domingo, outubro 21, 2018

Dever Cumprido

Foto: zerozero.pt

A Taça de Portugal é uma prova mítica, de largo historial e tradição, mas infelizmente sem verdade desportiva por culpa daqueles que se acham "donos disto tudo" e de uma FPF que infelizmente lhes apara o jogo.
Porque para uma prova ter verdade desportiva precisa, desde logo e como característica fundamental, de ter regras iguais para todos independentemente da sua dimensão e influência nos bastidores do futebol.
E nesta edição, como em edições anteriores, de que adianta fazer sorteios condicionados à regra de o clube do escalão inferior receber na sua casa o clube do escalão superior se depois os "donos disto tudo" arranjam sempre forma de desviarem os jogos para estádios pseudo neutros mas em que eles desfrutam de todas as vantagens?
O que aconteceu com o Sertanense (Benfica) e com o Loures (Sporting) tem apenas uma definição:
Pouca vergonha!
E pergunto-me se o Portimonense (Cova da Piedade) e o Nacional (Lusitano de Vildemoinhos) também tivessem desviado os seus jogos para campos pseudo neutros teriam sido eliminados como foram aos jogarem nos estádios dos adversários que os eliminaram.
O Vitória, esse, cumpriu o seu dever.
Jogou em Valença do Minho, num pequeno estádio, os seus adeptos fizeram do jogo uma festa do futebol que mereceu a admiração dos adeptos e dirigentes adversários e a equipa levou o jogo "a sério" entregando-se a ele com grande profissionalismo e conseguindo um resultado dilatado mas adequado ao que se passou dentro das quatro linhas.
E embora a desproporção de forças não permita tirar grandes ilacções tem de ser considerar como muito positivo o facto de Estupinan ter aproveitado o tempo que lhe foi dado para fazer dois golos à ponta de lança, para outros avançados como Guedes,Boyd e Davidson também terem marcado e para a equipa ter estado globalmente bem.
Sexta feira frente ao Braga a "música" terá de ser bem outra mas este triunfo seguramente que terá contribuído para a moralização da equipa e especialmente dos seus avançados.
Depois Falamos.

2 comentários:

Saganowski disse...

Sobre as mudanças de estádio, também acho que desvirtua a competição e tira a muitas localidades pequenas a possibilidade de verem nos seus estádios os craques que só costumam ver na televisão. E com isso vem gente e a economia de uma pequena vila ou cidade recebe um grande fluxo financeiro.

No entanto, os clubes também ganham se mudarem para estádios maiores, quando jogam com clubes de campeonatos mais competitivos. O Sertanense deve ter feito em Coimbra uma receita que deve ter dado algum desafogo financeiro ao clube para os próximos tempos...

No que ao nosso Vitória diz respeito (e é isso que nos importa), o resultado foi "à moda antiga" e um excelente tónico para o grande derbi que se avizinha!

O Vitória está também de parabéns pela feliz ideia da transmissão do jogo via redes sociais. Permite que mais adeptos vejam o jogo (até mesmo os que estao fora do país), permite que outros se interessem pelo clube e pode garantir com isso proventos financeiros no futuro. Que bom seria se o próximo jogo se pudesse ver também nas redes sociais!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Há ma regra de ouro para uma competição ter verdade desportiva: Regulamentos iguais para todos.
E pôr o Vitória a jogar em Valença com o Valenciano enquanto Benfica e Sporting jogam em campos pseudo neutros é aldrabar a verdade desportiva.
Percebo a questão da receita mas os jogos são para ganhar e não para comprar.