sexta-feira, novembro 25, 2022

Fotografia

Há fotografias de uma oportunidade e um simbolismo verdadeiramente extraordinários.
Esta é uma dela.
Capta Cristiano Ronaldo a festejar o seu golo face ao Gana tornando-se assim o primeiro futebolista em toda a História do futebol a marcar em cinco fases finais de campeonatos do mundo o que é, convenhamos, um feito verdadeiramente extraordinário.
Tão extraordinário que só ele o conseguiu.
E se um futebolista disputar cinco fases finais já é muito invulgar, e marcar em todas elas apenas Ronaldo o conseguiu, já esse feito ser conseguido por um português eleva ainda mais a proeza dado Portugal não ser uma das selecções com lugar "cativo" em fases finais como Brasil, Alemanha, Argentina, França, etc. pese embora a presença ininterrupta desde 2002.
Mas até lá apenas tinhamos duas presenças em 1966 e 1986.
Mas o simbolismo e oportunidade da foto não se resumem ao registo dessa extraordinária proeza de Ronaldo.
Quis o destino, e a arte do fotógrafo, que por trás de Ronaldo apareça uma tela com a imagem de Leonel Messi.
O outro grande génio do futebol do século XXI (e de sempre como Cristiano) que dividiu com o genial futebolista português o trono mundial dos últimos 15 anos alimentando uma rivalidade que dividindo apoiantes os tornou a ambos melhores e mais competitivos no permanente desejo de se superarem mutuamente.
Ronaldo deve muito a Messi e Messi deve muito a Ronaldo.
É por isso justo que no momento em que Ronaldo festeja uma das suas mais significativas proezas também Messi esteja lá. Em bom rigor estiveram sempre "lá" um na carreira do outro.
Para mim que sempre apreciei muito os dois, que sempre disfrutei com o seu futebol, apreciei as suas genialidades e nunca precisei de criticar um para realçar o outro, acho que faz todo o sentido que estejam uma vez mais juntos naquela que será a despedida de ambos de mundiais de futebol.
E o futebol merece que se despeçam em conjunto no dia 18 de Dezembro naquilo que para lá de uma final seria ou será  (oxalá seja...) também um agradecimento do futebol aos seus dois maiores génios deste século.
E se o Mundial correr nesse sentido e permitir essa extraordinária final aí espero e desejo, obviamente,  que Ronaldo levante o troféu.
A ver vamos.
Depois Falamos.

Sem comentários: