Embora goste muito de cinema confesso que não sou grande espectador do cinema português.
Tirando os grandes clássicos do tempo de António Silva, Vasco Santana, Ribeirinho, Beatriz Costa e outros "monstros" sagrados do nosso cinema (que apenas vi na televisão) que esses vi-os todos devo ter ido a uma sala ver um filme português duas ou três vezes se tanto.
Recordo "O Lugar do Morto" com Pedro Oliveira e Ana Zanatti como protagonistas e em boa verdade não recordo mais nenhum.
Ontem, meio desconfiado, a convite de um casal amigo fui assistir à ante-estreia de "Snu" um filme baseado na história de Snu Abecassis e a sua ligação a Francisco Sá Carneiro com quem viria a morrer no atentado de Camarate.
Em boa hora o fiz.
Porque é um excelente filme, com uma interpretação fantástica de Inês Castel Branco como "Snu" e uma boa interpretação,mas não tão conseguida, de Pedro Almendra como "Sá Carneiro" e que se vê com imenso prazer dada a fluidez e factualidade narrativa, a qualidade das interpretações, a banda sonora e, naturalmente, a excelente direcção de Patricia Sequeira.
E, seguramente, um filme que não foi fácil de fazer dadas todas as componentes emocionais que ainda hoje envolvem a figura de Francisco Sá Carneiro quer em termos políticos quer por causa da sua corajosa relação com Snu.
Em suma um excelente momento do cinema português.
Depois Falamos
Sem comentários:
Enviar um comentário