
Polémicas á parte, e já se sabe que nós portugueses gostamos de discutir tudo, a verdade é que a seleção de Portugal está mais uma vez na fase final de uma grande competição.
Com convocatórias discutíveis, "onzes" discutíveis, substituições discutíveis, tácticas discutíveis, exibições discutíveis...mas estamos lá.
No lote das quatro melhores seleções da Europa juntamente com Alemanha, França e Espanha três paises que já foram campeões do mundo e dois deles por mais que uma vez.
E ao mérito dos jogadores, que é inquestionável, temos de dar igualmente mérito a Roberto Martinez que por muito que algumas das suas opções nos pareçam ...discutíveis a verdade é que voltou a apurar Portugal para uma fase final.
Em Junho na Alemanha, país organizador, Portugal vai defrontar os anfitriões tendo como objectivo marcar presença na final com o vencedor do duelo entre franceses e espanhóis sabendo que terá tarefa bem difícil pela frente porque a Alemanha é a ...Alemanha e ainda por cima joga em casa.
Mas ainda faltam mais de dois meses e portanto não vale a pena antecipar cenários até porque ninguém sabe com que jogadores cada uma das equipas se irá apresentar na fase final.
Sabe-se , isso sim, que jogadores não poderão alinhar nas meias finais e no caso nacional há razões para preocupação. Bastante preocupação até.
Porque Diogo Jota e Ruben Dias estarão impedidos por motivos disciplinares e se para o primeiro há alternativas, até porque não é um titular indiscutível, já o segundo é actualmente o melhor central português e as alternativas estão longe de permitirem tranquilidade.
Gonçalo Inácio, António Silva e Renato Veiga, os mais utilizados nos ultimos tempos estão longe, bastante longe até, da classe dos centrais que durante muitos anos jogaram por Portugal.
Basta lembrar Pepe, Ricardo Carvalho, Fernando Meira, Jorge Costa, Fernando Couto, Jorge Andrade nos mais recentes e Humberto Coelho, Germano, Vicente, Eurico Gomes nos mais antigos para constatar isso.
Há que encontrar soluções.
E porventura Danilo, ausente da seleção desde que se transferiu para a Arábia Saudita onde tem jogado com enorme regularidade, possa voltar a entrar nas contas de Martinez.
A ver vamos.
Depois Falamos.
Nota: Quase apetecia era pedir a Pepe para suspender a reforma e fazer uma perninha nestes dois meses e meio para poder jogar a final four. Desconfio que ainda dava muito jeito.
Sem comentários:
Enviar um comentário