quinta-feira, dezembro 05, 2013

Rio


" Saber estar e romper a tempo,correr riscos da adesão e da renúncia, por a sinceridade das posições acima dos interesses pessoais. Isto é a politica que vale a pena."...

Francisco Sá Carneiro

Com as eleições directas marcadas para 25 de janeiro de 2014 pode considerar-se que está oficialmente aberta a questão da liderança do PSD.
Formalmente pelo menos.
Porque com o partido no poder, e o seu líder sendo primeiro ministro, é evidente que as eleição são um pró forma em que Pedro Passos Coelho vai concorrer sozinho e ter uma votação significativa (em termos de votos expressos pelo menos...)como sempre tem acontecido em circunstâncias idênticas.
O que não obsta a que, caso o desejem, possam aparece outros candidatos a sufrágio.
Embora seja minha convicção que não aparecerá ninguém a verdade é que nos ultimos dias, até à boleia de uma qualquer "Plataforma", se tem falado muito de uma candidatura de Rui Rio.
Nessa matéria sou o mais claro possível.
Rui Rio tem qualidades pessoais e politicas que fazem dele um potencial líder do PSD e primeiro ministro de Portugal.
Mas mais claramente ainda digo que se quiser ser é bom que o diga.
De peito aberto, demonstrando vontade,empenhamento e projecto para o partido e para o país e arrostando com as consequências boas e más de uma candidatura neste momento.
Se ganha ou perde depois os militantes decidiriam caso fosse candidato.
Mas não será.
Pelo menos nestas eleições.
E por isso acho que estas movimentações em torno dele, calculistas e com algum maquiavelismo, a preparar umas ascenção á liderança no dia em que as coisas corram mal a Passos Coelho não podem merecer o aplauso dos militantes do partido.
Porque enfraquecem o PSD, fortalecem os adversários, e não são uteis a ninguém.
Muito menos a Rui Rio que permitindo que o seu nome seja associado a estas jogadas de bastidores apenas enfraquece a sua imagem junto dos militantes do PSD.
E por isso se Rio tem a ambição,legítima, de um dia liderar o partido é bom que se demarque destes "mensageiros" (nalguns casos sempre os mesmos) que andam a levar "mensagens" que quero crer não lhes foram encomendadas.
Depois Falamos

P.S. Claro que Rui Rio, experiente como é, sabe bem que esta adulação que o rodeia também já rodeou Durão Barroso e Passos Coelho (até Mário Soares o elogiava) antes de serem líderes do PSD.
Antes!

Sem comentários: