segunda-feira, abril 24, 2006

Ponto de Partida


Vi hoje,casualmente,num noticiário televisivo,uma manifestação de cidadãos de Bruxelas contra a violência.
Não sei o ponto de partida,nem de chegada da manifestação em causa,mas pelas imagens televisivas vi que o percurso passava diante de um ponto da cidade ao qual atribuo particular significado.
A Estação Central de Bruxelas.
É uma das principais gares ferroviárias da Europa,que liga a capital belga a quase todos os grandes destinos do continente europeu,quer através de comboios de curso normal ,quer através do TGV.
È também,como qualquer estação desta dimensão,um ponto de encontro de culturas,personalidades e gerações.
Desde os jovens que viajam em inter rail,aos homens e mulheres de negócios que de lá partem e chegam para, e de, uma multiplicidade de destinos,aos turistas que escolhem o comboio como meio privilegiado de viajar,aos trabalhadores dos suburbios que todos os dias utilizam aquele meio de transporte,enfim todo um conjunto de viajantes que dão aquela estação uma cor,um movimento,uma sedução muito própria.
As estações,tal como os aeroportos,são edificios que independentemente de gostarmos mais ou menos do estilo arquitectonico,nos fazem sonhar com viagens,emoções e descobertas.
São daqueles lugares de onde apetece sempre partir em busca de novos mundos e novas sensações,tal como os nossos antepassados o faziam nas caravelas .
Também já parti,e cheguei,da estação de Bruxelas.
Com um optimo grupo ,de amigas e amigos, para uma viagem quilometricamente pequena,mas de grande significado e completamente inesquecivel.
Afinal, o dar a cada viagem a duração e o significado que quisermos,não é seguramente dos encantos menores de viajar.
Depois Falamos

Sem comentários: