quinta-feira, abril 27, 2006

E esta heim ?


Diria o saudoso Fernando Pessa se lhe fosse dado observar o panorama que se oferece ao PSD para as proximas e primeiras (quiçá ultimas ???) eleiçoes directas para a liderança.
Depois de em Pombal, Luis Marques Mendes (MM) ter criticado as directas e de Luis Filipe Menezes (LFM) as ter defendido, a vitória do primeiro no referido congresso levou a que essa fundamental reforma estatutária tivesse levado o caminho que ...levou !
Um congresso para alteração de estatutos marcado a correr,nos prazos minimos,vedando aos militantes o direito a um debate tão amplo e abrangente quanto possivel; um congresso mais pequeno do que o normal em que o espaço ao debate não era seguramente a primeira das prioridades dos seus organizadores e,finalmente,um resultado surpreendente que foi a aprovação das directas no modelo defendido por LFM e não no consagrado na proposta de MM.
Conclusão: Directas marcadas,outra vez a correr,outra vez apressadamente,e o cenário de um candidato unico a disputá-las.
LFM,por razões já publica e suficientemente explicadas,entendeu não ser candidato e muitos dos que o criticaram por não avançar...também não o fizeram !
Pior,não o fizeram agora nem o fizeram nunca ,porque há gente neste partido que só serve para ser levada ao colo,não tem,definitivamente,perninhas para andarem por si próprios !
Face a este cenário (que era virtual embora poucos o soubessem) foi uma delicia ver os politicamente correctos,os "salta pocinhas", os oportunistas de todas as horas perfilarem-se atrás de MM com as juras de amor eterno mais hipócritas a que me foi dado assistir nos ultimos anos.
Largos anos !
São poucos,muito poucos,os que tendo apoiado outras candidaturas no passado,tiveram a elementar dignidade de se manterem arredados desta novissima "Brigada do Reumático" que se precipitou ,como uma manada de gnus enlouquecida, para a rua de S.Caetano á Lapa no terror de que MM não reparasse na sua fidelidade,no seu entusiasmo,no seu apoio fraterno.
Fraterno na versão Caim-Abel,naturalmente !
Eis senão quando,emergindo la do meio das bases,aparece a candidatura do Jose Alberto Pereira Coelho (o Ze Beto em linguagem laranja) a disputar a liderança com MM.
Que chatice !
Agora vai ser preciso discutir,debater,expor ideias.
Agora num sinal de respeito pelas bases,perante quem todos os candidatos são iguais,vai ser preciso aceitar debates televisivos em que todo o País saberá,e verá,quem são as alternativas de liderança no PSD.
Após estas directas,em que pela primeira vez as bases tem um candidato delas oriundo,julgo que nada será como dantes no PSD.
Depois Falamos

Sem comentários: