segunda-feira, setembro 09, 2013

Juntos pela Mudança

Nunca considerei como argumentos políticos credíveis o atacar-se o adversário apenas porque não nasceu "cá" (é tribalista) ou porque "não fizeram nada" (é facciosismo )e não acredito na eficácia dessa forma de argumentar.
Equivale isto a dizer que no balanço dos 24 anos de poder absoluto socialista em Guimarães resultam muitas coisas positivas e muitas outras negativas como é comum e natural acontecer em quem exerce o poder durante tantos anos.
Das coisas positivas resultam o sucessivo renovar das maiorias absolutas que por vontade dos vimaranenses foram dadas ao PS e ao dr António Magalhães enquanto presidente do município.
Das negativas o facto de os partidos da oposição manterem, mesmo nas suas piores fases, votações sólidas e que demonstram existir muita gente que não se revê na forma de gestão que o PS levou a cabo.
Mas tudo isso é História.
Passado.
E numa analogia entre politica e futebol (não venham os pseudo moralistas falar de oportunismo porque eu sou dos que usa o cachecol do Vitória em todos os jogos ao longo de toda a época!) não posso deixar de fazer uma comparação.
Paulinho Cascavel, N'Dinga, Jesus, Costeado, Ademir, etc integraram uma das nossas melhores equipas de sempre, que nos deu imensas alegrias e motivos de orgulho, mas hoje tenho a certeza que ninguém os quereria a jogar no Vitória.
Porque o seu tempo, a sua forma de jogar, passaram e não voltam.
É o que se passa com o PS de Guimarães.
O seu tempo passou.
Numa época em que se exige um executivo camarário aberto ao mundo, capaz de se posicionar na região e no espaço do noroeste peninsular, que perceba a importância das politicas de emprego e solidariedade, que saiba praticar uma politica ambiental eficaz e tenha como prioridade as pessoas e a sua qualidade de vida a que assistimos nós?
A um PS e um candidato que andam em campanha a prometer carros aos bombeiros, parques de estacionamento que não estão feitos porque eles não quiseram, estradas que deviam estar feitas há vinte anos mas não estão porque eles não quiseram ou souberam, a desligarem as luzes nas freguesias mas a tê-las no máximo na cidade porque não conseguem destrinçar o que é economia energética do que é uma saloia forma de fazer campanha eleitoral.
São estes( mas há muitos mais) exemplos de quem olha para Guimarães de uma forma paroquial, conservadora e condenada pela dinâmica do mundo moderno.
Guimarães merece mais.
E merece melhor.
E por isso há hoje uma onda crescente de vimaranenses que se revêem na candidatura "Juntos por Guimarães" e no André Coelho Lima.
Porque reconhecem nessa união de três partidos o dar as mãos, o saber superar as diferenças, o unir esforços pela nossa Terra.
E vêem no André um homem preparado, conhecedor dos dossiers e profundo conhecedor de Guimarães, com uma larga visão de futuro e uma energia interior que não o deixará descansar até ver esta terra cumprir o sonho que é o de muitas gerações de vimaranenses:
Ser um município de referência entre Douro e Minho.
Assumindo a importância e o papel que as suas potencialidades, o seu povo, o seu inigualável percurso histórico de há muito merecem.
Eu acredito no André e na sua equipa.
E por isso o apoio sem qualquer reserva.
É um homem que ama a sua Terra e que há mais de vinte anos ouço falar com entusiasmo e visão daquilo que sonha para ela.
É tempo de Guimarães lhe dar uma oportunidade.
A ele e à vasta equipa que com sensatez, equilíbrio e sem preconceitos soube reunir na candidatura.
Porque ele merece, porque Guimarães precisa, porque é tempo de mudar.
Juntos por Guimarães, Juntos pela Mudança.
Depois Falamos

P.S. E não posso deixar de dizer isto porque para mim é importante:
O André é um grande vitoriano.
De toda a sua vida.
E se para mim o essencial é ter um presidente de Câmara capaz, competente, honesto e empreendedor( e o André é isso tudo) não deixa de ser um factor de tranquilidade saber que "sofre" pelo Vitória na bancada nascente como tantos de nós.

14 comentários:

Anónimo disse...

Caro Cirilo,
estamos de acordo quanto ao "sofrimento" do André pelo nosso Vitória, infelizmente o companheiro de coligação, um tal Barreira, é portista, mas pior do que isso, um anti-vitoriano primário.

Abraço
Carlos

Anónimo disse...

Essa de "trazer" para Guimarães, duas multinacionais por ano, e durante dez anos e transformar Guimarães num concelho de 200.000 habitantes...
Enfim até pode conseguir, mas sinceramente há muito que o "tio Patinhas" só existe na banda desenhada!

JPO

Marco Ribeiro disse...

Caro JPO,

Infelizmente parece-me que esas promessas são fruto do terreno fértil da demagogia pré-eleitoral.

