sexta-feira, outubro 09, 2015

Apurados

Vi o jogo de ontem com um misto de sentimentos.
Por um lado a satisfação de ver jogar a selecção portuguesa, de ver alguns grandes jogadores do futebol europeu (e um de categoria mundial), de ver Portugal apurar-se para o europeu de 2016 sem a habitual necessidade de usar a calculadora nem a ida a play offs de resultado sempre incerto.
Por outro lado com a frustração de saber que aquela selecção é em parte uma selecção de interesses que nada te a ver com o futebol mas sim com o mundo,nem sempre limpo,de todos os negócios que em volta dele gravitam.
E uma selecção,há que dizê-lo, em que como quase sempre no passado o peso das camisolas é decisivo na hora das escolhas.
Dois exemplos:
André André que andou três anos a fazer excelentes exibições (e a marcar golos) no Vitória sem nunca ter sido chamado mas desde que há quatro meses assinou pelo Porto já vai na quarta ou quinta convocatória.
Sem que lá tenha feito algo diferente do que fazia cá.
E Nelson Semedo a quem bastaram nove jogos na equipa principal do Benfica e uma enorme pressão da imprensa do "regime" para ser chamado quando até então nunca tinha sido internacional em qualquer categoria.
De resto Portugal fez uma exibição inteligente, jogando com o conforto classificativo e a ansiedade do adversário que precisava de ganhar, e gerindo bem o jogo acabou por vencer com um golo de Moutinho que bem fez por o merecer.
Num jogo em que se registou a curiosidade de no onze inicial estarem quatro jogadores do Mónaco o que aconteceu pela primeira vez em relação ao clube monegasco esta época recheado de bons jogadores portugueses.
Em termos de exibições individuais  destaque para as excelentes exibições de Cédric (com natural "desespero" dos que exigiam Nelson Semedo no 11 inicial), de Danilo, de Bernardo Silva e de Moutinho numa noite em que Ronaldo a jogar fora do seu sitio poucas oportunidades teve para brilhar e em que a segurança dos centrais e de Rui Patrício bastou para impedir os dinamarqueses de chegarem ao golo.
A um jogo do final da fase de apuramento já estamos apurados, corolário de seis vitórias consecutivas depois da derrota inicial com a Albânia, e isso é uma boa novidade.
Mérito dos jogadores e de Fernando Santos sem sombra de dúvida.
Mas para fazermos um Europeu à altura do que todos (e então os emigrantes em França nem se fala)esperamos há coisas a resolver na equipa.
A principal é encontrar um ponta de lança que permita a Ronaldo jogar no "seu" lugar e que dê vazão ás oportunidades que os extremos (Quaresma,Nani, Danny,etc)criam em bom número.
Depois Falamos

2 comentários:

Pedro Faria disse...

Continuamos aguardar a cronica do VSC - SCB.

Quanto a este post: boa crónica que partilha muito daquilo que realmente sinto em relação à nossa selecção.

luis cirilo disse...

Caro Pedro Faria:
Já tive oportunidade de explicar noutro comentário que não tenho tido oportunidade de ver os últimos jogos do Vitória. E ver em diferido sabendo o resultado não gosto minimamente. Não vi os jogos com União da Madeira, Tondela, Vitória FC e Sporting apenas os resumos dos golos.
Do Vitória-Braga apenas vi parte da segunda parte e por isso não escrevi sobre o esse nem os outros jogos referidos.
Espero a partir da próxima jornada voltar a ver todos os jogos do Vitória.