eu recuso-me a comer carne todos os dias. Vou variando, com peixe, couves, batatas, e muita fruta. E o que mais gosto é de fruta variada. É isso que me alegra os dias. Se à custa do futebol descobri um harém de mulherio ao meu dispor nos dois lados da fronteira invisível de trás e além Morreira, tenho lá culpa que esses malucos da bola só vejam, sua licença, com o olho debaixo quando podem ver melhor com os dois de cima? Se há tipos que só se contentam com uma mulher, um carro, um filho, um banco, um de qualquer coisa... só tenho uma coisa a dizer: eu não sou desses!

    Anónimo disse...

    Ao ler o anónimo das 9:34 lá está um exemplo dessa rivalidade que o Luís Cirilo falava. Quanto a mim, só uma renovação geracional é preciso alterar estas mentalidades. Aquilo que o Senhor Guimarães preconiza, só será possível daqui a uns anos. Bem faz o anónimo das 3:27 que se aproveita do futebol para conhecer mulheres.
    António P.

    Anónimo disse...

    No meio de tanta conversa da treta, só tenho a dizer que quem se lixa é sempre o mexilhão! Devolvam o futebol ao povo, acabem com o futebol negócio e com os estádios cheios de lugares vazios! VERGONHA

    Silvério Faria

    Anónimo disse...

    Luís!!! Oh meu Deus!!!!!
    Já pensaste em fazer um apanhado destas bacoradas todas e publicares um livro???
    Leio aqui cada uma que nem ao diabo lembra!!!
    Isto é como os rebuçados. Come-se um, não se passa nada. Come muitos, dá caganeira. Comes o pacote e ficas enjoada de rebuçados para o resto da vida.
    Começo a ter medo de ler este teu blog.
    Tens um condão muito especial para atraíres à tua volta estes palradores de canhão apertado.
    Escrevem com uma intensidade tal que até qualquer dia ainda lhes dá o badagaio!!!
    Aceita o meu conselho. Não te metas em encrencas porque quem te avia, tua amiga é.

    Lurdes C.

    Anónimo disse...

    Amigo Cirilo, este teu texto ainda peca por escasso. Concordo com tudo! Mesmo tudo 50% dos jogos são ganhos ou perdidos antes do jogos começarem. E se quisermos entrar em vantagem temos de lhe causar medo. Eu até sugeria pintar o balneário dos visitantes de preto, que é uma das cores do nosso clube. Ainda pensar uma coreografia dos jogadores, evocativa da batalha de S. Mamede e outras que se sucederam, muito semelhante ao haka dos neo-zelandeses. Uma dança parecida com esta:
    http://www.youtube.com/watch?v=kP0MpUeJ5O8
    Rogério Abreu

    Anónimo disse...

    Bom dia Luis Cirilo,
    Tudo isto é uma autentica palhacada !! Uma autentica vergonha !! Enquanto adepto do Vitoria já tomei a minha decisão. Não vou. Porque prezo muito a minha (nossa) integridade, a fisica e a de carater. Aquela gentinha não merece a nossa presença naquele campo da bola. Nem a nossa nem a de ninguem. São mesquinhos. Invejosos. Terra de funcionários públicos habituados a viver de borlas, de jeitos, do fim do mês garantido, de amores clubisticos muito para lá da cidade que dizem gostar (!?!). Para lá da rábula de bilhetes a 25€, o adepto é ainda colocado numa bancada de visibilidade reduzida, num estádio de conforto mais que duvidoso.
    NÂO VOU. Tenho convites de sobre. Mas nâo. Ao circo, vou ao original, não à aldeia dos macacos.
    JVC

    Anónimo disse...

    No dia de Natal, houve NBA. Requisito fundamental: apenas forma marcados jogos em que as equipas fossem rivais. Espectáculo no campo. Pavilhoes cheios. Todos os Jogos são transmitidos em canal aberto e PPV. Não há desculpas. Há organização. Há honestidade. Há trabalho. Não há "Fernandos Gomes". Pois...
    JVC

    Anónimo disse...

    Ui, ui, que estou aqui a ver aqui cada marmanjo! Amigos, sem risco não há vitórias. Qual é o medo em ir aos estádios? Estão todos doidos ou quê? Ninguém mata ninguém. A mim, o que me dá gozo, como já disse em cima, é ir aos dois estádios, AXA e ao DAH com as cores adversárias. É essa adrenalina que me move. É como entrar em casa alheia de soslaio e dormir com a mulher da casa. Sinto o mesmo nervoso miúdinho. E uma vez que lá estamos, corre tudo bem. Por que não havia de correr, Sr. Cirilo?

    Anónimo disse...

    Gostava era de saber se o caro cirilo vai ao axa

    luis cirilo disse...

    Caro Anónimo:
    Toca numa tal variedade de temas que se torna dificil responder a todos. Direi pois o seguinte: sempre defendi (e defendo) que Vitória e Braga devem entender-se em proveito próprio e em proveito do nosso futebol. O Vitória já o tentou e o Braga nunca quis.
    Por isso o Vitória não tem que ser um "parente pobre" numa relação de forças em que a História lhe é claramente favorável.
    Quanto ao resto não comento porque cada um é como é, gosta de quem gosta e gosta do que gosta.
    Caro Francisco Guimarães:
    A ingenuidade paga-se cara e no futebol duas vezes. O que eu defendo é que enquanto o Braga continuar a recusar uma relação civilizada o Vitória deve responder à altura.
    Dentro da lei e dos regulamentos desportivos.
    Caro Anónimo:
    Não faço juizos de valor sobre preferências alheis e, ainda por cima, de pessoas que não sei quem são.
    Caro Anónimo:
    Neste blogue a opinião é livre.
    Caro António P:
    O futebol serve para tantas coisas...
    Caro Silvério Faria:
    Já agora podia dar algumas sugestões sobre como resolver esses problemas.

    luis cirilo disse...

    Cara Lurdes C:
    Gosto sempre de um bom debate e de conhecer outras opiniões. desde que expressas com educação e sem ofender ninguém não há problema.
    Caro Rogério Abreu:
    Não são nada más ideias não senhor.
    Caro JVC:
    Somos dois.
    De resto a NBA está 20 anos adiantada em relação a qualquer outra competição. E é um exemplo para todas incluindo o futebol.
    Caro Anónimo:
    Se lhe dá gozo ...vá.
    Afinal mais dia menos dia a eutanásia é legal.
    Caro Anónimo:
    Não vou.
    Nem irei enquanto o SCB tiver o presidente que tem.
    Fui lá uma unica vez e para ver a selecção.

    Anónimo disse...

    O senhor Cirilo esquece-se que há casamentos entre pessoas de braga e guimarães e que os filhos muito normalmente são adeptos e sócios dos dois clubes. Sei de alguns casos, que até alguns desses filhos são atletas de ambos os clubes em modalidades diferentes. Quando o Pimenta Machado era presidente do vitória nunca vi a virgem ofendida a manifestar o seu repúdio pelas atitudes de então do Pimenta Machado contra o SCBraga. Claro que o Salvador é trolha e não um pseudo doutor como o Pimenta Machado, pelo que não esperem delicadezas da parte dele. O Salvador também não se esquece de alguns panos ofensivos que foram colocados anteriormente no DAH sem que a direção os mandasse retirar. Sendo assim, enquanto houver Salvador e será por muitos anos, pode acreditar, ainda vão passar muitos V.Magalhães, E.macedo, Júlio Mendes, etc, etc.

    Anónimo disse...

