sábado, outubro 12, 2013

Passado e Futuro

Sou um militante de base muito preocupado com o futuro do PSD.
Porque tendo um passado honroso (e quanto mais passado mais honroso...) e sendo receio de muita gente nas bases que não tenha presente resta pensar no futuro de um partido que vive provavelmente a fase mais dificil da sua história.
Dir-me-ão os desse tempo que a crise das "Opções Inadiáveis" e a cisão no grupo parlamentar foram igualmente momentos criticos na vida deste partido.
Foram!
Mas tinhamos Sá Carneiro.
E gente que sempre lhe foi leal como os retratados na fotografia(António Capucho, Leonardo Ribeiro de Almeida, Vitor Crespo e Montalvão Machado) e muitos outros que pelo país fora souberam lutar por ele e pelas suas estratégias.
Hoje não temos Sá Carneiro
Também se tivessemos estariamos seguramente bem melhor no PSD e no país.
E dos da fotografia resta António Capucho que uma rapaziada sem memória,sem ideologia e sem querer saber da politica mais do que os proventos que ela pode dar, quer expulsar do partido por ter sido coerente consigo próprio e não pactuar com "vendettas" no pior estilo siciliano.
O partido vive, pois, momentos muito dificeis.
Estrondosamente derrotado nas autárquicas (outrora o seu bastião mais forte), liderando um governo que ás vezes até parece que são dois governos consoante quem dá as conferências de imprensa, tendo um primeiro ministro simpático e bem intencionado  para o qual o preço dos combustiveis serve para regular questões ambientais e para quem que mentir ao Parlamento não é grave, tendo como rosto do país no estrangeiro um ministro chamado Rui Machete e como rosto do PSD no país o vice presidente Marco António Costa, o PSD atravessa de facto uma crise politica e identitária sem paralelo.
Daí que se olhe cada vez mais para dentro do partido em busca de quem possa travar um declínio que parece inevitável e em que as europeias do próximo ano ameaçam ser apenas uma "bricadeira" sem graça face ao que se teme possam ser as legislativas de 2015.
Não é que a alternativa socialista seja de recear por si só.
Seguro e os que o rodeiam são a versão oposicionista do poder actual e trazem ás costas a famigerada "tralha" socratista outra vez muito activa.
Mas o descontentamento popular visivel nas autárquicas ( e a que alguma rapaziada do PSD bem ajudou dando câmaras ao PS) com o governo e com o PSD pode ter um efeito devastador na votação do partido e remetê-lo para percentagens que desconhece em absoluto.
E por isso se fala, cada vez mais , numa alternativa interna.
Volto a Sá Carneiro.
O que o partido precisava neste momento (mas infelizmente duvido imenso que tenha)era de alguém que sem receios nem temores, assumindo os risco com coragem e determinação (como FSC tantas vezes fez), desprezando calendários eleitorais e avaliações da troika, se assumisse como alternativa nas directas de Janeiro dizendo ao que vinha e para onde queria ir.
E assumisse a responsabilidade disso.
O PSD, em liberdade, decidiria se queria mudar de vida ou continuar por este caminho.
Caso contrário, que é o que me parece que vai acontecer por inexistência de alguém com essa postura, então o melhor é o partido concentrar-se em convencer Passos Coelho a remodelar profundamente a sua equipa dirigente de molde a que o partido, pelo menos, não entre em processos eleitorais já a perder por muitos.
Equivale isto a dizer que a tese que por aí anda de fazer uma lista forte(de descontentes) ao Conselho Nacional para enfraquecer a liderança de Passos Coelho e depois, num tempo que há-de vir, promover a sua substituição me parece uma estratégia errada e que só vai prejudicar o partido.
Porque o PSD precisa de lideranças fortes e não de lideres enfraquecidos.
E com franqueza, e como militante de base o digo, de tacticistas que só pensam na próxima "jogada", no próximo "golpe" , na próxima "habilidade" estou eu farto até à ponta dos cabelos.
Não foi o azar que pôs o PSD assim.
Foram mesmo os seus dirigentes com o consentimento, por acção ou omissão, dos militantes.
Depois Falamos

P.S: Claro que a realidade do que são hoje muitas das distritais do partido também ajuda a explicar os resultados das eleições.
Tema a que voltarei um destes dias!

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo

Neste momento, não vislumbro alguém que queira mesmo ser, um bom imitador de SÁ CARNEIRO.
Tempos houve, em que o PSD era um Partido composto de Homens com ideologia centrada num objectivo comum, servir sem ter que se servir.
A fornada que se seguiu aos que acompanharam F.S.C. nos primórdios da Revolução de Abril, não estavam ou não souberam estar à altura das necessidades que o País veio a enfrentar.
A maioria dos "jotinhas" apenas se preocuparam em colocar-se em bicos de pés, empurrando com ardis bem conhecidos, todos aqueles que se lhes opunham para a tomada do poder no Partido.
Passos Coelho, é bem o exemplo da falta de preparação para o cargo para o qual foi eleito, onde tem demonstrado uma teimosia fora do comum, não ouvindo as vozes daqueles que dentro ou fora do PSD, têm da governação uma visão mais abrangente e com soluções mais arejadas.
Neste momento, e na minha modesta opinião, só há um homem com perfil para unir toda a família Social Democrata, e retomar o caminho que Sá Carneiro preconizava, esse homem chama-se Rui Rio.
Cps
S. Guimarães

Rui Miguel Ribeiro disse...

Tens carradas de razão.
Infelizmente também não acredito numa candidatura alternativa capaz e por isso o PSD vai continuar a rebolar pelo declive.
Quanto à hipótese "remodelação", não adiantaria nada: Passos Coelho é de uma incompetência extrema e qualquer projecto por ele liderado está condenado a clamoroso fracasso.

luis cirilo disse...

Caro S. Guimarães:
Concordo com a sua opinião e também me parece que a Rui Rio estará reservado papel de relevo num futuro não muito longinquo.
Caro Rui:
Eu também não acredito na candidatura alternativa. Que aparecerá mais dia menos dia. Com o considerável risco de já ser tarde.

il disse...

«E com franqueza, e como militante de base o digo, de tacticistas que só pensam na próxima "jogada", no próximo "golpe" , na próxima "habilidade" estou eu farto até à ponta dos cabelos.
Não foi o azar que pôs o PSD assim.»

Concordo plenamente. Aqui pela Mouraria os resultados autárquicos são os resultados de mais de 12 anos de «próxima "jogada", ... próximo "golpe",... próxima "habilidade" » e crimes de peculato, falsificação de ficheiros, etc.

Não penso que Rio seja diferente -ele é o boy de um clã que há uma dúzia de anos só fez mal ao PSD e ao país. A ver vamos...

luis cirilo disse...

Cara il:
~Estamos em desacordo quanto a Rui Rio e de acordo quanto ao resto.
Sinceramente acho Rio muito diferente desta gente toda.
Para melhor.
Embora também tenha, como toda a gente, os seus defeitos.