quinta-feira, outubro 10, 2013

O Negócio

Publiquei este artigo no site da Associação Vitória Sempre

Um dos principais factores para o sucesso de um negócio, qualquer negócio, é a credibilidade de que o mesmo se revista para todos os que nele se envolvem.
De há umas décadas a esta parte o futebol deixou de ser apenas um desporto e passou a ser, também ele, um negócio que no mundo inteiro movimenta somas colossais em todas as suas componentes.
Salários, prémios, transferências, apostas, publicidade, televisão, merchandising e por aí fora.
Daí o ter-se passado a chamar, a partir de certa altura, ao futebol a “indústria do futebol” face a todo esse negócio que em torno dele gira e que sendo factor do seu sucesso é também uma das ameaças à sua subsistência enquanto espectáculo minimamente desportivo.
Em Portugal, porque é isso que nos interessa, o futebol tem cada vez menos credibilidade face a todo o negócio que em volta dele se desenrola e que o condiciona de forma absolutamente anti desportiva para não lhe chamar bem pior.
Desde logo porque existe uma ditadura dos chamados “grandes”.
Ditadura televisiva, ditadura nos jornais e rádios, ditadura na publicidade que por força dos dois factores anteriores é maioritariamente encaminhada para três clubes com brutais prejuízos de todos os outros.
Depois essa ditadura alastra a outros factores já desportivos.
Das arbitragens á disciplina.
Em que para casos de gravidade semelhante se assiste a penas bem diferentes consoante a cor das camisolas.
Máxima tolerância para vermelho, azul e verde (por esta ordem) e máximo rigor para todos os outros em especial se um dos outros for o Vitória Sport Clube que em matérias de disciplina leva sempre pela medida máxima e até penas a “estrear” como vimos na época passada.
E isto distorce a verdade dos campeonatos.
Porque quando vemos um jogador como Addy ser expulso contra o Benfica por uma falta que não fez e que se sucedeu a um amarelo forçado e do outro lado está um dos maiores (senão o maior mesmo) “caceteiros” do campeonato chamado Maxi Pereira que só ao fim de 162 jogos da Liga (!!!) foi expulso pela primeira vez todos percebemos que há dois pesos e duas medidas.
Ou quando assistimos ao rigor com que fomos punidos pelos incidentes no jogo da equipa B com aquela agremiação de Trás Morreira, incidentes da total responsabilidade da meia dúzia de adeptos desse clube, e à tolerância que existe para mil e uma tropelias de claques do Benfica e Porto entendemos que uns são “filhos” e outros “enteados”.
O que se reflecte depois noutros factores como por exemplo a severidade com que os nossos adeptos são tratados enquanto aos outros (do trio entenda-se) tudo é permitido dos petardos às tochas, dos apedrejamentos ao obrigarem adeptos adversários a terem de se refugiar atras de uma baliza.
O futebol português perde credibilidade todos os dias.
Porque todos os dias os adeptos se apercebem que as regras não são iguais para todos, que o tratamento jornalístico tem “cor”, que as instâncias que comandam têm “preferências”.
Eu sou daqueles que lamenta que as assistências no nosso estádio já não sejam o que eram.
Há factores vários, da crise económica à emigração jovem, que o explicam.
Mas mesmo assim é um verdadeiro milagre de vitorianismo que ainda vá tanta gente ver um espectáculo que está “viciado” pelo “sistema” e desacreditado pelas diferenças entre clubes que deviam merecer um tratamento de absoluta igualdade mas não o tem.
Mas, lá está, o vitorianismo é um fenómeno sem paralelo no nosso desporto.
E isso dá-nos a força necessária para continuarmos a combater por um futebol mais verdadeiro, mais igual, mais credível.
Porque ao contrário de outros, cuja luta é apenas para não serem menos beneficiados do que o rival, nós apenas queremos não ser prejudicados.
Não me parece que seja pedir muito!

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns.

Excelente artigo, que devia ser lido pelos figurões que estão a "matar" o futebol português.

Nunca as mãos lhe doam Caro Sr. Cirilo.

Cps
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro S.Guimarães:
Obrigado pelas suas palavras.
Pode ter a certeza que nunca doerão.
Pelo menos enquanto me lembrar de uma certa tarde de Junho de 1976, no estádio das Antas, em que vi uma taça de Portugal ser-nos vergonhosamente roubada.

o grande disse...

...está como o país...
A injustiça, impunidade e não haver o mesmo peso e a mesma medida para todos os cidadãos desacreditam os governantes, e a politica em geral, aosolhos dos portugueses...

luis cirilo disse...

Caro o grande:
Não posso estar mais de acordo