sexta-feira, outubro 04, 2013

(A) Normal



Ontem três equipas portuguesas, nenhuma de Lisboa ou Porto, jogaram para a Liga Europa.
Uma delas, não por acaso a única que esta época se mantém invicta nas competições europeias(Champions e Liga Europa), foi a Lyon defrontar uma das mais fortes equipas francesas e conseguiu um excelente empate que lhe abre boas perspectivas de apuramento para a fase seguinte.
Que tratamento foi dado pelos jornais (pseudo) desportivos ?
O "Record" está muito mais preocupado com os estados de alma do Benfica.
Depois...o costume.
Relevo ao Sporting e ao Porto.
O resto, leia-se a jornada europeia, mal se vê.
"A Bola", também ela muito preocupada com o que se passa no seu clube, ainda assim é o único que dá destaque ao empate do Vitória .
Honra lhe seja feita.
"O Jogo" é um caso aparte.
Pseudo jornal do norte e defensor dos clubes nortenhos já de há muito se percebeu que é um jornal do Porto e que se empenha essencialmente na defesa dos interesses do FCP.
Está para o Porto como a Bola/Record estão para o Benfica.
O resto é treta ou palha para encher páginas.
Hoje mais uma prova.
No dia seguinte a duas equipas nortenhas terem disputados jogos europeus a grande noticia do dia é um jogador do Porto que faz anos!
A seguir a crise do Benfica e uma qualquer irrelevância do Sporting.
À jornada europeia...um destaque miserável.
E se em relação aos jornais de Lisboa sei bem que os seus jornalistas do norte tem de se submeter a directivas e critérios vindos da capital onde estão os responsáveis,já no "Jogo" essa justificação não existe.
É um jornal do Porto.
Que serve o Futebol Clube do Porto.
Ponto!
Depois Falamos

15 comentários:

Vistobranco disse...

Por essas e por outras a mim não vendem nenhum pasquim! O jogo aqui à uns anos atrás ainda dava alguma informação sobre o Vitória, depois daquele desentendimento com o clube mandante acabou-se, azar menos gente a comprar essa bosta!

Anónimo disse...

De qualquer forma, esquecendo as capas, é o jogo que dá mais destaque ao clube no interior, sempre com uma página ou mais, ao contrário do record e bola.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo

Deixe-me fazer apenas uma pequena rectificação ao seu texto, já que fala em jornais, o que não é verdade, mas sim pasquins reles, que apenas falam das suas cores preferidas.
Fazem lembrar, sem qualquer desabono para o mesmo, a "Dica da Semana" que como deve saber pertence ao Lidl.

Cps
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro Vistobranco:
Somos dois.EMbora de vez em quando compre um deles por causa do futebol internacional ou se traz algo especial(raro)sobre o nosso clube.
Caro Anónimo:~
Isso é verdade. Mas nem smepre quantidade é qualidade.
Caro S. Guimarães:
E é pena esse facciosismo. Porque todos ganhavam com a diversidade

Anónimo disse...

Mas também é verdade que o Vitória, apesar de ter uma dimensão generosa, não consegue ter um gabinete de comunicação que se coadune com esse estatuto. Não deixar que os jogadores dêm entrevistas, além das curtas declarações pós-jogos, não permitir trabalhos com responsáveis técnicos além da conferência de imprensa habitual de rui vitória, não libertar informação tão simples como o boletim médico, esconder mesmo informação e até mentir, é meio caminho andado para fomentar a banalidade jornalística! É só uma ideia, claro.
Cumprimentos
Joaquim Silva

luis cirilo disse...

Caro Joaquim Silva:
Sobre isso não me pronuncio porque não sei qual a realidade. Mas creio que não há impedimentos a entrevistas e repoortagens com jogadores e técnicos

Anónimo disse...

Claro que há impedimentos, meu caro. Basta ver, e contar, as vezes que jogadores e técnicos aparecem nos jornais fora dos exemplos que mencionei: declarações pós-jogos e conferencias de imprensa.

Joaquim Silva

luis cirilo disse...

Caro Joaquim Silva:
Nessa matéria sei tanto como você.
Acho que devem existir regras mas não constrangimentos

Anónimo disse...

Sejamos sérios! Quando diz que a grande notícia do dia no jornal O Jogo é o Jackson que faz anos não está a dizer a verdade, está a deitar areia para os olhos das pessoas. O que está na capa do jornal é uma citação do jogador de uma entrevista, aproveitando o jornal para dizer que nesse dia ele faz anos, como mero acessório. Os adeptos gostam muito de ver as coisas à sua maneira.
Cumprs. Manuel Rodrigues

luis cirilo disse...

Caro Manuel Rodrigues:
É preciso, sem fazermos amplos constantes à seriedade por tudo e por nada, percebermos algumas ironias.
Porque a noticia/novidade é o jogador fazer anos. A frase que citam é de uma tal banalidade que só em Portugal e nestes jornais consegue se capa.
De resto o essencial do post mantém-se: o desprezo dado ás equipas portuguesas que jogaram para as competições europeias.

Anónimo disse...

A notícia/novidade é o jogador fazer anos? Pode ser para si, é a sua maneira de ver as coisas, seria lastimoso um jornal ter esse pensamento... Quanto à citação escolhida, é algo que tem a ver com o momento que a equipa atravessa, parece-me evidente... E se as citações são mts vezes fracas a razão está na pobreza do discurso dos entrevistados e por vezes nas limitações que os clubes impõem ao trabalho jornalistico!
Já agora, lastimoso é o jornal a bola dar destaque à visita dos próprios diretores do jornal ao Vitória, isso sim, é lastimoso e difícil de qualificar no género jornalistico.
Manuel Rodrigues

Anónimo disse...

Desprezo é nao dar nada. Todos os jornais meteram a Liga Europa nas capas, mas nao fizeram manchetes.
Manuel Rodrigues

luis cirilo disse...

Caro Manuel Rodrigues:
De facto era só que me faltava interpretar o que leio pelos seus critérios e não pelos meus. Quanto à visita dos directores de A Bola ao Vitória acho-a normal. Afinal aparecem de vinte em vinte anos. Mas claro que você deve achar que esse tipo de visitas só aos clubes do "sistema".
Quanto ás manchetes é a mesma coisa: só três clubes tem direito não é? Para esse peditório estou farto de dar e por isso não gasto um cêntimo nesses jornais

Anónimo disse...

Não gasta um cêntimo a comprar jornais, mas lê-os, porque só assim se percebe porque os comenta tantas vezes!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Nunca disse que não os lia.