sexta-feira, setembro 27, 2013

Juntos por Gaia

Vila Nova de Gaia é um daqueles concelhos em que nas eleições autárquicas do próximo domingo se joga mais do que a presidência do município.
Porque Gaia, como Sintra, é um caso claro de uma eleição em que a direcção nacional do PSD deu mostras de um desnorte de tal ordem que vai perder a terceira câmara do país sem qualquer necessidade de isso acontecer.
Como vai perder Sintra também.
Em Gaia, onde o que estava em causa era uma sucessão tranquila de Luís Filipe Menezes(que obtivera 62% dos votos em 2009!), os erros sucederam-se de uma forma incompreensível e só explicável pelos pequenos egoísmos pessoais de alguns.
De Menezes que tratou o assunto com uma ligeireza inaceitável.
De Marco António Costa que andou anos a ser anunciado como sucessor natural mas que na hora da verdade recuou e preferiu ficar no governo(onde aliás já não está) provavelmente desconfiado de que o palco de Gaia era demasiado pequeno para dois protagonistas em simultâneo.
De alguns membros da comissão politica de Gaia (dois deles embalados na "louca" ilusão de que lhes poderia tocar em sorte a candidatura se eliminassem os outros pelo caminho) que  "chumbaram" Guilherme Aguiar mas aceitaram de braços abertos Abreu Amorim num exercício de pura autofagia politica que lhes vai sair bem caro.
A situação a 48 horas das eleições é clara:
Ou ganha "Guilherme Aguiar-Juntos por Gaia" ou ganha o PS.
Não há terceira via.
E por isso todos aqueles que durante 16 anos estiveram no projecto liderado por Menezes( e Guilherme Aguiar só não esteve nos últimos 4 porque foi candidato a Matosinhos prestando um serviço ao PSD) sabem que para ele ter continuidade só tem a opção "Juntos por Gaia".
Porque a outra opção é o PS.
Votarem "Gaia na Frente" é votarem para eleger vereadores mas não o presidente.
Todas as sondagens o demonstram.
E na hora da verdade acredito que muitos gaienses ligados ao PSD e ao CDS preferirão votar num homem de Gaia que tem muito a ver com o que foi feito no concelho durante mais de uma dezena de anos do que darem o seu voto a um projecto sem liderança e que apresenta um candidato que foi parar a Gaia por acaso.
Como por acaso já tinha ido parar a Viana do Castelo!
Acredito que Guilherme Aguiar é, de longe, o melhor presidente para Vila Nova de Gaia.
Um concelho que conheço bem.
E por isso espero que no domingo ele ganhe as eleições.
Depois Falamos.

P.S. Para os candidatos a presidentes de junta pelo PSD/CDS a escolha também é clara.
Ou vão ter um presidente que conhecem, e que com eles quer trabalhar e por isso não apresentou candidaturas ás juntas de freguesia, ou terão um presidente socialista que passará quatro anos a criar condições para que camaradas seus sejam candidatos ganhadores a essas freguesias em 2017.

2 comentários:

Unknown disse...

eu acho que em gaia devia ganhar manuel almeida ;D

luis cirilo disse...

Caro Fabio:
Gostos não se discutem