sexta-feira, outubro 25, 2013

Regresso ao PPD

Sou um saudosista confesso.
E embora não viva obcecado pelo passado olho sempre para o que ele me recorda de bom mais que não seja como fonte de motivação para o presente e para o futuro.
O PPD é das boas recordações do passado.
Do tempo "glorioso" em que me filiei na JSD (Janeiro de 1975) e em que se vestia a "camisola" do partido com um fervor e uma dedicação que o tempo foi fazendo escassear e depois desaparecer nas gerações que vieram a seguir.
De um partido interclassista, de centro esquerda, liderado por uma figura inigualável como foi Francisco Sá Carneiro e que se tornou numa boa escola de vida para muitos dos que por lá passaram.
De um partido em que as bases contavam, as concelhias tinham poder de decisão, as distritais eram respeitadas por quem dirigia e os conselhos nacionais duravam um fim de semana de discussão politica de alto nível e que enriquecia o partido.
Já para não falar dos congressos que foram sempre, mas muito especialmente nesses tempos, grandes espaços de debate politico e estratégico com peso determinante nas opções que o partido a seguir tomava.
Tenho saudades de cartazes como este (colei muitos) que eram a marca distintiva do nosso partido.
Com o seu  símbolo e as cores distintivas da social democracia, com o laranja vivo que marcava a diferença, com a sua denominação original(PPD) que para muitos ficou no ouvido para sempre.
O saudosista que sou sabe que esse tempo é irrepetível e que esse PPD não volta.
Mais que não seja porque muitos dos que o fundaram e lhe deram vida já não estão entre nós ou da politica se foram afastando até por questões de idade.
Mas acho legitimo desejar um PSD diferente.
Em que as bases não sejam números, em que as concelhias não sejam receptáculos das decisões "superiores", em que as distritais não estejam acorrentadas (e amordaçadas) ás carreiras politicas de alguns dos seus dirigentes,em que os conselhos nacionais não sejam um aborrecido pró forma de algumas noites de 4ªa feira, em que os congressos não sejam apenas a entronização de líderes(e dos seus círculos de poder) e a aprovação de moções cujo cumprimento ninguém fiscaliza.
Creio não estar a pedir muito.
Porque a continuarmos exactamente assim qualquer dia o problema resolve-se por si só.
Como se resolveu o do PRD , da ASDI ou da UEDS apenas para citar partidos que tiveram representação parlamentar.
Exagero?
Talvez.
Mas é melhor não se tirar a "prova dos nove".
Porque pode ser um "noves fora...nada" !
Depois Falamos

2 comentários:

il disse...

Nem digo nada.
Onde é que posso assinar?

luis cirilo disse...

Cara il:
Onde quiser.
Hja sitio e oportunidade para regressar ao "nosso" partido