quarta-feira, setembro 25, 2013

Alternância !

Domingo os vimaranenses terão uma oportunidade, renovada de quatro em quatro anos, de reconduzirem o partido que vem governando o municipio desde 1989 ou de darem uma oportunidade à coligação "Juntos por Guimaraes" de levar para o largo de Santa Clara novos protagonistas, novas ideias e uma visão diferente do que deve ser o nosso concelho.
É uma opção sem qualquer dramatismo.
Porque em democracia a alternância é normal, é democrática, é desejável especialmente quando quem exerce o poder já o faz há um quarto de século.
Não percebo por isso o dramatismo que o PS quer transmitir a estas eleições quase como se aquilo que estivesse em causa fosse a soberania nacional ou o regime democrático.
Percebo, isso sim, que para quem está habituado a estar no poder há muitos anos isso de alternância seja uma enorme maçada que pode mexer com o "status quo" de muitos e obrigar outros a equacionarem as suas opções de vida.
Mas isso é normal em democracia.
Já não será tão normal, mas vamos-nos habituando, à forma como o PS quase que quer obrigar os vimaranenses a sentirem-se no dever de neles votarem porque a câmara fez isto ou aquilo e este ou aquele governo socialista fez aqueloutro.
Quem quiser ter memória, e ser justo, reconhecerá que também governos do PSD fizeram muito por Guimarães e as câmaras lideradas por António Xavier tiveram acção importante em várias áreas (na cultura e na recuperação do património por exemplo que a esquerda tanto gosta de considerar coutadas suas)e se mais não fizeram no mandato 1985/1989 foi porque a partidarite socialista preferiu paralisar a acção do executivo do que permitir que este fizesse mais pelo concelho.
São factos!
Mas o que interessa, essencialmente, é o futuro
E na minha opinião, e por isso sou candidato nas suas listas, a coligação "Juntos por Guimarães" tem melhores ideias e melhores protagonistas para proporcionar ao concelho um desenvolvimento compatível com as suas necessidades do que um PS cujos lemas de campanha são "Continuar Guimarães"( como se isso alguma vez estivesse em causa ganhasse quem ganhasse) e "Uma História com Futuro".
E esse é o cerne da questão.
Pode o PS ficar com a História que "Juntos por Guimarães" tratará do Futuro se for essa a vontade dos vimaranenses.
Depois Falamos

P.S: A comissão de honra do PS, e alguns apoiantes recentes ou reconvertidos da candidatura socialista, explicam muito do que tem sido a estratégia(bem sucedida) de manutenção de poder.
Mas atrás de tempo, tempo vem...

5 comentários:

Marco Ribeiro disse...

Caro Luis Cirilo,

Continuo à espera do documento que formaliza o programa eleitoral e que supostamente explicará como a coligação pretende atingir os objectivos que anuncia.

Já estamos a 26 Setembro e no site da coligação não há nada.

Abraço,
Marco

ar disse...

Penso que vão ser eleições com o vencedor antecipado,apesar de não ver no candidato socialista capacidade para o cargo de presidente,mas tem uma vantagem,que é o atual presidente camara concorrer para a assembleia municipal.
Em relação à candidatura do André Coelho Lima,vejo com bons olhos, uma lufada de ar fresco no PSD de Guimarães ,mas o povo vimaranense virou para o socialismo à muitos anos e é difícil mudar de opinião.
Gostaria que não houvesse maioria absoluta,pois o quero,posso e mando tem de terminar de uma vez por todas.
Num balanço aos mandatos do presidente António Magalhães terei de apontar quatro criticas:
1ª A construção sem sentido no complexo desportivo da unidade.
2º A prepotência nas reuniões camara.
3ª Foi um presidente pouco visivel a nível nacional.
4º Não conseguir trazer mais investimento privado para Guimarães para criação de emprego através de benefícios fiscais para as empresas se situarem no concelho.sendo o caso do avepark o exemplo de que poderia ter corrido melhor.
Mas acho que estes 4 pontos não tiram mérito na minha opinião ao grande trabalho que teve na nossa cidade e dou os parabéns pelo grande trabalho no centro histórico,pela cultura vimaranense, pela qualidade de vida que temos em Guimarães , pela cidade limpa e asseada que temos (aqui destaco a grande parte dos vimaranenses)os espaços para desporto e lazer.
(Falta uma ligação pedonal com segurança desde o multiusos ate ao parque da cidade desportiva.)
A CDU é sempre importante na oposição para denunciar situações pouco licitas.
Domingo já saberemos o que vamos contar para os próximos 4 anos.

luis cirilo disse...

Caro Marco Ribeiro:
Se quiser mandar-me o seu mail terei todo o gosto em lhe enviar o programa da coligação.
Caro ar:
Concordo com parte do que diz sobre a obra do PS na cidade. O problema é o resto do concelho.
Mas é como diz: domingo saberemos

Anónimo disse...

Caros amigos vimaranenses:
Vamos eleger um presidente de camara e não um presidente de cidade...
O actual PDM está em vigor há quantos anos?
Como é possível querer investidores vindos de fora quando não foram capazes de alterar aquilo que é a pedra basilar para qualquer investidor: o PDM ?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Concordo.
Guimarães precisa de um presidente e uma equipa para olharem para todo o concelho!