sexta-feira, outubro 30, 2015

Halloween

Não é uma tradição portuguesa.
O Halloween, ou Dia das Bruxas, foi importado dos Estados Unidos nos anos mais recentes ao sabor dos interesses comerciais (e das modas)que rodeiam este tipo de festividades e foi-se implantando em Portugal como tantas outras importações do género.
Sem a tradição enraizada na sociedade americana, sem a dimensão que nesse país este dia encerra, a verdade é que cada vez mais se vai tornando num hábito local celebrado por jovens e menos jovens naquele espírito tão português de plena aceitação de tudo que vem de fora.
No século 19 era moda aceitar-se como bom tudo que vinha de França (há saborosas páginas de Eça de Queirós a comprova-lo) como sinal de modernidade e acompanhamento das modas que por lá se praticavam.
Actualmente, muito por força dos hábitos inculcados via Hollywood e das poderosas máquinas comerciais da sociedade americana, substitui-se a França pelos Estados Unidos como modelo a seguir para quem quiser estar na primeira linha de um certo conceito de modernidade.
E se noutras matérias podemos olhar com reservas para esse "seguidismo" (como para qualquer seguidismo) nestas matérias da diversão, do Halloween à Disney, não vem mal ao mundo em "importarmos" algumas dessas tradições.
Desde que não se sobreponham nem menorizem as nossas como é óbvio.
Depois Falamos

Sem comentários: