domingo, outubro 28, 2018

Certeza

Foto: Zerozero.pt

Defendo,de há muito, que Vitória e Sporting de Braga devem manter as melhores relações institucionais ,tantos são os assuntos em que devem convergir no mútuo interesse, deixando para os recintos de jogo e para as bancadas (e aqui de forma racional) a rivalidade que caracteriza a relação de sempre entre os dois clubes.
 Este fim de semana houve mais um derbi. 
Bem disputado no terreno de jogo, com grande apoio nas bancadas a ambas as equipas embora esmagador em relação ao Vitória que tinha 25.000 adeptos no estádio contra os 1500 do adversário, mas infelizmente manchado por jogadas e truques vindos do lado de lá da Morreira para tentarem destabilizar o Vitória e criarem um ambiente incandescente no interesse exclusivo dos seus autores. Foram os comunicados sobre bilhetes e lugares na bancada, foi a rábula ainda mal explicada da entrada tardia dos adeptos bracarenses, foram as tarjas colocadas e roubadas, foi o discurso incendário de um pateta chamado Abel (antes e depois do jogo mais o seu comportamento irresponsável no banco) que não passa da "voz do dono", foram as queixas sobre um apedrejamento ao autocarro que ninguém viu e do qual não existe qualquer prova, foram as provocações nas redes sociais vindas do próprio clube bracarense.
Foram, finalmente, as hipócritas tentativas de pregar moral, do clube e do pateta, sobre factos que em Braga se repetem jogo após jogo com uma gravidade bem maior e consequências bem piores. 
Das demoras da entrada dos adeptos às agressões e apedrejamentos a autocarros adversários.
 A actual direcção do Vitória tem ao longo dos tempos procurado manter um relacionamento civilizado com a direcção do Braga,a bem de ambos os clubes, não relevando provocações, desconsiderações e faltas de cortesia. 
Do meu ponto de vista até aturou bem mais do que seria admissível. 
O excelente comunicado que publicou depois do jogo de sexta feira terá significado, assim espero, o fim da paciência para com o lado de lá da Morreira e para as continuas atitudes de provocação que mais não são do que a demonstração de um inequivoco complexo de inferioridade que nem os resultados desportivos da última década conseguem atenuar. 
E por tudo isto reitero a minha certeza em duas coisas. 
Uma é que Vitória e Braga devem entender-se de forma racional e civilizada no seu mútuo interesse.
 A outra é que isso será impossível enquanto o clube do lado de lá da Morreira for presidido por quem é! 
Porque educação, civismo, fair play, racionalidade são conceitos que desconhece e desconhecendo-os naturalmente não os pratica.
 Melhores dias virão.
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Tem razão Sr Luis Cirilo. Este comportamento pateta de dirigentes e treinadores só serve para tirar dignidade ao desporto. Em Braga preferem imitar o negativismo esquizofrénico dos clubes da capital.

Em relação aos adeptos constatamos que só enchem o estádio, e vão aos jogos fora, quando estão em primeiro. Logo que descem na tabela já não são tão adeptos quanto isso...

Miguel Leite

Francisco Guimarães disse...

Miguel Leite: "Enchem o estádio?" Qual?

Jogo de "candidatos ao titulo", jogo na pedreira com mais espectadores esta época:
SC Braga 1-0 Sporting CP 16.038 Espectadores

Jogo normal, habitual do Dom Afonso Henriques:
Vitória SC 1-0 CD Tondela 20.128 Espectadores.

Se eles enchem estádio com o Sporting CP, nós então, "rebentamos pelas costuras" com o CD Tondela!!!! Eheheh.
Factos são factos e as estatisticas oficiais não mentem, não se deixem levar por tretas da comunicação social paga pelos de Braga.
Mais factos, derby:
Vitória SC 1-1 SC Braga 26.170 Espectadores
E para comparar, um dos grandes estarolas contra um ex-campeão, ex-condenado pela justiça:
Sporting CP 3-0 Boavista FC 27.784 Espectadores.

Fonte: http://ligaportugal.pt/pt/liga/estatisticas/espectadores/jogo/20182019/liganos

luis cirilo disse...

Caro Miguel Leite:
Deixá-los entretidos com as suas manias. A nossa tarefa é repor a ordem natural das coisas e ficarmos à frente deles nos campeonatos

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
Contra números não há argumentos.
E os nossos números são bem melhores que os deles