sexta-feira, setembro 27, 2013

Almourol

Gosto muito de castelos.
E creio que isso para os visitantes regulares deste blogue é fácil de constatar face ás muitas fotografias que aqui tenho publicado desse tipo de edifícios sejam portugueses ou estrangeiros.
Naturalmente que esse gosto por castelos vem na razão directa de um gosto por História que me acompanha desde que me lembro e que sempre me despertou a curiosidade de visitar alguns palcos em que ela se desenrolou.
Em Portugal conheço muitos.
Em Espanha alguns, não tantos como é evidente, e noutros paises a que tive oportunidade de ir conheço os que pude conhecer.
Em Portugal, grande novidade dirão alguns, o meu preferido é o castelo de Guimarães.
Onde começou Portugal.
Ma há outros que gosto muito também.
Leiria, Marvão, Linhares, Arnoia,Marialva,Penedono, Almeida, Valença e outros.
Mas o segundo, a seguir ao de Guimarães, nas minhas preferências é o de Almourol.
Situado numa ilhota no meio do Tejo, perto da bonita vila de Constância, é um castelo encantador cheio de lendas e mistérios que merece bem uma visita.
Depois Falamos

4 comentários:

il disse...

E construído pelo 'primo' Gualdim :)))))), (neto de Ribadouro, pois claro).

Temos de nos rir que o resto é para chorar...

luis cirilo disse...

Cara il:
Um castelo do bom tempo de Portugal

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo

Enalteço-lhe o gosto pelo Castelo de Almourol, porque o conheço muito bem, e porque me traz lembranças da minha mocidade enquanto militar do Exército Português, pois foi em Tancos que tirei a minha especialidade para rumar ao antigo Ultramar.
Esta ilhota faz parte do meu imaginário e das minhas recordações.
Bem haja
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro S.Guimarães:
Curiosamente conheci Almourol quando fazia o serviço militar em Santa Margarida. Que como sabe fica do outro lado do rio em frente a Tancos.