segunda-feira, outubro 21, 2013

O Capitão!

Não conhecia pessoalmente Leonel Olimpio antes de ter desempenhado funções directivas no Vitória.
Conhecia-o apenas como jogador, no Gil Vicente e no Paços de Ferreira, e quando veio para Guimarães foi um reforço que me pareceu bem contratado mas não mais do que isso.
A sua primeira época foi, como é timbre dele, de grande regularidade disputando trinta jogos oficiais nas várias competições que o clube disputou.
Na época passada fez trinta e três jogos, marcando dois golos, e capitaneando a equipa em variadíssimas ocasiões a mais inesquecivel das quais na final do Jamor.
Entretanto, e nos meses em que tive responsabilidade pelo futebol do Vitória, tive a oportunidade de conhecer o homem que está para além do jogador e o jogador que está para lá dos jogos.
E confesso que aumentei exponencialmente a minha admiração por ele.
Porque no dia a dia conheci um homem educado, correctissimo no trato, com peso no balneário e com quem é fácil trabalhar.
E vi um jogador de um profissionalismo inatacável que treinava sempre nos limites e é um verdadeiro exemplo para os colegas que com ele trabalham.
Um verdadeiro "capitão".
Na linha dos que o antecederam como Alex e Flávio Meireles.
Esta época, com o Vitória em quatro frentes, mais uma vez Leonel Olimpio está na primeira linha do combate.
Sereno, discreto, mas essencial.
Porque Leonel Olimpio é daqueles jogadores que quando estão em campo muitas vezes nem se dá por eles mas quando não estão dá-se pela ausência e de que maneira...
Não ficará para sempre no Vitória.
Mas ficará para sempre na história do Vitória.
Porque, alem do mais, foi o nosso "capitão" no Jamor.
E a forma como entrou em campo à frente da equipa, naquele seu estilo de "peito feito" e a olhar os adversários nos olhos, tem muito a ver com a atitude com que a equipa encarou o jogo.
E o ganhou!
Depois Falamos

P.S. A forma como,com a família,se deslocou a Coimbra para assistir à final da taça de Portugal de voleibol entre o Vitória e o Fonte Bastardo revela algo que considero importante.
Não nasceu cá mas já tem o nosso ADN.
O ADN dos Conquistadores.

2 comentários:

Vistobranco disse...

Completamente de acordo, para além do jogador que é, adoro a sua postura, penso que as lágrimas na final da taça dizem muito do seu profissionalismo!

luis cirilo disse...

Caro Vistobranco:
É também essa a minha opinião