segunda-feira, março 25, 2019

Guimarães e Braga

É conhecida a rivalidade milenar entre Guimarães e Braga duas comunidades vizinhas que tem entre elas uma rivalidade que a História nos diz ser anterior à própria fundação da nacionalidade pelo vimaranense D. Afonso Henriques com o importante apoio do bracarense D.João Peculiar então arcebispo de Braga.
São muitos e diversos os episódios que caracterizam essa rivalidade e que passaram,inclusive, por no século XIX Guimarães ter tentado deixar de pertencer ao distrito de Braga e passar para o do Porto na sequência de um incidente grave com procuradores de Guimarães que se dirigiram a Braga para uma reunião no governo civil em 1885.
Hoje, e bem, essa rivalidade circunscreve-se (quase só) ao futebol que foi o "herdeiro" das controvérsias do passado e é hoje o expoente visível da competição,digamos assim, entre as duas comunidades.
Que já assumiu muitas formas ao longo dos séculos como é sabido.
Até na banca quando em pleno século XIX, por alturas de 1850, foi liberalizada a emissão de papel moeda aos bancos privados (até então apenas o Banco de Portugal o podia fazer) o que teve como consequência que em Portugal passassem a existir nove bancos com essa capacidade.
Em Lisboa o Banco de Portugal, no Porto cinco bancos privados, no Minho o banco do Minho e depois,é claro, o Banco Comercial de Braga e o Banco de Guimarães!
À excepção óbvia do Banco de Portugal,que ainda hoje existe, todos os outros tiveram vida mais ou menos efémera mas não deixa de se registar a curiosidade de em tempos idos Guimarães e Braga terem tido cada uma o seu banco no quem em termos nacionais apenas foram acompanhadas por Lisboa e Porto.
Rivalidades são rivalidades.
Depois Falamos.

4 comentários:

Mr.Karvalhovsky disse...

Porém, acontece que derivado da aselhice desportiva / política, ultimamente Guimarães tem vindo a perder terreno em todas as frentes:

No clube, com a má gestão que todos sabemos, temos ficado sempre atrás na classificação (salvo esporádicas excepções), frequentemente fora dos objectivos a que nos propomos no início da época, com equipas menos competitivas e sem evolução em termos de perspectivas para outros voos no futuro, visto que, ao invés, se verifica cada vez mais uma menor ambição no clube. Algo assustador, visto que vai contra o nosso ADN.

Na cidade, também já se começa a fazer sentir com maior incidência a nossa perda de competitividade. Para isso, basta olhar para os custos impraticáveis na habitação (que afasta grande parte da população da classe média e média baixa de concelhos vizinhos que se podia fixar em Guimarães, ou mesmo vimaranenses que acabam por ir procurar casa para Famalicão, etc), trânsito caótico (considerado o 3º pior do país, apenas atrás de Lisboa e Porto), ou a falta de emprego (sobretudo especializado em que é praticamente inexistente, fazendo por exemplo com que o pessoal recém-formado na UM não crie raízes em Guimarães "fugindo" para outros lados).
O maior indicador desta perda de terreno para braga, pode facilmente medir-se através dos números da população que tem vindo a diminuir (já temos cerca de menos 20.000 pessoas em relação a eles).

Espero ainda assim que a maioria dos vimaranenses estejam atentos a estes sintomas sociológicos que se verificam em Guimarães, pois não me parece que estejamos a trilhar um bom caminho.

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
De facto há indicadores em relação a Guimarães, quer políticos quer desportivos, que não apontam no melhor sentido.
No campo desportivo o Vitória é actualmente o terceiro clube do Minho e segundo do concelho em termos classificativos e embora irro seja reversível em relação ao Moreirense não o é em relação ao Braga que ficará uma vez mais à nossa frente. E esta subalternidade era inimaginável anos atrás.
Na politica para além de Braga também Famalicão tem demonstrado uma competitividade que atrai cidadãos e empresas de forma cada vez mais acentuada sendo conhecido o caso de várias delas que sairam de Guimarães e foram para Famalicão.
Uma situação que preocupa sem dúvida quem andar atento às realidades e não se deixar seduzir por propagandas diversas.

Mr.Karvalhovsky disse...

Sem dúvidas. É por isso que me fazem muita confusão as sucessivas maiorias absolutas conquistadas pelo PS.
Se isto não mudar em breve, Guimarães vai ficar com um atraso que levará muitos anos a conseguir recuperar... O que é lamentável para Guimarães, que é uma cidade com um potencial bem maior do que aquilo que tem vindo a demonstrar. Tenho a forte convicção de que podemos fazer melhor.
Contudo, é bastante frustrante (pelo menos para mim) assistir ao rumo dos acontecimentos, sem sentir qualquer mudança, seja por parte de quem gere o município, seja na mentalidade da maioria dos eleitores que aparentam estar adormecidos perante este cenário.

luis cirilo disse...

Caro Mr.Karvalhovsky:
É um caso de estudo.
Sinceramente acho que em Guimarães se perdeu o espirito critico e reivindicativo que durante tanto tempos nos caracterizou