    É por estas respostas que o Sr. Cirilo dá, que o Sr. é cá dos meus. Deus no céu, Barack na Terra, Cirilo no Minho. Quando o Sr. era Governador aqui em Braga, eu andava na nuvens. Devemos ser almas gémeas porque concordamos em questões de fundo, mas divergimos na estética e no embrulho das coisas. Enfim, pormenores sem importâmcia. Você é exclusivamente vitoriano e eu Braco-vitoriano! O Sr. com o pouco que disse compreende-me melhor do que ninguém. Obrigado Amigo. Eu divido o meu coração pelos dois clubes, Vitória e Braga, com a melhor das intenções, respeito e muita consideração. Cá para nós, o Salvador é um calhau com dois olhos. E o Júlio uma florzinha de cheiro. Um imita o Pinto da Costa com o pior registo de que há memória e o outro, se vestisse batina, passava por capelão! Não morro por nenhum dos clubes, muito menos pelos presidentes, mas defendo-os até à exaustão, pelo menos até as pilhas acabarem. E elas duram, duram. Pois bem, Domingo, lá estarei no AXA a puxar pelo meu Vitória contra o meu Braga. Embora gostasse que o Vitória ganhasse, como sempre desejo aqui em Braga, que vocês desse lado simpaticamente chamam de Marrocos De Cima, acho que vai dar empate. Não concorda com o prognóstico, Sr. Cirilo?

    Anónimo disse...

    Disse Domingo, mas está mal. Peço desculpa. Queria dizer sexta-feira, que é amanhã. Lá estarei na falange visitante. Sugiro desde aí uma invasão porque os bracarenses, como este frio, metem-se em casa... venham ao AXA, sem medos car***alho! Ninguém vos come, oupa!

    luis cirilo disse...

    Caro Anónimo:
    Estamos a misturar as coisas.
    No tempo de Pimenta Machado o Braga não era nada à beira do Vitória. Depois soube crescer enquanto o Vitória andou a perder tempo. Mas no actual mau relacionamento entre clubes a culpa é do presidente do Sporting CB. Claques são claques e orgãos sociais são orgãos sociais.
    Caro Anónimo:
    Com o prognóstico concordo. Aliás em termos de totobola jogaria num X2.
    Quanto á invasão duvido. não por medo mas porque o preço dos bilhetes é uma exorbitância

    Anónimo disse...

    Concordo, Sr. Cirilo. Estou indeciso entre pôr 500 euros no X2. A odd está muito boa a 2.30 e até acho que um pouco inflacionada. Era capaz de ir com 1000 euros para o handicap 1.5+ com uma odd de 1.45! Mesmo que o Vitória perca por um golo, ganho 450 euros. Não era mau. Veremos, mas inclino-me mais para esta última possibilidade. O resto é torcer pelos jogadores e esperar que eles não joguem com as orelhas tapadas.

    luis cirilo disse...

    Caro Anónimo:
    Desses jogos não percebo. nem quero

    Anónimo disse...

    Vraga é uma cidade fantástica. Muito pobo e muita coltura.

    Sempre que jogam vão aos blogues e sitios dos outros discutir.

    São o espelho perfeito daquele lugarejo... sempre à espera dos outros...

    JVC

    Anónimo disse...

    Sr. Cirilo, o meu Vitória perdeu 3-0 com o meu Braga e eu perdi a aposta desta vez. O meu raciocónio estava bom, mas os jogadores votorianos estavam surdos porque eu fartei-me de gritar. Mas pronto, a vida continua. O que vale é que tenho aqui uns terrenos arrendados à Câmara do seu amigo, donde só dum terrenito orientado para a prática desportiva recebo 15.000 euros por mês. Como vê, nem todas as apostas são ganhas, mas há algumas que se trabalha uma vida inteira para chegar a esta altura e andar de costas direitas. Como diz o ditado: Quem for burro, que vá para pedreiro, o que aqui em Braga, até que nem é mau negócio. Vemo-nos em Guimarães quando o Braga for aí. Fico meio triste com esta derrota, mas na vida nada é perfeito. Continue com este magnifico trabalho, Sr. Cirilo.

    Anónimo disse...

    Sr Cirilo

    Parece que esta treta toda deu em nada.....
    Braga manda

    Anónimo disse...

    http://f.cl.ly/items/0Y2L0f3n2l3x110N2c0S/Captura%20de%20ecrã%20-%202014-01-11,%2020.08.16.png

    A ver se aprende alguma coisa...

    Cumprimentos!

    luis cirilo disse...

    Caro JVC:
    Nem comento.
    Caro Anónimo:
    Deve ser consolador ter 100% de certez que não há resultado que desagrade. Eu prefiro ver futebol com outra incerteza. E outro sofrimento ora pois.
    Caro Anónimo:
    Isto não é treta. É a minha opinião