segunda-feira, dezembro 23, 2013

Público

Escrevi recentemente sobre a perturbação que deve causar no mundo do futebol a debandada,cada vez mais evidente,de público dos estádios em vários campeonatos europeus.
De Espanha a Itália , passando por França, e com especial incidência em Portugal.
Onde semana após semana, com raras excepções, se vêem estádios com cada vez menos espectadores.
Do meu ponto de vista tal deve-se a 10 razões fundamentais que alinharei de seguida sem a mínima preocupação de as hierarquizar por ordem de importância.
  1. Qualidade (ou falta dela) do futebol que se pratica. Regra geral abaixo do exígivel para uma competição profissional. Incluindo as inaceitáveis perdas de tempo por tudo e por nada.
  2. Verdade(ou falta dela) desportiva em que ninguém acredita a não ser os directamente beneficiados pelos favores dos poderes ocultos no futebol. A discrepância de tratamento entres os chamados grandes e os outros é chocante.
  3. Excesso de televisão. Quase todos os jogos de campeonato são televisionados e torna-se tentador,especialmente no inverno, optar pelo sofá e ver vários jogos de enfiada.
  4. Preço dos bilhetes. Nalguns casos absurdamente caros para a qualidade do espectáculo e para as condições de conforto de muitos estádios. Um destes dias num jogo do Vitória B fora de casa (campeonato nacional de seniores) vendiam-se bilhetes a 8 euros!
  5. Constantes quezílias entre dirigentes dos principais clubes, sempre pelos mesmos motivos, que tiram credibilidade à "industria" futebol e cansam as pessoas de verem sempre as mesmas ladainhas.
  6. Horário dos jogos. Face ás transmissões televisivas praticam-se horários pouco convidativos e com o inconveniente de estarem sempre em alteração. É impossível planear a alguns dias de distância um fim de semana.
  7. Falta de condições de alguns estádios. Exceptuando os do euro 2004( e mais um ou outro como o Restelo) a maioria dos estádios são velhos, desconfortáveis e pouco convidativos a assistir a um jogo com condições mínimas.
  8. O futebol tem hoje má imagem. Pela falta de verdade desportiva, pelas negociatas quem torno dele se fazem, pela falta de Honra que lhe está associada, por ter dirigentes a nível internacional como Blatter ou Platini que só o descredibilizam.
  9. A violância nos estádios e acessos, especialmente nestes, continua a fazer parte do menu dos principais jogos da Liga. E isso afasta as familias do futebol.
  10. A televisão mete-nos pela casa dentro, várias vezes por semana, jogadores como Ronaldo, Messi, Ibrahimovic, Aguero, Bale e tantos outros de classe mundial. Quando se chega ao estádio os "nossos" não jogam como os da televisão. E isso desmotiva.
Estas são, do meu ponto de vista, dez das principais razões pelas quais os nossos estádios parecem cada vez ...maiores.
Algumas podem ser combatidas de forma relativamente rápida.
Outras demoram mais tempo e exigem reformas sérias nos estádios, nas competições, na LPFP.
E nas mentalidades.
Porventura a reforma mais difícil.
Depois Falamos

4 comentários:

José Sousa (sócio 5356) disse...

Concordo com tudo que diz. Mas faltou mencionar, a falta de aposta nos jogadores portugueses,e no nosso caso de jogadores feitos no Vitória e naturais de Guimarães, pois conheço muitos.....Ainda pago as minhas cotas mas confesso que não tenho ido ao estádio por ver fracos jogadores estrangeiros em detrimento dos vimaranenses

luis cirilo disse...

Caro José Sousa:
Acho que pode voltaqr tranquilamente ao estádio. Cada vez há mais jogadores na equipa A feitos no Vitória.

Anónimo disse...

Ve-se mesmo que o socio josé sousa nao sabe do que fala. O vitoria tem jogado entre 6 e oito jogadores portugueses, sendo que quase sempre 4 ou 5 sao formados no Vitoria.
pena é que o povo nao saiba do que fala

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
De facto o Vitória tem apostado em jogadores portugueses de forma crescente