terça-feira, outubro 01, 2013

Autárquicas (1) - O País


O PS obteve uma clara vitória nas eleições autárquicas de ontem.
Que tem vencedores e derrotados.
O maior vencedor terá sido António Costa, que corporiza como ninguém a vitória socialista nestas eleições, e renovou o seu mandato em Lisboa com base em três pressupostos:
O trabalho feito, as benesses recebidas do actual governo e as trapalhadas juridicas em volta da candidatura de Fernando Seara.
A verdade é que ganhou.
E será o que quiser,dentro do PS, quando quiser.
Outros vencedores?
António José Seguro mais por ser líder do partido e pelo facto de o partido ter ganho o maior número de câmaras do que propriamente pelos votos que ele próprio terá levado para o partido.
São cada vez mais, e eu incluo-me nesse número, os que acham que Seguro é refém dos estados de alma de António Costa e lidera o PS apenas e só enquanto o edil de Lisboa tem outras coisas para fazer e uma imagem para consolidar.
Rui Moreira, mas o Porto será tratado em post á parte, é outro dos vencedores da noite.
Com Rui Rio a espreitar por trás da cortina perdido de riso.
Pessoalmente acho que depressa os portuenses vão perceber o logro em que se meteram mas isso é problema deles e de se deixarem levar por "imagens" laboratorialmente construídas.
Não posso deixar de considerar, pese embora a repulsa que o sujeito me provoca,Basílio Horta como um dos vencedores da noite ao conquistar a segunda câmara do país.
"Adorei" ouvi-lo dizer que há doze anos que não "conquistávamos" Sintra.
Há doze anos era esse "camaleão" gigante meu colega no Parlamento e liderava bancada do ...CDS.
Outro dos vencedores foi Eduardo Vítor Rodrigues ao vencer Gaia, o terceiro município do país, aproveitando muito bem o inacreditável somatório de erros que o PSD cometeu nesse município e que teve como "prémio" a perda de cinco(!!!) vereadores.
Um recorde nacional seguramente!
Paulo Portas é outro dos vencedores da noite.
Ao passar de uma para cinco câmaras ganhas e desde que não se leve muito a sério a figura de emplastro que fez em relação ao Porto tentando pendurar-se num candidato vitorioso que nem o quis por perto na campanha.
E,finalmente, Jerónimo de Sousa e a CDU tiveram também uma noite muito satisfatória.
Ganhando duas capitais de distrito ao PS (Évora e Beja) e recuperando também Loures um dos maiores concelhos do país liderado pela CDU.
Com mais câmaras, mais mandatos e mais votos o PCP tem boas razões para cantar vitória nesta noite eleitoral.
E  os grandes derrotados?
Pedro Passos Coelho, Jorge Moreira da Silva, Marco António Costa e toda a direcção nacional do PSD que tem pesadissimas responsabilidades numa noite de pesadelo que apenas Braga, Guarda e poucas mais ajudaram a suavizar.
Mas isso é tema para outro post.
Depois Falamos

P.S: Um dos vencedores da noite, com tudo o que de paradoxal isso encerra, é Isaltino de Morais.
Que preso e impedido de se candidatar á assembleia municipal viu os oeirenses manterem-se-lhe fieis.
Um caso a merecer profunda reflexão.

2 comentários:

il disse...

Como o Costa andava a dizer que a culpa era da AM agora com TODAS as freguesias e com mais de 50% do votos, já não tem desculpa para a porcaria que suja as ruas.

Claro que a cidade marecia melhor do que um tipo que me lembra uma moreia: escondido na toca, pensando se ataca e (talvez) atacar fulminantemente.

Quanto ao PSD até eu pensava que uma ou duas freguesias podíamos aguentar -estilo Alto do Pina, com a companheira Virgínia Estorninho, nos finais de 80.

Foi uma hecatombe, mas veja-se o positivo -a bicharada já deve ter ido para a fila do Centro de emprego. Sim, porque a CM de Cascais não tem tacho para todos (como eu sou mazinha, mas é verdade!)

Claro que um da bicharada (é só vice presidente da distrital!)acabou o mandato identificado pela PSP, mais um escrutinador e um delegado de lista -um dos quais foi para S. José! A fofoca e a notícia CM falam em pancadaria, mas mais não sei.

Ao que se chegou!

luis cirilo disse...

Cara il:
Gostei da imagem da moreia. Assenta quem uma luva a esse senhor que preside á mouraria.
Agora também é verdade que o mercado de emprego para os nossos "amigos" está a ficar muito reduzido. Cascais,Mafra e Cadaval é pouco.
Até Arruda dos Vinhos foi na enxurrada.