sexta-feira, outubro 23, 2015

Jornada Invulgar

A jornada europeia desta semana correu de forma algo invulgar para as equipas portuguesas.
Porque quase todas ganharam.
E excepção foi o Benfica, derrotado pelo Galatasaray, num jogo em que o empate seria o resultado mais justo mas em que o triunfo encarnado também não sairia fora do que foi a lógica e o desenrolar da partida ao longo dos 90 minutos.
De resto...só triunfos.
O Porto com uma vitória tranquila, mostrando uma vez mais que Lopetegui está bem melhor nas Liga dos Campeões do que na Liga nacional, a caminho do apuramento para a  fase seguinte.
O Sporting ,contra um adversário modesto que lhe permitiu poupar muitos jogadores para o derbi de domingo, goleou e está também ele no bom caminho para continuar na Liga Europa.
O Braga defrontando o Marselha, e bem se sabe como as equipas francesas são...complicadas, conseguiu um meritório triunfo depois de nos últimos minutos quase ter deixado ir por água abaixo o pecúlio até então amealhado.
Em condições normais o apuramento também não lhe escapará.
E finalmente o Belenenses.
Que à partida tinha o adversário mais difícil nesta Liga Europa de todas as equipas nacionais, porque jogava fora de casa e o Basileia é "cliente" habitual da Liga dos Campeões, conseguiu um excelente triunfo que o coloca de novo na corrida pelo apuramento para a fase seguinte.
Sobre este triunfo "azul" direi mais duas coisas.
Uma é que como vitoriano é sempre um prazer ver o Basileia perder.
Ainda para mais quando do outro lado está uma equipa portuguesa na qual alinha o jogador(João Amorim) mais internacional de sempre das camadas jovens do Vitória.
A outra é para realçar o acerto com que o Belenenses foi ao mercado nos últimos dias em que este esteve aberto.
As contratações dos avançados Luís Leal (na foto) e de Kuka (esteve para vir para o Vitória B em Janeiro de 2013...mas não veio) deram à equipa um "poder de fogo" que não pode ser negligenciado pelos seus adversários.
Em suma tivemos uma jornada bem positiva.
Depois Falamos

P.S. Luís Leal é um dos melhores pontas de lança que por aí anda desde os tempos do Estoril.
Infelizmente a cegueira dos responsáveis (no caso Paulo Bento) para tudo que não seja SLB/FCP/SCP impediu a sua chamada à selecção nacional.
E agora aos 28 anos, na plena maturidade futebolistica que tanto jeito daria a uma selecção à procura de pontas de lança, já é tarde.
Porque entretanto, e sendo detentor de dupla nacionalidade, já jogou por S. Tomé e Princípe!

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo. Finalmente concordo com um comentário seu. Assim vale a pena ler o que escreve. Um comentário sem azia, sem ironia e respeitando uma verdade indesmentível. Penso que agora começa a sentir a força do ScBraga e do seu presidente. Devia alterar aquela sua crónica de início de época, quando disse que o ScBraga tinha o pior plantel dos últimos anos, e que o Vitória ficaria em 4º lugar e o SCBraga em 5º lugar. Abraço e saudações braguistas!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O que escrevi no inicio de época era o que pensava face aos planteis das duas equipas.
Entretanto o Braga reforçou-se bem (Hassan, Wilson Eduardo,Rui Fonte)e tem feito o seu trabalho de forma competente.
O Vitória não.
E por isso hoje a classificação traduz essas duas realidades.
Agravada pelo facto de o Braga ter acertado no treinador logo à primeira e o Vitória nem à segunda!

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo:
Permitam-me que corrija algo que escreveu no comentário anterior. A publicação em que fez a dita previsão de um Vitória 4º classificado e um Braga 5º foi feita no dia 5 de Agosto. Rui Fonte foi oficializado pelo Braga no dia 30 de Julho. De então para cá, entraram Hassan, Stoijljkovic, Wilson Eduardo, Aarón, F. Augusto e Arghus e saíram Aderlan Santos, Tiago Gomes e Pedro Tiba. Do lado do Vitória não me estou a recordar de entradas ou saídas na recta final do mercado, mas posso estar errado.

O onze base do Braga nos últimos jogos tem sido Kritciuk; Djavan, R. Ferreira, Boly, Baiano; Vukcevic, Mauro; Rafa, R. Fonte, Stoijljkovic e Alan. André Pinto, até então totalista, está lesionado desde o derby, Luiz Carlos tem discutido a titularidade com Mauro em alguns jogos, Hassan tem sido utilizado na Liga Europa em detrimento de Stoijljkovic, que não está inscrito e Matheus em detrimento de Kritciuk. Ora, portanto, de 5 de Agosto para cá, o que o mercado trouxe ao Braga foi a entrada de um ponta-de-lança (Stoijljkovic ou Hassan) para o onze e a perda da dupla de centrais titular (André Pinto apenas temporariamente).

A sua previsão está a falhar redondamente e não se deveu ao mercado. Foi uma análise mal feita, acontece.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Quando se fazem previsões corre-se sempre o risco de errar. Embora a previsão seja para um campeonato de 34 jornadas e não apenas de oito como se infere das suas palavras. Neste momento há uma tendência mas não mais que isso.
Relativamente ás entradas e saídas limito-me a constatar quem está porque é com esses que os clubes jogam.
Não me peça,porque era perder tempo, que me preocupe com detalhes de datas de entradas e saídas de jogadores do Braga.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo:
O detalhe das datas veio apenas na sequência de mostrar que, à data da sua previsão, do onze preferido de Paulo Fonseca apenas Hassan e Stoijljkovic não pertenciam ao plantel, sendo que o treinador arsenalista tem por hábito emparelhar apenas um destes dois com Rui Fonte.
Logicamente que a sua previsão é a 34 jornadas e eu apenas referi que ela está a falhar e não que já falhou. Mas o projecto do Vitória com Armando Evangelista, que era o treinador à data da previsão, já ruiu. Veio Sérgio Conceição que em 5 jogos conseguiu perder um derby no DAH, ser goleado em Alvalade, ser eliminado das duas Taças e amealhar um ponto, em casa, diante do, até então, último classificado. Do outro lado, o SC Braga arrancou aos soluços, mas embarcou numa série de 6 vitórias e 2 empates nos últimos 8 jogos, ocupa o 4º lugar, fez o pleno de vitórias na 1ª volta da fase de grupos da Liga Europa e está em prova nas duas Taças internas. Ou seja, o Braga está neste momento em 4 provas, dentro dos objectivos em todas, enquanto que o Vitória luta, neste momento, apenas para fugir aos lugares de despromoção, com metade dos pontos do Braga.
Para concluir, gostaria que me dissesse assertivamente: alguma coisa do que previu está a bater certo? Chegou a dizer que com um treinador que lhe desse garantias, o Vitória terminaria 10/12 pontos à frente do Braga. Já ficou claro que não concordou com as contratações de Evangelista nem Conceição, pelo que não vou equacionar esta premissa, mas à luz do que disse e, face a uma eliminação europeia precoce, não seria expectável, na sua ideia, que o Vitória e o Braga tivessem nos papéis contrários aos que estão neste momento?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Já disse, mas volto a repetir, que o Braga tem sido competente na gestão da época desportiva e o Vitória não.
Quando me fala de Evangelista concordará que nunca acreditei no seu sucesso e por isso não me venha falar a mim de ruinas quanto ao seu projecto.
Sérgio Conceição não foi uma boa escolha,continuo a dizê-lo, mas tem atenuantes apesar de tudo.
Não fez a equipa, não foi o responsável pela pré temporada, não foi o responsável por erros e omissões nas contratações de jogadores.
Para mim o expectável seria o Vitória, bem treinado e bem dirigido, ter nesta altura mais sete ou oito pontos e estar em todas as frentes.
Se não está é por exclusiva responsabilidade própria