sábado, outubro 13, 2018

Manaca

A propósito de uma publicação do meu amigo José Paulo Fafe ,na sua página de facebook, em que referia o antigo jogador Manaca num contexto comparativo,digamos assim, relembrei esse célebre jogo com o Sporting em que um auto golo desse jogador deu o triunfo aos "leões" e desatou uma indignação sem fim em Guimarães.
Ao ponto de o jogador, ao que me recordo, nunca mais ter vestido a camisola do Vitória.
É um jogo e um auto golo de que ainda hoje se ouve falar com frequência, especialmente em Guimarães, porque tendo decidido a partida a favor do Sporting teria também peso decisivo na conquista do campeonato pelos lisboetas dado tratar-se da penúltima jornada da prova.
E como Manaca tinha vindo para o Vitória precisamente do Sporting todas as teorias da conspiração apontavam para um frete ao antigo clube e um auto golo propositado para facilitar o triunfo leonino e consequente conquista do titulo.
Foi em 1980, há quase quarenta anos, mas recordo-me de ter assistido ao jogo tal como me recordo bem do lance do auto golo em que Manaca em disputa com um adversário, creio que Jordão mas disso não tenho a certeza, cabeceou na direcção da própria baliza sem que o guarda redes Melo pudesse fazer algo.
E devo dizer que ainda hoje estou convencido que não houve intenção e que o auto golo resultou de um lance fortuito como tantos que acontecem no futebol em que apenas ao azar próprio do jogo se podem atribuir responsabilidades.
O azar do Manaca foi que os condicionalismos desse Vitória-Sporting(jogo decisivo para o titulo, penúltima jornada, ter vindo para Guimarães de Alvalade) estavam contra ele e por isso ainda hoje se lhe aponta o dedo como responsável de um frete que estou perfeitamente convencido que não cometeu.
Por mim prefiro recordar Manaca como um bom  jogador que fez ao serviço do Vitória duas excelentes temporadas e que apenas saiu por esse infortúnio.
Depois Falamos

2 comentários:

King_vsc disse...

Lembro-me desse fatídico auto-golo, o mais conveniente para a equipa do Sporting, o que lhe valia o titulo dessa época.
Depois de várias épocas de leão ao peito com títulos de campeão nacional e taça de Portugal, Manaca era um sportinguista assumido!
A dúvida quanto ao frete vai persistir.
Ontem, como hoje, a obscuridade permanece enraizada no futebol nacional e não só...
Como diria o poeta Camões: " ...Que outro valor mais alto se alevanta ".
Infelizmente, tudo se joga dentro e fora das quatro linhas, com conspirações que (não) lembram ao diabo!
Quanto ao Manaca, foi para a equipa do Estoril da 2ª divisão, a qual ajudou a subir à 1ª e capitaneou.
Pelo que sei, vive no Canadá.

luis cirilo disse...

Caro king_vsc:
Por isso esctevi que ainda hoje se fala desse golo.
Para mim foi imvoluntário mas como deu jeito ao SCP para ser campeão ficaram sempre as suspeitas ao longo dos tempos.
Quanto ao Manaca há muitos anos que não ouço falar dele.