terça-feira, abril 11, 2006

Indecisão


A Itália está hoje como uma linda mulher dividida entre dois sedutores.
De um lado Romano Prodi,"O Professor" e do outro Silvio Berlusconi "O Cavalheiro.
Depois daquela tremenda confusão das presidenciais americanas entre George W Bush e Al Gore,em que foi necessário esperar mais de um mês para apurar quem tinha ganho ,e acabando por ganhar quem teve menos votos,não era suposto que tão cedo se voltasse a repetir o cenário.
Mas repetiu !
E agora,ainda por cima num país tão "simples" como a Itália,em que o gosto pela discussão faz parte do património genético dos italianos,não custa prever que face a tão curta diferença se irá enveredar por recursos,expedientes,recontagem de votos e tudo o mais que permita a quem perdeu acalentar a ilusão de que ainda pode ganhar.
Duas ilacções se podem contudo tirar:
Por um lado,fruto do seu sistema eleitoral,desde há muito que os italianos tem o bom senso (quem diria neles...) de se deixarem governar pelos directores gerais dos ministérios.
Normalmente funcionários de carreira,conhecedores dos dossiers e capazes de assegurarem uma gestão eficaz.
Nao haverá País europeu com tantas crises governamentais como a Itália,mas também não haverá,seguramente,nenhum que saiba viver tão bem com elas.
A segunda ilacção,que se tira deste resultado,mas que fácilmente faz prever futuros resultados semelhantes noutros paises,é que os eleitores estão confusos.
Hoje são poucas as diferenças politicas e ideológicas entre os grandes partidos do centro politico,seja em Itália,seja em Portugal,seja onde for nesta Europa cada vez mais descaracterizada.
Eleição após eleição,governo após governo,cada vez conta mais o perfil dos lideres e menos a substância do que está em causa.
E isso leva por caminhos perigosos.
Especialmente quando atrás dos lideres se acolitam alguns espécimes que representam o que a politica tem de pior.
Voltando a Itália: Esperemos que esse país fundamental da Europa comunitária,de imensos contrastes e enormes paixões saiba,como as belas morenas que dele são naturais,escolher o sedutor que a faça mais feliz.
A Europa está a precisar,muito,de alguma felicidade.
Depois Falamos...

Sem comentários: