sábado, dezembro 21, 2013

Ganhar!

Um Vitória-Académica é um jogo com pergaminhos.
Não é um clássico nem tão pouco um jogo entre rivais porque a Académica não é nossa rival.
Aliás é curiosa uma tendência que anda por ai de nos arranjarem rivais em todo o lado e ás vezes clubes que, com todo o respeito, não tem dimensão nem palmarés para rivalizarem connosco.
É por isso um jogo entre dois clubes tradicionais do nosso futebol, com a agradável curiosidade de se tratarem dos dois últimos vencedores da Taça de Portugal, que ao longo dos anos tem travado duelos interessantes e com alguma história.
Quis o destino e quiseram os homens que há mais de vinte anos os dois clubes se tenham visto envolvidos no célebre caso N'Dinga que contribuiu para esfriar as relações entre as duas entidades e criar alguma inimizade entre as massas associativas.
Hoje isso está ultrapassado.
E um Vitória-Académica ou vice versa é sempre um jogo com interesse de duas equipas que representam duas cidades e dois concelhos com História e que permitem que nas visitas a Coimbra os vitorianos façam sempre uma das deslocações mais massivas de cada época até porque a ida a Coimbra é (quase) sempre via...Mealhada.
Hoje, no D. Afonso Henriques, encontram-se uma vez mais.
O Vitória na luta pelo quarto lugar e a Académica a fazer um campeonato tranquilo, sem aspirações europeias nem receios de descida, pelo que estarão reunidas as condições para um bom jogo de futebol.
Especialmente se o "apitador" nomeado não estragar as coisas.
Claro que o Vitória é favorito, claro que ganhar é o único resultado que nos interessa.
Até porque em casa, frente aos seus adeptos, o clube tem feito um percurso menos positivo do que nos jogos fora onde tem estado francamente bem.
Por isso, e perante uma moldura de público que se deseja compatível com a grandeza do Vitória, espera-se que a despedida do ano de 2013 se faça com um triunfo.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Fosga-se, Senhor Cirilo, você parece bruxo, homem! Consegue ver de antemão que o Vitória conseguia ganhar à académica. E pelo que tenho lido, poucas vezes se engana. Tenho de começar a apostar no totobola ou online seguindo os seus conselhos. Mesmo que perca, ao menos perderei com estilo e não estarei só na mágoa.

Outra coisa senhor Cirilo, onde estão agora os tais contestatários do Rui Vitória? Ainda querem despedi-lo ou quem esperar até ver no que dá? É triste...

Parabéns pela sua grande fezada.
INRI

luis cirilo disse...

Caro Inri:
No dia em que num Vitória-Académica não considerarmos o Vitória como favorito muito mal andarão as coisas.
De resto tenho muita fé no Vitória.