quarta-feira, outubro 31, 2018

Évora

 O partido Aliança realizará o seu primeiro congresso em Évora nos dias 9 e 10 de Fevereiro de 2019.
Dito assim parece não ter nada de especial nem encerra outra novidade que não a da cidade escolhido pelo novel partido para realizar o seu congresso fundador e eleger os seus primeiros orgãos nacionais.
Mas a realidade é outra.
Portugal vive em democracia desde 1974 e nos 44 anos decorridos, por incrível que pareça, nunca o Alentejo (distritos de Portalegre, Évora e Beja) acolheu um congresso partidário ou até reuniões de orgãos intermédios dos partidos estruturantes do regime.
Confesso que nunca percebi a razão.
Nos partidos de esquerda, nomeadamente o PCP, é deveras estranho dada a implantação de que sempre gozaram no Alentejo e que faz com  que por lá tenham muitos militantes e simpatizantes que naturalmente gostariam de acolher um congresso.
No PS e no PSD também nunca percebi porque não apostaram no Alentejo para a realização dos seus congressos até como forma de dinamizarem os respectivos partidos na região e aumentarem a sua base eleitoral e de militantes.
O CDS percebo melhor face à sua quase nula representatividade naquela região do país.
Mas o Aliança veio para fazer diferente e fazer melhor.
E por isso entendeu fazer o que os outros nunca tinham feito, dar ao Alentejo a importância que os outros nunca tinham dado e realizar o seu primeiro congresso em Évora reconhecendo que a capital do Alentejo tem todas as condições para a realização de um evento desta natureza.
Que já merecia há muito!
Depois Falamos.

2 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
Realmente nunca tinha pensado que ninguém foi ao Alentejo.

Quanto ao PCP entendo -não há casas. Os comunistas não vão para os hotéis -vão para casa dos camaradas e simpatizantes que disponibilizam quartos. É mais fácil na zona de Lisboa, do que em Beja.


Eu talvez lá vá estar -afinal se não vir como foi, não vou poder contar :)
Já agora parabéns -no meu feed veio-me a notícia da sua nomeação para … trabalho, no arranque da Aliança.

luis cirilo disse...

Cara il:
Espero que apareça.Estou convencido que vamos fazer um congresso diferente do que é habitual ver-se noutros partidos.
Tem toda a razão quanto à nomeação.É mesmo para trabalho,muito trabalho. O ser em Évora, num Alentejo em que nunca nenhum partido apostou para um congresso,já é uma forma de marcar diferenças