quarta-feira, novembro 16, 2022

Opções

Um último apontamento sobre os 26 seleccionados que a partir de sexta feira estarão no Catar para disputarem um Mundial em que Portugal deve ter razoáveis esperanças de uma participação que fique para a boa História do nosso futebol.
Até porque será o último em que a selecção poderá contar com o génio extraordinário de Ronaldo.
Sem ele tudo será mais difícil e alguns que agora o criticam por tudo e geralmente por nada só vão perceber isso quando ele já não estiver.
E este último apontamento é para deixar algumas pequenas notas sobre o que penso quanto aos convocados e aquilo em que discordo do seleccionador na qualidade , de que não abdico, de adepto de bancada.
Naturalmente que essas divergências serão no quadro dos 55 pré convocados e não de jogadores que nem desse grupo fizeram parte e ,nalguns casos, deviam ter feito.
Quanto a guarda redes e a laterais estou de acordo porque são realmente as melhores opções.
Nos centrais não levaria António Silva (convocado por força dos lobbys) e daria oportunidade a Domingos Duarte, Tiago Djaló ou Gonçalo Inácio  todos eles com muito mais experiência de alta competição.
No meio campo não levaria William Carvalho nem João Mário (jogam parados ou devagar e para trás ou para os lados) e nos seus lugares iriam João Moutinho cuja experiência ainda podia ser muito útil e Renato Sanches cuja exclusão é um enorme disparate.
Também não chamaria Otávio, não porque não tenha valor para estar mas porque discordo de naturalizados (Pepe e Matheus são casos bem diferentes), e levaria Pedro Gonçalves cuja capacidade goleadora e arte de jogar entre linhas podia ser muito útil.
Finalmente no ataque trocaria outro produto dos lobbys chamado João Félix por um avançado polivalente e que joga em várias posiçoes como é o caso de Gonçalo Guedes.
Em suma deixaria por cá António Silva, William Carvalho, João Mário, Otávio e Félix e levaria Domingos Duarte (ou Djaló ou Inácio), Moutinho, Renato Sanches, Pedro Gonçalves e Gonçalo Guedes nos seus lugares.
Cinco divergências em vinte e seis não é muito mas do meu ponto de vista podiam fazer a diferença para bastante melhor.
Mas os que contam são os que vão.
E esses merecem todo o apoio.
Depois Falamos.

Sem comentários: