sexta-feira, setembro 16, 2022

Geografia da 2 Liga

Escrevi recentemente um texto em que me referia à forma como a Primeira Liga se encontava quase completamente no litoral e centrada nos distritos de Braga, Porto e Lisboa onde estão 13 dos 18 clubes que a compõe.
A segunda liga não foge muito a essa realidade também.
É certo que no interior há três clubes (Académico de Viseu, Tondela e Sporting da Covilhã) em vez dos dois da Primeira liga (Chaves e Arouca) , que no Algarve existe um representante que é o Farense tal como na primeira o Portimonense e que a Madeira está representada pelo Nacional tal como no escalão superior pelo Marítimo.
Lisboa tem neste escalão seis representantes (quatro no superior) e o Porto quatro (cinco no outro) mas a grande diferença está em Braga que tem apenas o Moreirense enquanto na primeira liga tem cinco (Vitória, Braga, Gil Vicente, Famalicão e Vizela) sendo aí o distrito com mais representantes.
Castelo Branco ausente da primeira tem um (Sporting da Covilhã) , Viseu igualmente fora do primeiro escalão tem dois (Tondela e Académico de Viseu) enquanto Aveiro que tem o Arouca na primeira liga está aqui representado por Feirense e Oliveirense.
Açores e Vila Real, representados na prmeira liga por Santa Clara e Chaves, não tem representantes no segundo escalão.
Finalmente o distrito de Setúbal sem equipas nas competições profissionais ele que teve durante tantos anos o Vitória Futebol Clube e outros clubes históricos como Barreirense e CUF já para não falar de Amora, Montijo e Seixal.
Em suma pese embora algumas diferenças a segunda liga não difere assin tanto da primeira.
Muito litoralizada e com pouca expressão no interior.
Que é, infelziemtne, o retrato do país em muitas outras realidades e bem mais importantes do que o futebol.
Depois Falamos.
 

3 comentários:

Anónimo disse...

Curioso ver que o distrito de Setúbal não tem qualquer equipa nas ligas profissionais, e que a sul do Tejo só há o Portimonense e o Farense. Já agora o distrito de Aveiro tem o Arouca na primeira.

luis cirilo disse...

Caro ANónimo:
Tem toda a razão. Quanto a Setúbal e quanto a Aveiro. Vou rectificar

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.