quarta-feira, dezembro 18, 2013

Números

Com 13 jornadas decorridas ensaia-se aqui uma análise à carreira do Vitória no campeonato assente apenas em números.
Que não traduzem exibições, arbitragens, sorte ou azar e outros fenémnos imensamente subjectivos.
Números são números.
Frios e objectivos
E que nos dizem então os números?
Que em 13 jogos ganhamos seis, empatamos dois e perdemos cinco.
É positivo.
Marcamos treze golos e sofremos dez o que nos torna a terceira melhor defesa da prova.
Se os golos marcados não são nada de especial a eficácia defensiva é notável atendendo á juventude dos defesas e ao resultado anormal com o Setúbal (nesse jogo sofremos 40% dos golos encaixados) que a não ter acontecido nos permitiria ter uma das melhores defesas de todos os campeonatos europeus.
Fizemos 20 pontos em 39 possíveis o que também tem de se considerar como positivo embora nada de "outro mundo".
Desses 20 pontos fizemos sete em casa (fraco) e 13 fora (muito bom) o que parece indicar que a equipa se sente melhor a jogar em campo alheio.
Com efeito em casa vencemos Olhanense e Maritimo (normal), empatamos com Belenenses( mau) e perdemos com Setúbal(muito mau), Benfica e Sporting .
Fora vencemos Rio Ave, Paços de Ferreira, Estoril e Arouca (excelente), empatamos com Nacional (bom) e perdemos com Porto  e Gil Vicente(mau) o que traduz um excelente percurso longe do nosso estádio.
Em bom rigor a derrota caseira com o Setúbal e forasteira com o Gil Vicente foram os resultados menos conseguidos e que nos impedem de estarmos neste momento isolados no quarto lugar da classificação.
Friamente creio que a manter-se a notável eficácia defensiva e melhorando a capacidade concretizadora o Vitória pode assumir sem receio a candidatura ao quarto lugar.
Para isso será excelente concluir a primeira volta com mais duas vitórias.
Bem agradáveis por sinal.
Depois Falamos

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que se está esquecer do 1 antes do 4º, mas pronto. É sempre bom ler os seus textos vitorianos. Demasiado ambiciosos. De fato, isso tudo que o Caro Luís escreveu é muito bonito, arreguila os olhos, mas não enche barriga à séria. A equipa, apesar de estar em sétimo, está uns likes acima do expectável: 1º - Talvez pela boa defesa que tem; 2º - Talvez pela visão de jogo do Rui Vitória e das escolhas para cada jogo; 3º - Talvez porque a equipa sente-se mais cómoda a jogar fora de casa, deveras preocupante!!!; 4º - Talvez porque o patrocício na Nike galvanize os nossos jogadores a tal ponto que se excedam a si próprios; enfim... Como já disse, se o quarto lugar fosse conseguido nas actuais circunstâncias, caía o Carmo e Trindade. Os números deixavam de ser números e passavam a sopa de letras. De certeza que o mundo virava ao contrário. Vamos falando

Anónimo disse...

Pois, é tudo muito bonito, mas como diz o Paulo Bento, "se a minha avó tivesse rodados era um tractor". Já vi equipas a fazer boas primeiras voltas e depois a descer de divisão na segunda volta. Lembra-se ou precisa de um desenho? Aliás é deprimente ver esta equipa a jogar. Um bom vitoriano não se revê nesta equipa de jogadores fracos. Passe bem! Hélder Marinho.

Anónimo disse...

Pois eu estou convencido que o vitoria para ficar nos lugares Europeus tem muito tempo ha por ai muita inveja por isso vamos indo devagar .

Anónimo disse...

Caro Cirilo, feche para obras o seu mural do facebook porque as coisas eu que lá leio são de bradar aos céus. Você não filtra o que os gajos escrevem e aquilo ate parecem receitas para conquistar a Liga dos Campeões! Que sorte a nossa, termos tantos treinadores marretas! Amigo Cirilo, de coneiros anda o mundo cheio! E pelos vistos parece que o meu Bom amigo anda rodeado deles! Quando precisar de mecos para jogar à malha, já sei onde vou bater à porta. Seja quem for escolhido, não se preocupe que eu tenho um bom seguro... Estou siderado!

Anónimo disse...

Sr. Cirilo, o Tomané é o único jogador prometedor da formação do Vitória? Gostava de saber o que o Sr. pensa porque já provou diversas vezes ter um faro invulgar.
Saudações vitorianas

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ambicionar o quarto lugar não é ser demasiado ambicioso.
É uma ambição à medida da nossa dimensão.
Mas para ser franco para o Vitória ambiciono mais do que isso.
Caro Helder Marinho:
É a sua opinião que não partilho.
Caro Anónimo:
Eu também.
Caro Anónimo:
EU respeito todas as opiniões desde que expressas com correcção.
Caro Anónimo:
Como adepto de bancada acho que há vários jogadores na equipa B e nos juniores com capacidade para alimentarem a equipa A.
Na B citaria João Pedro, Bruno Alves,Pedro Lemos,Gonçalo, Diogo Lamelas,André Matos, Miguel Oliveira,Bernard,Alex,Areias,Hernâni e Tiago Almeida.
Nos juniores Helinho, Junior e Claudio serão os mais prometedores.
Com isto não quero dizer que não existam outros com valor nem que estes que cito venham todos a atingir a equipa A.

Anónimo disse...

Muito obrigado pela prestimosa atenção, Sr. Cirilo. Vou estar mais atento a estes novos valores para ver se pesco alguma coisa disto.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Vai ver que gostará de os ver actuar