terça-feira, outubro 01, 2013

Autárquicas(4) - Guimarães

André Coelho Lima disse-me, por mais que uma vez e ainda as eleições vinham longe,que para ele ganhar era ter mais um voto que o PS porque não acreditava em vitórias morais.
É uma atitude séria e que contrasta com a daqueles que ganham sempre mesmo quando são arrasados nas urnas.
A coligação "Juntos por Guimarães" não ganhou as eleições.
Perdeu-as!
Mas fez um resultado muitíssimo animador e que indica claramente um caminho para o futuro.
Ganhou um vereador ao PS que tem agora,embora mantenha a maioria absoluta, apenas mais um eleito que o conjunto da oposição.
Contribuiu decisivamente, creio que pela primeira vez desde 1989,para que na assembleia municipal a oposição tenha mais eleitos que o PS e logo quando os socialistas candidataram como cabeça de lista o presidente cessante António Magalhães.
É certo que com a inerência dos presidentes de junta o PS recupera a maioria mas tem um significado claro tê-la perdido entre os eleitos.
No conjunto das freguesias, e sem ser exaustivo na análise, a coligação ganhou as da cidade e obteve vitórias importantes em várias áreas do concelho como Silvares, Mesão Frio, S.João de Ponte(creio que pela primeira vez),S.Torcato,Atães e Rendufe entre outras.
É certo que também perdeu freguesias importantes e emblemáticas como Ronfe ou Nespereira mas isso faz parte do deve/haver das eleições.
Há, contudo, uma vitória da coligação que é absolutamente emblemática pelo que representa no presente e pelo que pode significar para o futuro.
S.Jorge de Selho(Pevidém).
Uma freguesia que sempre foi dominada pela CDU, e a espaços pelo PS, e onde a coligação obteve uma magnifica vitória relegando o PS para uma votação residual.
É a prova de que com os candidatos certos e o discurso adequado não há freguesias do concelho que não possam ser ganhas por mais que tradicionalmente votem á esquerda.
Até porque em S.Jorge de Selho a coligação ganhou as três eleições.
Câmara, Assembleia,Junta de Freguesia.
A grande lacuna eleitoral do PSD sempre foi, ao longo dos anos, o sul do concelho face a um eleitorado tradicionalmente de esquerda.
S.Jorge de Selho, Gondar, Lordelo, Moreira de Cónegos, Guardizela, Serzedelo.
Há quatro anos,nesta ultima, já se provara que não era forçoso que fosse sempre assim e voltou a não ser agora.
Mas S.Jorge de Selho é de facto um enorme factor de esperança para o futuro.
André Coelho Lima terá de fazer em Guimarães aquilo que Ricardo Rio fez com sucesso em Braga.
Insistir.
Não desanimar.
E acredito que  a seu tempo os vimaranenses lhe darão a vitória.
Provavelmente ais depressa do que os bracarenses a deram a Ricardo Rio.
Depois Falamos


8 comentários:

Filipa disse...

Tenho a certeza que esta primeira candidatura do André à câmara vai funcionar como uma semente.
Certo que temos um concelho socialista mas sejamos verdadeiros: os eleitores socialistas votam de olhos fechados no PS independentemente do candidato! Podia ser António Magalhães, Domingos Bragança ou um penedo com olhos. É triste mas é assim.
O trabalho da coligação tem de continuar pois está no bom caminho.
O povo tem de se habituar à cara, ao discurso, à coerência para dar a confiança de trocar o seu voto.
A cada derrota o PSD tem vindo a trocar o candidato e as pessoas acabam por não se identificar. Isso acabou. O André assim o disse: "eu não desisto de Guimarães". Pois nós não desistimos do André.
Quem se deu ao trabalho de comparar as propostas e a visão, não ficou com dúvidas. Temos é de chegar a mais pessoas, levar mais e melhor informação, trabalhar durante os próximos 4 anos sem descansar porque a cidade merece este empenho, merece uma oportunidade de ter alguém com as capacidades do André, merece mudar.
Fica aqui o desabafo da desilusão e enorme surpresa em relação a Ronfe, e o regozijo de Serzedelo e Pevidém.
Serzedelo manteve e reforçou a junta com um independente que nestas eleições teve o apoio da coligação Juntos por Guimarães mas de realçar é o facto dessa freguesia, pela primeira vez, ter dado vitória à direita para a câmara.
Pevidém foi ainda mais surpreendente ao passar da CDU para a coligação, com votação expressiva no André para a câmara! Permitam-me recordar que não deixa de ser uma chapada de luva branca a Amadeu Portilha que disse que Pevidém não iria esquecer, referindo-se pejorativamente à Coelima e à bagagem que o nome Coelho Lima transporta. Arrogância proporcional à ignorância. Pelos vistos Pevidém não esqueceu.

Amadeu Portilha disse...

Cara Filipa, diga-me por favor onde e quando disse que Pevidem não ia esquecer.

Anónimo disse...

A mim só me deixa penas as várias multinacionais que iam assentar arraiais no nosso concelho e assim vão para outro lado.
LOL.
A vitória do PS peca por escassa face às propostas populistas, irrealistas e infantis da coligação.
Com uma campanha tão fraquinha como esta da coligação, não dar uma abada ainda maior é quase uma derrota para o PS !

José Paulo Cardoso disse...

Pois...é por causa de imbecis, como este anónimo, que o concelho (e não a cidade) de Guimarães está. Na união de freguesias Serzedo/Calvos ganhou o ps (quem havia de ser!?) com maioria. No fim das eleições já havia discussão entre eles por causa da distribuição dos "tachos" (a verdadeira essência do socialismo). Espero que o André não desista e que continue esta luta com a mesma perseverança demonstrada nestes últimos anos, para erradicarmos de vez,o ar bafiento que se respira em Santa Clara.

Anónimo disse...

Talvez esta "boca" seja uma asneira, mas um dia destes, Amadeu Portilha será o futuro presidente de todos os vimaranenses.
Acredite quem quiser.
E depois, serão mais 25 anos de PS na Câmara...

Parrameko

Anónimo disse...

E triste ainda haver gente que ri da própria ignorância. O PS perdeu eleitores, o PSD ganhou eleitores. Vamos ficar à espera que o PS do Dr Bragança, juntamente com a sua equipa, consiga dinamizar o emprego ou a captação de investimento como tem feito até agora. Não me levem a mal se eu puxar de uma cadeira e me sentar porque esperar de pé por um rasgo de bom senso e de visão de futuro por parte do PS de Guimarães (salvo raríssimas excepções) é capaz de ser cansativo.

Filipa disse...

Disse-o aquando da notícia que André Coelho Lima se iria candidatar à CMG, se não me engano numa visita qualquer a Pevidém. Perdoe-me se, não sendo propriamente uma fã, não faço um inventário do que diz. Compreendo, no entanto, que questione.
A verdade é que muito se comentou esta afirmação entre os pevidenses.

luis cirilo disse...

Cara Filipa:
Creio que o André deverá encontrar nestes resultados o alento para continuar um caminho que tem todas as condições para o levar a um grande triunfo em 2017.
A diferença eram 20.000 votos. Agora são 10.000. Com quatro anos de trabalho acredito que em 2017 os vimaranenses dar-lhe-ão a sua opportunidade.
Pevidém foi,com todo o respeito pelas outras, a vitória mais saborosa. Porque deu cabo do mito de que o PSD não conseguia entrar no eleitorado de esquerda.
Consegue!
Caro Anónimo:
Deixe lá. para abada já basta a da sua idiotice.
Caro José Paulo:
estou certo que "Juntos por Guimarães" sob a liderança do André venceremos em 2017.
Caro Anónimo:
Importa agora é que cada um faça o trabalho para que foi mandatado. E que o PSD/CDS continuem o seu caminho de construção de uma alternativa