
Golda Meir foi seguramente uma das personalidades mais importantes de toda a História de Israel e uma da principais responsáveis pelo nascimento e defesa desse Estado.
Nascida em Kiev na Ucrânia foi muito jovem para os Estados Unidos onde viveu e estudou até emigrar em 1921 para Telavive onde foi testemunha privilegiada de todo o processo que levaria em 1948 à criação do Estado hebraico.
Embaixadora de Israel na Rússia, ministra do trabalho, ministra dos assuntos sociais, ministra dos negócios estrangeiros e finalmente primeira ministra viveu por dentro todos os altos e baixos das duas primeiras décadas do novo Estado.
A guerra de independência, a guerra dos seis dias, o massacre de atletas israelitas nos jogo olimpicos de Munique e finalmente a guerra do Yom Kippur são magistralmente narrados por ela neste seu extraordinário livro de memórias.
Que mais do que as memórias da autora são um contributo essencial para a História do Estado de Israel.
Um dos melhores livros que li nos últimos anos e sobre o qual só fiquei com uma dúvida; tendo sido publicado em Israel e em muito outros países em 1975 (três anos antes da morte da autora) porque razão só chegou a Portugal em 2024? Um verdadeiro mistério.
Seja como fôr é livro que vale bem a pena ler.
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário