sábado, outubro 12, 2013

Favores...

Não tenho qualquer simpatia por Paulo Bento enquanto seleccionador nacional.
Isto nada tem de pessoal (nem o conheço) mas apenas da avaliação que faço à forma como se chega a seleccionador nacional ,após quatro escassos anos a treinar futebolistas profissionais, e que obviamente tem muito mais a ver com favores do que com méritos demonstrados.
E a critica nem é a Paulo Bento que aceitou um convite irrecusável para quem tinha saído do Sporting e estava no desemprego.
A verdade é que o seu trabalho como seleccionador não me convence minimamente e isto não tem a ver exclusivamente com o jogo de ontem embora tenha sido mais um exemplo da falta de qualidade da maioria das exibições da  selecção.
Tem a ver com a forma como se posiciona perante os jogadores e com os critérios mais que discutíveis das convocatórias que faz.
Depois dos atritos com Ricardo Carvalho e Bosingwa e dos abandonos prematuros da selecção de jogadores como Tiago (que tão bem tem jogado no Atlético de Madrid)ou Simão em que a falta de maturidade do seleccionador foi por demais evidente esperar-se-ia ao menos bom senso e critério nas convocatórias.
Mas tem sido o contrário disso.
Para além dos jogadores agenciados pela Gestifute/Jorge Mendes que estão sempre na pole position para serem chamados ainda se assiste a autênticas aberrações de que uma recente chamada de André Gomes (jogador que habitualmente alinha pelo Benfica B) foi só o caso mais flagrante.
Agora,para estes dois jogos finais do apuramento com Israel e Luxemburgo, o impreparado seleccionador voltou a fazer das suas.
Primeiro deixando de fora da convocatória um dos melhores jogadores deste inicio de época (Adrien do Sporting) para insistir em jogadores "presos por arames" como Raúl Meireles e Éder dando provas de uma teimosia que nada justifica.
E nem a lesão de Meireles o levou a chamar Adrien.
Preferiu insistir em Custódio que tem feito um inicio de época absolutamente irregular.
Mas os "amarelos" (inteligentes) de Ronaldo e Pepe deram origem a mais um momento que só é hilariante porque o acesso ao play off está garantido.
Primeiro chamando Bruma, que ainda não provou absolutamente nada em termos de futebol sénior para merecer a selecção A, para o lugar de Ronaldo.
E depois chamando Rolando, assíduo frequentador do banco no Inter de Milão (fez apenas dois jogos), para o lugar de Pepe.
Preterindo, e é aqui que isto "dói" mais, a opção óbvia que seria Paulo Oliveira!
Que tem feito uma trajectória ascendente notável e que é hoje esteio da defesa do Vitória com excelentes provas dadas em palcos bem mais difíceis do que aquele que se deparará à defesa portuguesa em Coimbra com o Luxemburgo.
Quem fez os jogos irrepreensiveis que Paulo Oliveira fez já esta época contra Porto, Benfica, Lyon não estará á altura de defrontar o Luxemburgo?
A resposta é óbvia.
Menos para Paulo Bento.
Ele lá saberá porquê...
Depois Falamos

3 comentários:

Luís Costa disse...

Quanto a Bruma, nem vou comentar porque mesmo que pouco tenha mostrado penso que faria mais falta nos sub21. Quanto a Rolando, soa a ridículo. Quando temos José Fonte que é titular na defesa menos batida da liga inglesa e Paulo Oliveira que também fica a léguas do Rolando. No entanto, e não pelo momento de forma e pela temporada, e visto que o que vier será sempre suplente eu teria convocado Illori para meter nos minutos finais e salvaguardar um jogador que pode ter futuro e que os ingleses querem nos vir tirar.

Mr.Karvalhovsky disse...

Isso e para não falar do Ruben Micael, que não é jogador de selecção, ou do Hugo Almeida, que é um autêntico fiasco!

luis cirilo disse...

Caro Luis Costa:
Paulo Oliveira seria a solução adequada. José Fonte está a fazer uma bela época e também poderia ser alternativa.
CAro Mr Karvalhovsky:
São jogadores diferentes. Hugo Almeida tem caracteristicas fisicas invulgares num jogador luso e pode ser alternativa em determinados jogos. R.Micael prometeu muito mas tem cumprido...pouco. Mas é um jogador que cabe num lote de 30 a 35 seleccionáveis