sábado, outubro 06, 2018

Desapontamento

Votei em Marcelo Rebelo de Sousa.
Parecia-me, e ainda hoje estou certo disso, o melhor candidato presidencial dentro do naipe que se apresentou às eleições e que ofereceu aos portugueses a escolha quanto a quem queriam como Presidente da República.
E nesse contexto não estou arrependido do meu voto.
Mas admito, sem qualquer problema, que o seu mandato me tem causado um desapontamento em crescendo por razões que se prendem com o posicionamento político mas também com a interpretação pessoal que faz do exercício da presidência.
Não gosto da colagem ao governo ,em que me parece esquecer a isenção a que está obrigado dando a ideia de ser "controlado" pelo PM, nem da forma como agiu na substituição da PGR Joana Marques Vidal em que deu a clara ideia de andar a baralhar as pessoas (há vichyssoises eternas ?) para no fim fazer o que o governo queria e que do meu ponto de vista não era o que o país precisava e menos ainda da forma como em relação a Tancos exibe uma impotência que desqualifica o cargo com repetidas exigências de apuramento da verdade a que ninguém parece dar ouvidos.
Mas também não gosto de algumas posturas pessoais.
São demasiadas selfies, demasiados momento de banalização do cargo como as várias entrevistas em calções de banho, demasiadas declarações públicas em que se pronuncia sobre tudo e razoável numero de vezes sobre "nada", demasiados momentos televisivos que o levam a aparecer com a mesma frequência do apresentador do boletim metereológico!
Mas é na colagem à popularidade do desporto que ultimamente me tem desiludido mais.
Se já tinha esfregado os olhos de espanto ao ver o Presidente da República aparecer no "flash interview" de um jogo da selecção nacional a comentar o jogo como um treinador ou jogador e tivera dificuldade em acreditar quando o vi "invadir" o balneário de João Sousa enquanto o tenista tomava banho depois de vencer o Estoril Open a minha dose de tolerância perante tanto populismo esgotou-se com a declarações quanto a este triste caso em que está envolvido Cristiano Ronaldo.
Um assunto sobre o qual um PR em nome da sensatez, prudência, recato e respeito pelo caminho que a Justiça há de fazer evitaria sequer um comentário num circulo de amigos quanto mais uma declaração publica nos termos em que foi feita.
Um Presidente da República não comenta assuntos daqueles.
Nunca!
E por isso não sendo daqueles que jura por todos os "santinhos" que nunca mais vota em Marcelo sou daqueles, muitos acredito, que gostariam de o ver rectificar seriamente a forma como exerce o cargo de Presidente da República para em 2021 poderem olhar a sua inevitável recandidatura com...simpatia digamos assim.
Depois Falamos

2 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
Realmente o 'tio' Marcelo banalizou o cargo. E parece estar a apoiar o governo, digo parece, porque sabemos que o 'tio' gosta muito de uma facada nas costas dos adversários -e nada melhor para uma facada do que estar perto da vítima.

Mas deveria ser melhor que os canalhas republicanos, socialistas e jacobinos, que andam à babugem das ondas. Assim não vai lá. Para a próxima voto no comunista -ao menos não engana ninguém!

luis cirilo disse...

Cara il:
Assim é. Mas acho que ele anda a brincar com o fogo. Veremos...