sábado, dezembro 14, 2013

Cartaz Histórico

Tenho um enorme apreço por este velho e histórico cartaz do PPD.
Desde logo porque foi o primeiro que ajudei a colar, pelas paredes de Guimarães, enquanto jovem e recém militante da JSD.
Anuncia o primeiro comício do PPD em Guimarães, em 27 de Janeiro de 1975, realizado no Teatro Jordão e com a presença história de Francisco Sá Carneiro naquele que seria a sua ultima aparição pública antes de um grave problema de saúde o ter levado a ser operado em Londres e suspendido funções no partido durante largos meses.
Foram oradores, para além dos referenciados no cartaz, tanto quanto me lembro os militantes vimaranenses Fernando Roriz pelo partido e Jorge Gonçalves pela JSD num tempo em que os comícios tinham muito mais oradores do que na actualidade.
E recordo como se fosse hoje a "romagem" que nós jovens militantes da JSD fizemos ao restaurante Jordão, situado no piso inferior do teatro, para ver e cumprimentar Sá Carneiro que lá jantava acompanhado por dirigentes do partido.
Filiei-me na JSD seis dias antes deste comício.
E tive o grato prazer de me ter estreado como militante ajudando na organização do mesmo com toda a complexidade ,nomeadamente em termos de segurança, que naquele tempo um evento destes implicava.
Gratas memórias do PPD.
Que será sempre o "meu" partido.
Depois Falamos

P.S. Manda a justiça que se diga que este cartaz, devidamente encaixilhado, se encontra na sede do PSD de Guimarães graças ao trabalho ( e ao gosto pelo coleccionismo deste tipo de artigos) do meu "velho" amigo Albino Teibão que num tempo em que esteve na CPS se encarregou de preservar e expor muitas reliquias como esta.
Algumas,creio, provenientes da sua colecção pessoal.

Sem comentários: