segunda-feira, abril 17, 2006

As Quotas do nosso Desencanto...


Termina hoje o prazo para os militantes do PSD pagarem as suas quotas de molde a poderem participar nas directas de 5 de Maio.
Raramente se viu um balão de expectativa esvaziar tão depressa.
Por um lado porque não era suposto que as primeiras directas da história do partido se disputassem em clima de tamanho desencanto.
Basta ver a quantidade de "politicamente correctos" que se arrastam penosamente em volta de Luis Marques Mendes(MM),na sofreguidão de serem vistos e não perderem o comboio deste poder,para perceber que deste ovo (não de Páscoa) não vai sair grande pinto.
Confesso que nos ultimos dias não tenho parado de,politicamente,rir,sorrir e até soltar umas boas gargalhadas conforme a imprensa escrita vai revelando apoios e as imagens das televisões vão mostrando um desfile de "cristãos novos" que não envergonharia os tempos do Marquês de Pombal.
São deputados, antigos dirigentes,alguns presidentes de distritais, autarcas,enfim um quase unanimismo que espero que não iluda o próprio Marques Mendes.
È que daqueles que apoiam o poder pelo poder,qualquer poder,exerça-o quem o exercer,mais não se pode esperar que uma mão vazia e outra cheia de ...nada !
Embora faça a justiça de reconhecer que no PSD existem verdadeiros especialistas na matéria,alguns dos quais sobrevivem (e bem...) há mais de vinte anos dominando essa especial técnica do "...dirigismo salta pocinhas..." !
Por outro lado é inequivoco que esta corrida solitária de MM á procura da liderança não motiva o partido,não entusiasma os militantes,passa ao lado do País real.
O PSD,oxalá esteja enganado,vai-se paulatinamente afastando da realidade e mergulhando na fantasia dos que acham que tudo vale a pena...desde que a duração desta liderança não seja pequena.
É ai que entram as quotas.
O novo regulamento de pagamento de quotas para ser mais preciso.
Nunca vi,em nenhuma instituição,tanta preocupação em impedir que os seus membros paguem as quotas.
È inacreditável e é uma vergonha !
Enquanto noutros lados a maior preocupação é receber as quotizações, no PSD,neste PSD,é dificultá-las ao maximo.
Sáo regulamentos de duvidosissima legalidade já impugnados junto dos orgãos jurisdicionais do partido mas infelizmente já a caminho de outras jurisdições,são exigências ridiculas de codigos e mais codigos,é a proibição de pagar em dinheiro (no PSD a moeda do Banco Central Europeu não vale...)enfim,ao que isto chegou.
Mas o pior,de longe o pior eo mais grave,é a imagem que para fora do partido é transmitida quer do partido quer dos seus militantes.
Dá a impressão,pelo menos aos mais desatentos,que o PSD é uma instituição de jogadas e golpes,de habilidades e desenrascanços,onde toda a gente anda a enganar toda a gente.
E não é verdade !
Não é !
E eu,que ja tive oportunidade de passar pela secretaria geral e conheço bem a realidade do partido e dos seus militantes,sei que nenhum vende a consciência e o voto por 12 € ou 6 € consoante milite no PSD ou na JSD.
As estratégias de manutenção de poder para as directas de 2008,porque é isso que está em causa,dispensavam que na voragem do vale tudo se arrastasse o partido,a sua imagem e acima de tudo,o seu maior património que são os seus militantes anónimos.
Percebo que reduzir o numero de militantes ,com expedientes destes, pode ser uma atracção fatal para quem sente a fragilidade do próprio poder (e não me refiro a Marque Mendes que fique claro) e pensa que o controle totalitário será mais fácil sobre menos gente.
Mas não é disso que o partido precisa.
É de um enorme sobressalto civico,que só os militantes lhe podem dar, e que reponha a matriz original do PSD como grande partido interclassista,de militantes e profunda e umbilicalmente ligado aos portugueses.
Não será nestas directas.
Mas acredito que será possivel.
Depois Falamos

Sem comentários: