segunda-feira, setembro 23, 2013

Na Politica e no Futebol


Já todos sabemos a discriminação vergonhosa que os canais de televisão fazem a favor do clubes chamados "grandes" em detrimento de todos os outros.
É nas noticias, nos directos dos treinos, nas conferências de imprensa diárias, nos programas semanais em que só eles tem assento e só eles podem defender as suas verdades.
Mesmo quando são redondas mentiras.
Todos sabemos o quanto essas acções contribuem para desvirtuar a verdade desportiva das competições e a realidade financeira dos clubes por força da exposição mediática que uns tem e outros não.
Mas agora as televisões resolveram transpor para a politica o mesmo "modus operandi".
Quando decidiram não fazer a cobertura das autárquicas mas acompanharem as "voltas" dos lideres ou semelhantes.
Ou seja: os "grandes" da politica(os partidos) vão ter direito a cobertura televisiva das acções dos seus lideres (ou semelhantes) enquanto que as candidaturas independentes não gozarão do mesmo direito porque como independentes que são não tem lideres nacionais.
Exemplos:
Gaia, Porto, Sintra, Matosinhos, Beja, entre outros, tem candidaturas independentes com claras possibilidades de ganharem as eleições.
Mas não terão nem um minuto de cobertura televisiva nacional!
Mas quando Seguro for a Gaia, Jerónimo a Beja, Passos Coelho(ou semelhante) a Sintra, Portas a Matosinhos ou a dupla bloquista ao Porto os seus candidatos "à boleia" terão direito a promoção televisiva das suas candidaturas.
Na politica como no futebol as televisões favorecem os à partida mais fortes.
Mas na politica, como no futebol, nem sempre os mais fortes ganham!
Depois Falamos

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo

Já várias vezes aqui tenho dito, que a "nossa" imprensa, seja falada ou escrita, não passa de jornalismo trauliteiro e de sarjeta.
Os Jornalistas a sério estão a desaparecer, não porque tenham morrido ou porque tenham optado pela reforma, mas sim porque se sentem envergonhados pelas fornadas de lambe-botas que aparecem nas redacções, quais invertebrados ajoelhados aos poderosos e mafias do regime.
Sejamos claros, nos dias de hoje joga-se mais pelo emprego certo, chutando para canto, as ideias e a sua própria consciência borrifando-se para a sua própria deontologia, que devia ser o seu manual de trabalho.
Por tudo isto, antes de ler jornais, costumo visitar o blog "Com jornalismo assim...", que aconselho a todos vivamente.
É um oásis no deserto.
Cps
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro S.Guimarães:
É um bom conselho de leitura sem qualquer duvida

Anónimo disse...

estranho neste seu post não ter mencionado Cabeceiras de Basto, onde, e segundo as sondagens feitas, o candidato independente ter fortes possibilidades de ganhar.

Rafael

luis cirilo disse...

Caro Rafael:
Cabeceiras de Basto é, também , um caso desses em que existem candidaturas independentes com grande possibilidades de vencerem.
Como há outros no país.
Citei apenas os mais mediáticos mas sem qualquer desprimor para os outros

Anónimo disse...

"Enquanto que" é um erro recorrente nos seus textos!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Agradeço a correcção