Como antigo colega de escola do ACL não fico muito admirado.

Marco

luis cirilo disse...

Caro Carlos:
Nas listas existirão outros candidatos que não são vitorianos.
Mas o líder é.
E como ele a esmagadora maioria.
Caro JPO:
São metas muito ambiciosas.
Mas prefiro-as ao conservadorismo socialista

luis cirilo disse...

Caro Marco Ribeiro:
São objectivos ambiciosos pelos quais vale a pena lutar.
Quanto á qualidade de ex colega de escola acho que não pode ser argumento.
Porque colega de escola vai do infantário á universidade.
E é natural que as pessoas digam coisas no infantário que já não dizem no ensino superior.

Anónimo disse...

Sinceramente eu como social democrata,até estava a gostar da atitude do André, quer com o discurso coerente,quer a afrontar o presidente António Magalhães nas reuniões camarárias,que mais parecem da altura da inquisição!!
Pensei, ora aí está uma lufada de ar fresco nos candidatos do PSD a Guimarães,pois este do PS (Domingos Bragança não parece ter capacidade para ser o líder de tão prestigiada cidade,pois todos sabemos que se o atual presidente pude-se concorrer ganharia de caras isso todos sabemos!
Mas quando vi o discurso na net do André fiquei perplexo ,pois parecia um autentico Valentim Loureiro.Ó luis diga lá se é possível acreditar nas promessas feitas por ele? (Multinacionais a rodos,200 000 habitantes? Espero sinceramente que tenha sido um deslize aquele discurso e continue de forma sóbria, seria e correta pois acredito que os socialistas não vao ganhar com maioria absoluta. Boa sorte

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O André enunciou metas ambiciosas que se vai esforçar por cumprir se vier a ser eleito.
Penso que nada temos a perder com um discurso ambicioso e a projecção de objectivos para o futuro.
Entre esse discurso ambicioso e a paroquialidade de andar a prometer carros aos bombeiros e parques de estacionamento que só não estão feitos porque o PS não quis, prefiro claramente o primeiro.
Tem muito mais a ver com Guimarães.
Quanto a quem ganha e quem perde a 29 de Setembro se saberá.

Marco Ribeiro disse...

Caro Cirilo,

Objectivos devem ser ambiciosos mas também devem ser exequíveis.

Gostava de saber em detalhe como o candidato ACL se propõe atingi-los, com que meios, que ações planeia executar para os atingir, quais os riscos que podem dificultar a prossecução dos objectivos e como os pretende mitigar, etc

Sem este tipo de informação para mim não são objetivos mas desejos ou pior ainda demagogia.

Abraço
Marco

Marco Ribeiro disse...

Não fui colega de infantário mas bem mais tarde. Mas isto é um assunto
menor.

O que pretendia dizer é que quando conhecemos alguém apercebemos virtudes e defeitos. Eu só não vislumbro no ACL as qualidades que descreveu. É apenas uma opinião

Pedro disse...

Bom dia,
O discurso do André é um tratado de banalidade ao nível das banalidades que o Bragança tem dito, com o agravante deste último fazer promessas de algo que já devia ter....cumprido. O que é uma diferença substancial.
Bem, mas isto são os discursos da época, acontece em todo o lado e já sabemos que nada disto é para levar avante.
Muito sinceramente, apesar de ser alguém sem perfil para o cargo, Domingos Bragança irá vencer, não sei se confortavelmente, mas ganhará. A foto do Dr. Magalhães ao lado deste garante a vitória.
Acredito, também, que o André irá ser prejudicado por ter a seu lado alguém como o Barreira. Nesta pequena terra, onde todos se conhecem, são muitos os que não se esquecem do que ele dizia - talvez ainda o diga em privados - sobre os vimaranenses e vitorianos.
Cumprimentos,
Pedro

Anónimo disse...

Dr. Cirilo deixe o Vitória à parte da política.

luis cirilo disse...

Caro Marco:
Para isso aconselho-o a ler o programa eleitoral ou a estar nalguma das muitas sessões de esclarecimento da coligação.
Quanto ás qualidades do ACL temos opiniões diferentes.É normal em democracia.
Caro Pedro:
A vida ensinou-e a não fazer futurologia em questões eleitorais. Toda a gente reconhece que o PS,por força de uma longa permanência no poder,tem vantagens á partida. Veremos se as tem á chegada. E a utilização exaustiva da imagem de António Magalhães é uma prova de fraqueza nada mais.
Caro Anónimo:
Dê esse conselho a quem só se lembra do Vitória quando lhe dá jeito.
Não é o meu caso.
Nem o do André Coelho Lima

Marco Ribeiro disse...

Caro Cirilo,

A sua sugestão é muito válida, como posso ter acesso ao programa eleitoral?

É certamente falha minha mas no site da coligação não o consigo encontrar.

Abraço,
Marco

luis cirilo disse...

Caro Marco:
Creio que estará disponivel dentro de poucos dias