quinta-feira, setembro 26, 2013

Sondagens & Habilidades

Todas as sondagens realizadas até ao momento, com excepção de uma, em Vila Nova de Gaia demonstram uma disputa taco a taco entre "Guilherme Aguiar-Juntos por Gaia" e o Partido Socialista enquanto a coligação "Gaia na Frente" no poder há 16 anos está irremediavelmente afastada dessa luta pela presidência.
Na esmagadora maioria dessas sondagens, ainda ontem na do Jornal de Noticias se podia confirmar isso, é o movimento "Guilherme Aguiar-Juntos por Gaia" que lidera embora com uma curtíssima vantagem em relação ao PS.
Eis senão quando, também ontem, a RTP divulga uma sondagem em que o PS aparece com 6% de vantagem em relação a Guilherme Aguiar (32-26) e 11% em relação á coligação Gaia na Frente.
Mas se este ultimo resultado não suscita grandes reparos, porque corresponde a valores que dificilmente andarão longe disso, já em relação aos dois candidatos que disputam a presidência surpreendeu por mostrar uma diferença que mais nenhuma sondagem até ao momento fazia prever.
Para tudo há uma explicação.
E esta é sui generis.
Em primeiro lugar a sondagem foi feita em apenas oito das vinte e quatro freguesias do concelho o que desde logo não contribui para um retrato fiel do mesmo.
Mas ainda tem uma originalidade maior como se comprova pela imagem acima.
A candidatura "Guilherme Aguiar-Juntos por Gaia", por força do sorteio dos lugares no boletim de voto, está posicionada em ultimo lugar e daí que tenha feito um constante apelo aos eleitores para votarem no último.
Ora no boletim apresentado na sondagem o ultimo é um misterioso "Ainda não sei" que levou muitos dos sondados ao erro.
E a própria sondagem a um insólito resultado de 19% de indecisos a menos de uma semana das eleições!
Assim se explica um resultado que divergindo de todos os outros conhecidos surpreendeu uns, entusiasmou outros, preocupou alguns e levou a que rapidamente se descobrisse onde o gato escondido tinha o rabo de fora.
Nada que não se esperasse...
Depois Falamos.

2 comentários:

il disse...

A lata dos «republicanos, socialistas e laicos» não tem fim.

E a sondagem do Porto? 'Alguém'(os mesmos...) anda a votar, mas a coisa é só no domingo, mas esperam que o povo se embebede com a conversa deles.

Já não há pachorra!

luis cirilo disse...

Cara il:
Pois não. Mas no PSd também há uns "lateiros" muito razoáveis.
Domingo veremos o que pensa ao povo