sábado, outubro 17, 2015

Mau serviço

Já fui um espectador razoavelmente atento dos programas de análise futebolistica das nossas televisões.
Desde os tempos do "Donos da Bola" na SIC.
Tive até o imenso prazer de durante um ano ser comentador num desses programas ( o "A Bola é Redonda" no Porto Canal) juntamente com pessoas de quem já era amigo ou de quem fiquei amigo depois dessa experiência.
E onde na maioria dos casos (houve infelizmente duas excepções) a vivacidade com que debatíamos e defendíamos os nossos clubes nunca foi impeditiva de um relacionamento cordial que muitas vezes proporcionava que no fim dos programas ainda ficássemos nos estúdios a conversar amigavelmente sobre futebol.
Pessoalmente fiquei com gratas memórias desse programa e a satisfação de nunca me ter aborrecido com ninguém por causa do que lá debatíamos.
Infelizmente nos últimos dois ou três anos, mas especialmente esta época, os programas de SIC-N/RTP-3/TVI 24 (especialmente neste canal) sobre futebol tem-se transformado num espectáculo cada vez mais vergonhoso de cegueira clubistica, de fanatismo descontrolado, de debates a raiarem o insulto.
Uma autêntica vergonha.
O que se passou então no último programa "Prolongamento" da TVI24 ultrapassou as raias do admíssivel e provocou até o abandono em directo (como a foto documenta) de Eduardo Barroso farto de aturar um sujeito que é impossível de ser aturado.
Confesso que há anos que deixei de ver esses programas com um mínimo de regularidade.
Ás vezes lá espreito um ou outro mas rapidamente mudo de canal por absoluta falta de paciência para aqueles "produtos" televisivos.
Onde até tenho amigos a comentarem mas que se tornarem insuportáveis de ver (os programas não os amigos) por três razões:
Uma pela descida acentuada de nível.
Outra porque não são programas para falarem de futebol mas apenas de três clubes numa perspectiva de autêntico fanatismo.
E outra ainda porque não estando o Vitória representado nesses painéis pouco me importa o que lá se diz.
Quando quero ouvir opiniões televisivas sobre futebol, com fundamento,inteligência, substrato e conhecimento de causa então "limito-me" a ouvir comentadores como Ribeiro Cristovão, David Borges, Bernardino Barros, António Tadeia, Luís Freitas Lobo ou até Rui Santos.
Os painéis é que não.
Porque prestam um péssimo serviço ao futebol e à sociedade. 
Depois Falamos

Sem comentários: