sábado, outubro 03, 2015

Um Sorteio Engraçado

É comum dizer-se que a Taça de Portugal é a festa do futebol.
Desde logo porque ao contrário dos campeonatos profissionais leva a competição a todos os distritos do continente e ilhas.
Mas também porque permitindo o confronto entre equipas de diversos escalões suscita que de vez em quando apareçam os chamados "tomba gigantes" que dão um sabor especial à competição pelo inusitado de equipas mais fracas eliminarem outras de poderio bem superior.
No sorteio esta semana realizado dos jogos da terceira eliminatória, já com as equipas de escalões profissionais, estreou-se uma nova modalidade de sorteio num futebol que definitivamente é avesso aos sorteios puros e simples.
Nesta fase as equipas da 1ª Liga não podem jogar entre elas (porquê?)e tem de jogar obrigatoriamente fora de casa (porquê?)naquilo que pretende ser, mas não é, uma promoção da incerteza na competição.
Devo dizer que não concordo nada com sorteios condicionados, na Taça ou no campeonato, mas reconheço que devido a essa imposição se vão realizar alguns jogos bem interessantes em especial para os visitados.
O Vitória vai a Penafiel, o Benfica a Viana do Castelo (uma cidade e um distrito que por incrível que pareça nunca tiveram uma equipa na 1ª liga),o Porto à Póvoa de Varzim, o Sporting a Vila Franca de Xira, o Moreirense ás Aves (num jogo de grande rivalidade local dado serem freguesias vizinhas),o Braga a Viseu, a Académica a S.João da Madeira (aos anos que a Sanjoanense desapareceu dos principais escalões),o Nacional a Arronches defrontar o Mosteirense, o Vitória FC a Coruche e por aí fora.
Certamente dia de festa para os visitados, especialmente Vianense e Vilafranquense, que recebendo clubes de escalões superiores terão a oportunidade de perante os seus adeptos tentarem uma "gracinha" face a adversários que normalmente não são presença habitual nos seus estádios.
Esperando que o Vitória passe a sua eliminatória é evidente que noutros jogos seria giro aparecerem uns "tomba gigantes" a darem cor e ânimo à competição.
Pessoalmente gostaria muito de ver na quarta eliminatória, para além do Vitória, clubes como o Vianense, Varzim, Vilafranquense e (Académico de)Viseu.
Para além da curiosidade de os nomes começarem todos por V seria também a curiosidade bem positiva de eliminarem os adversários que lhe tocarem em sorte.
Taça é Taça...
Depois Falamos

6 comentários:

Unknown disse...

“…Pessoalmente gostaria muito de ver na quarta eliminatória, para além do Vitória, clubes como o Vianense, Varzim, Vilafranquense e (Académico de)Viseu.
Para além da curiosidade de os nomes começarem todos por V seria também a curiosidade bem positiva de eliminarem os adversários que lhe tocarem em sorte.” Excerto retirado da sua crónica de “Um sorteio engraçado”

Bem, só mesmo por curiosidade caro Cirilo …é que se Vitória de Guimarães começa com V, o mesmo não se pode dizer relativamente a Académico de Viseu, e não basta ao caro colocar (Académico) entre parêntesis para alterar esse facto. Posto isto, não existe aqui nenhuma curiosidade, e toda esta treta da curiosidade era desnecessária bastava simplesmente dizer “ Espero que o Braga saia fora da taça com o Académico de Viseu”, mas quanto a isso pode ficar descansado que isso não vai acontecer, mais facilmente o Vitória fica arredado perante o Penafiel….depois falamos

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não há nenhum Vitória de Guimarães. Há um Vitória Sport Clube a que por ignorância alguns chamam o "Guimarães".
Quanto ao resto é treta sua.
Porque em boa verdade o que quero mesmo é que Vianense,Varzim e Vilafranquense eliminem Benfica,Porto e Sporting que são adversários bem mais perigosos para o Vitória. O juntar o "Viseu" foi apenas pela curiosidade dos V. Porque por mim venha o Braguinha. De preferência no Jamor.

Anónimo disse...

Bom dia Sr. Luis Cirilo,

o meu comentário não se prende a este post mas à falta de um outro como costuma ser apanágio no seu blog do qual já lhe referi, por diversas vezes, sou leitor mesmo sendo adepto do S.C. de Braga, no entanto gostaria de questionar porque não colocou um post comentando o último jogo entre o Vitória e o Braga. Sei que não tem de o fazer por regra mas como é costume fazê-lo, daí a minha questão.

Cumprimentos

António Cunha

luis cirilo disse...

Caro António Cunha:
Se reparar verá que não escrevo sobre jogos do Vitória desde o Vitória-Belenenses.
Pela simples razão de que não tendo podido assistir aos jogos (nem sequer via tv na maioria deles) não seria correcto fazê-lo.
No que toca especificamente ao Vitória-Braga vi apenas parte da segunda parte e pela televisão.
Quando voltar ao habitual(ver todos os jogos) voltarei a escrever sobre eles

Anónimo disse...

"Porque por mim venha o Braguinha. De preferência no Jamor."

Não podia estar mais de acordo. Vê-lo de melão depois das sucessivas derrotas em derbies minhotos é giro (para citar Rui Vitória), vê-lo de melão depois de mais uma derrota num derby minhoto, mas um que vale uma taça, seria verdadeiramente épico. Desde que não lhe desse nenhum mal de saúde, não lhe desejo isso.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sonhe.
Não faz mal a ninguém