domingo, outubro 28, 2018

Dez Conclusões

Foto:zerozero.pt

Dez conclusões sobre o Vitória - Braga:

1) Foi um verdadeiro dérbi, na linha dos grandes dérbis do passado, com emoção, disputa do resultado, equilíbrio e polémica antes,durante e depois do jogo.
2) Grande ambiente no estádio com 25.000 vitorianos  a darem à equipa um apoio inigualável nos estádios deste país perante 1500 braguistas que fizeram o que puderam para se fazerem ouvir.
3)O Os adeptos do Braga entraram no estádio já o jogo decorria há mais de vinte minutos aguardando-se agora que o inquérito entretanto aberto esclareça as razões e os responsáveis. Para já suspeita-se que alguns lamentos se baseiem apenas em hipocrisia.
4) O Braga, jogando fora, alinhou com o seu equipamento principal (como deve acontecer sempre nos dérbis) ficando agora a curiosidade de ver como vai vestir o Vitória no jogo da segunda volta.
5) Luís Castro alinhou um claro 4x3x3 com dois extremos abertos e um único ponta de lança deixando aos laterais e aos "transportadores" André e Tozé a responsabilidade de "alimentarem" o ataque. E o modelo mostrou evolução e consolidação de processos.
6) O Vitória entrou melhor,, a controlar o andamento, e marcou para depois na natural reacção do Braga este chegar ao ataque e conhecer alguma supremacia até ao intervalo. Na segunda parte o Vitória voltou a entrar melhor,desperdiçou duas ou três claras oportunidades, mas depois quando os bancos "falaram" o Braga mostrou argumentos superiores (Paulinho,Fransérgio,Fábio Martins) a que o Vitória não conseguiu responder e acabou o jogo a pressionar o ultimo reduto vitoriano.
7) Na equipa vitoriana Tozé foi o melhor mas Guedes, Wakaso, Sacko e Pedro Henrique também estiveram em bom plano.
8) Nas substituições Luís Castro não esteve particularmente bem. A entrada de Estupiñán foi uma boa decisão mas Rincon em nada justificou a aposta e Pêpê entrou tarde e a substituir o jogador "errado" porque há já alguns minutos que se justificava a saída de André André e não a de Tozé. 
E, em bom rigor, num dérbi com aquela intensidade e peso psicológico talvez se justificasse bem mais a entrada de Célis pela experiência e intensidade do que a de um jovem ainda algo inexperiente neste tipo de jogos.
9) Hugo Miguel fez um trabalho inseguro, miudinho e portanto deveras irritante. Especialmente pela subserviência perante as manifestações desabridas do treinador e restante banco do Braga. Não teve influência no resultado mas teve um desempenho sem qualidade nem coragem.
10) Este jogo fica tristemente marcado pela morte de um adepto vitoriano na bancada nascente  fruto de um ataque cardíaco. Razão mais que suficiente para se repensar seriamente o socorro nas bancadas do estádio D.Afonso Henriques. 

Em suma foi um jogo, intensamente disputado (como convém a qualquer dérbi) e com um resultado final adequado aquilo que se passou em campo durante os 96 minutos da partida.
Se uma das equipas tivesse ganho não seria injusto mas assim foi mais justo.
Manda a verdade que se diga que o Braga ainda tem melhor plantel, e portanto melhor equipa, mas a diferença qualitativa entre ambas as equipas reduziu-se de forma substancial e hoje em termos de valores individuais há um equilíbrio bem maior do que em temporadas anteriores.
Na próxima jornada o Vitória vai ao Boavista e esse é outro jogo em que o triunfo valendo apenas três pontos ...vale mais do que isso!
Depois Falamos.

4 comentários:

Unknown disse...

Pessoalmente achei que o Vitória foi pouco ambicioso, com excepção dos primeiros minutos até ao golo. A partir daí os nossos extremos passaram a ser laterais. Preocupante a falta de qualidade da equipa B e sub 19. Vergonhoso é também a falta de apoio das modalidades e falta de interesse desta direcção por quem liberta muito suor por esta camisola. Uma palavra de apreço para o Vigário por ter marcado 2 golos a uma equipa que apanhou 7 na jornada anterior. Foi dedicado a uma certa rádio. H.M.

luis cirilo disse...

Caro H.M.
Achei curiosa a referência à dedicatória dos golos do Vigário a uma rádio.
Mas não percebi a que se referia.
Quer explicar?
QUanto ao jogo devo dizer que gostei do Vitória. Teve períodos de domínio, inclusivé na segunda parte, e outros em que foi dominado o que não admira face à valia adversária.

Unknown disse...

A uma rádio de Coimbra, mal educada. Acho que se chama RUC. H.M.

luis cirilo disse...

Caro H.M.
Não sabia. Mas fiquei satisfeito pelos golos do Vigário.