domingo, outubro 13, 2013

Clarificar

Não sei se Mário Soares tem, ou não, problemas de senilidade.
Parece ter mas isso é problema dele e da família.
A verdade é que continua a dar entrevistas, a formular opiniões, a tomar posições politicas com o maior dos á vontades e com uma abertura enorme por parte da comunicação social.
E por aí não vinha mal ao mundo.
Acontece que nos últimos tempos enveredou pelo insulto puro e duro.
Inaceitável na linguagem politica e indigno de quem já foi primeiro ministro e presidente da república entre outros cargos públicos.
Agora resolveu chamar delinquentes aos membros do governo e defender que tem de ser julgados quando abandonarem funções.
E isto é gravíssimo.
E impõe-se uma clarificação que faça jurisprudência.
Ou o senhor face aos cargos que teve é inimputável e pode dizer tudo que lhe apetecer ou então é um cidadão como os outros e o governo tem a obrigação de o processar judicialmente de imediato.
Na primeira opção confirmar-se-á que George Orwell tinha razão ("os animais são todos iguais mas há uns mais iguais que outros") e que Portugal é uma república das bananas onde os membros do governo podem ser insultados sem se acharem beliscados pelo insulto.
Na segunda opção ficará claro que não há cidadãos acima da Lei e que seja quem for tem de assumir responsabilidades pelo que faz e diz.
O governo decidirá o que fazer.
Na certeza de que se não fizer nada pode esperar um aumento da crispação, da contestação e dos insultos aos membros do governo onde quer que apareçam em público.
Com exemplos destes...
Depois Falamos

11 comentários:

Anónimo disse...

Dr. Mário Soares continua a fazer serviço público.
Ao contrário daquilo que o sr. constantemente quer fazer passar, o homem continua lúcido e bem lúcido, basta precisamente ver estas últimas declarações, acertadíssimas por sinal.

Anónimo disse...

Só num país do QUINTO mundo é possível isto acontecer. Desde logo por a "imprensa" dar voz a um escroque desta estirpe. Este animal ( que me perdoem os caezinhos e os gatinhos )foi o maior bandido que apareceu em funçoes governamentais depois do 25 de abril.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és.
Caro Anónimo:
Mário Soares foi PR e PM: E isso obrigava-o a uma contenção que ele não pratica. E é pena porque "rabos de palha" na sua vida politica não faltam. De Macau à fundação com o seu nome

Anónimo disse...

"...que Portugal é uma república das bananas..."

E há alguma dúvida ?

A prova é que esse sujeito foi eleito duas vezes P.R..

O Rei assassinado tinha razão ao dizer que Portugal era um País de bananas governado por sacanas.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo

Da boca deste infeliz, que como sabe já é bem conhecida a sua falta de preparação e de educação cívica, estamos habituados de vez em quando a ter de aturar os dislates e azias.

O facto de já ter sido Primeiro-Ministro e Presidente da República, se não bastasse para ter uma postura digna, ao menos devia lembrar-se que enquanto político, fez coisas que o deviam envergonhar, já que desgraçou muita gente e por tal motivo, também ele já devia ter sido levado perante a Justiça.

Este cavalheiro, juntamente com o seu querido amigo poeta, ajudou a matar muitos dos meus camaradas em África.

Isto só por si, seria suficiente, noutro qualquer país que não o nosso, para o julgar e condenar severamente por traição à Pátria.

Só a sua proverbial vaidade, e aqueles jornais que lhe dão guarida, ao apontar-lhe os holofotes para emergir a sua figura ridícula, conseguem que ainda se faça ouvir a sua voz desafinada por tantas asneiras e grosserias, julgando-se ainda dono do rebanho.

Cps
S. Guimarães

ar disse...

Sinceramente estas declarações são de todo inconvenientes e roçam a má educação,ate vindo de um antigo presidente/primeiro ministro.
Todos estamos revoltados com esta situação devemos criticar,manifestar,discordar,mas Mario Soares ultrapassa tudo.
Mas não foi o partido deste senhor que assinou o acordo com a Troika? não foi o partido deste senhor que esteve na eminencia de deixar de pagar aos funcionários públicos caso não assina se o resgate? Eu sinceramente cada dia que passa mais razão tenho de dar, a quem não foi votar nestas eleições ou votou em branco,pois a porcaria da politica não mudou,nem mudará com estas pessoas que enganam o povo com a falta de memória.
metam lá o Antonio José Seguro, que vai fazer a multiplicação do pães, ou perdao do dinheiro!! A POLITICA METE NOJO!!!!!

il disse...

O 'macaco' que é comentador-humorista do CM(Bananal) disse +/-que o So+ares tinha razão, mas que 1º os cadastrados do PS -QUE JÁ NÃO ESTÃO NO GOVERNO- deviam ser os primeiros a provar o remédio...

Portugal é uma enxovia republicana socialista e laica -e este »=%&$"#"!(&% NUNCA foi, é, ou será responsabilizado pelo que diz/faz.

Lembra-se da vergonha que foi ele a fazer campanha eleitoral pelo filho numa fila de voto? No entanto perseguiu à exautão uma aluna de direito que lhe perguntou SE era verdade a história da bandeira! -é a ética republicana...

Anónimo disse...

Este velho caduco, só serve para rezar pelas almas do purgatório, onde de resto a dele já lá está.

Ofereçam-lhe uma mantinha para as pernas e um terço para rezar.

Vai-te embora melga.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Caro S.Guimarães:
è mais um que segue a regra do "olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço".
Caro ar:
SE soares tivesse vergonha estava calado.
Mas não tem.
Nunca teve.
Cara il:
O personagem com os "rabos de palha" que tem devia era estar caladinho.
Caro Anónimo:
Rezar não pode porque é ateu

Gabriel disse...

Não me parece que o ex PM e PR tenha dito alguma mentira, não tem é moralidade para o fazer, quanto aos delinquentes políticos a que se refere peca por defeito porque devia ser extensível a uma grande maioria deles após 25 de abril e que nunca foram julgados ou sequer judicialmente beliscados e isto dá para os dois lados do bloco central que nos tem governado, basta ver o que se passou com o Eng. sócrates e o Dr. relvas. Enfim vivemos num país de compadrios onde impera a impunidade da nossa classe política. Era imperativo existir maior responsabilização de toda a classe política. Enquanto isso nós o povo vamos sobrevivendo.

luis cirilo disse...

Caro Gabriel:
Eu também acho que é preciso encontrar formas de responsabilizar os politicos pelos seus actos.
Uma dessas formas(por algum lado se deve começar)é mudar as leis eleitorais e criar os circulos uninominais. Para que cada eleitor saiba quem é o deputado que elegeu e qual o trabalho por ele feito.