domingo, outubro 14, 2018

Boa Onda

É indiscutível que a selecção nacional está numa dinâmica de vitória independentemente do adversário e das experiências que Fernando Santos vem fazendo na equipa para fazer frente a abaixamentos de forma, ausências mais ou menos...inexplicáveis e jogadores que pela lei da vida vão terminando as suas carreiras.
Não é certamente por acaso que o seleccionador já deu a internacionalização a trinta e oito jogadores incluindo as estreias , hoje, de Hélder Costa,Pedro Mendes e Cláudio Ramos que cumpriram os seus primeiros minutos como internacionais A.
Depois do triunfo na Polónia, em jogo a contar para a Liga das Nações, hoje foi a vez de visitar a Escócia (longe dos seus melhores tempos) para um particular que tinha como objectivo rodar jogadores menos utilizados e em simultâneo permitir ao treinador ver em acção alguns estreantes bem como jogadores que ultimamente não tinham sido chamados.
Por isso procedeu a dez alterações no equipa inicial em relação ao jogo anterior, apenas se mantendo Rúben Dias ele próprio com muito pouca experiência ainda em termos de selecção, nas quais algo inexplicavelmente não se incluiu Cláudio Ramos que apenas jogou os últimos minutos (não sei que dúvidas tem em relação a Beto e que futuro tem este na selecção aos 36 anos...) mas da qual fizeram parte o estreante Hélder Costa e os quase estreantes Kevin Rodrigues, Sérgio Oliveira e Bruma.
E Portugal não estranhou as rotações fazendo uma exibição tranquila, especialmente a partir da meia hora de jogo, controlando completamente o adversário e desenvolvendo algumas jogadas de bom recorte sem nunca descurar a segurança defensiva.
Fez três excelentes golos por Hélder Costa, Eder e Bruma e sofreu um no ultimo minuto do jogo, no melhor lance de ataque dos escoceses, que deram ao resultado uma expressão justa e que se adequa ao decorrido ao longo dos 90 minutos.
Dir-se-à que esta Escócia é hoje uma equipa de terceiro nível europeu mas isso não retira mérito a Portugal que também jogou, sem desprimor para os utilizados, com quase uma equipa B face às ausências ou não utilizações de Ronaldo, Bernardo Silva, Rui Patrício, André Silva,Pepe, José Fonte,William Carvalho Quaresma,etc.
Dos estreantes há a registar a prometedora exibição de Hélder Costa enquanto Pedro Mendes e Cláudio Ramos tiveram muito pouco tempo de jogo para se poder fazer qualquer tipo de juízo sobre as suas exibições. Outras oportunidades terão assim se espera.
Em suma a seleção está numa boa sequência de triunfos (Itália,Polónia,Escócia) a que urge dar consequência nos jogos do próximo mês em Itália e com a Polónia em Guimarães.
Depois Falamos

2 comentários:

luso disse...

Sempre se confirma que poderemos ter a final four em Guimarães?

luis cirilo disse...

Caro luso:
Não faço a mínima ideia