quarta-feira, outubro 28, 2015

"Barca Velha"

Já o disse mas cada vez me canso menos de o repetir.
Os debates (embora chamar-lhes conversas seja mais adequado) de terça feira na Sic-N entre Pedro Santana Lopes e António Vitorino são , de longe, aquilo que há de melhor nas televisões portuguesas em termos de politica.
Homens com ideias, com cultura, com elevação, inteligência e fair play, com a percepção das fragilidades do imediato e da sensatez de dar ao tempo o que ao tempo pertence, transformam cada um dos programas num espaço  em que se prestigia a politica naquilo que ela tem de mais nobre  que é o confronto de ideias com dignidade, inteligência e elevação.
Tendo perdido há muito a paciência para outros programas desde o insuportável "Quadratura do Circulo" ao oficioso "Prós e Contras" passando pelo "chique" e pedante "Expresso da Meia Noite, é com renovado prazer semanal que assisto a estas conversas.
Em que ao contrário do que se tornou triste moda nas ultimas semanas, por responsabilidade quase exclusiva dos comentadores de esquerda, em que assistimos a debates crispados, tensos, a descambarem no radicalismo e fazendo uso de linguagens insultuosas que não eram habituais entre nós, se pode assistir a trocas de ideias e argumentos de forma serena, bem humorada e de profundo respeito mutuo.
Claro que comparar Pedro Santana Lopes e António Vitorino com o "sortido" de Galambas que a esquerda despejou nas televisões nas ultimas semanas é como comparar um jogo da Champions entre Barcelona e Bayern com o derbi lisboeta entre Atlético da Malveira e Casa Pia!
Ou um "Barca Velha" com vinho feito a martelo!
Depois Falamos

8 comentários:

Saganowski disse...

Desconheço o programa, mas acredito que seja de qualidade acima da média ( o que também não é difícil, dado os "comentadores" que há agora nos vários canais), já que costumo ouvir esta dupla às sextas depois das 23:00 na Rádio Renascença.

Anónimo disse...

Eu voltei a comentar o tópico "vira-casacas" e o meu comentário não foi publicado.
É curioso que aqui se veja escrito que devemos saber conviver com opiniões e ideias diferentes,e depois sejamos coarctados nessa liberdade.
Que é o mesmo que dizer que alguns só convivem com o que mais lhes agrada e convém.
Anónima das 06:30 ou uma espécie de fantasma da meia-noite criado pela sua mente que se assusta com a realidade que você recusa ver e aceitar. ;)

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Podes crer que é muito acima da média

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Compreenderá que neste blogue não há livro de reclamações.
Se não publiquei é porque teria eventualmente algo que ultrapassasse a "linha vermelha" do que considero publicável.
E anónimos a reclamar...francamente!

Anónimo disse...

Em nada o meu comentário ultrapassou o que quer que fosse.
E se os anónimos,e suas reclamações o afectam tanto assim,doravante apenas permita comentários identificados.;)

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se não se importa eu decido a melhor forma de gerir o meu blogue.

Anónimo disse...

Optando por esta forma de gestão,tem de tentar entender a forma como cada um se manifesta.Nem todos tem segundas intenções,ou só pretendem desestabilizar.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
tenho tido o grato prazer de ler aqui comentários anónimos de excelente qualidade. E essa é uma razão para manter a permissão para esse tipo de comentários embora sujeitos a moderação. Acho é que quando as pessoas querem debater ideias com frontalidade e correcção não precisam do anonimato para nada.
Embora respeite os que pensam de outra forma,