domingo, maio 15, 2011

O Nosso Sonho

A Taça de Portugal tem uma mística muito própria.
Sendo naturalmente menos importante que o Campeonato a verdade é que desperta um tipo de paixão diferente.
Talvez porque mais "democrática".
A sua História diz-nos duas coisas fundamentais:
Uma é que pode ser ganha por clubes que nunca ganharam campeonatos.
Outra é que é um espaço onde a incerteza desportiva (uma final é uma final,não há vencedores antecipados) contribui para que a prova desperte uma enorme expectativa.
Clubes como o Leixões, Estrela da Amadora, Beira Mar ,Setúbal,Académica ou Braga já ganharam a Taça mas nunca foram campeões.
O Vitória nem uma coisa nem outra.
Embora já estivesse bem perto de vencer ambas as provas.
Não o deixaram.
No que á Taça diz respeito, e reportando-me ás duas finais que vi ao vivo, é inesquecivel a forma como nos foi roubada a taça em 1976 por um rematado patife chamado António Garrido!
Que ainda por aí anda a fazer fé no que a imprensa relata.
Mas deixando de lado o que não presta concentremo-nos no essencial.
De hoje a oito dias, vinte e três anos depois, o Vitória volta ao Jamor (curiosamente outra vez com o FCP) para tentar vencer um troféu que já devia estar no nosso museu há muitos anos.
Trinta e cinco pelo menos.
Para muitos será a primeira vez que vêem o Vitória numa final de Taça.
E a ilusão de todos os vitorianos,especialmente dos mais jovens , é imensa e aponta para um triunfo histórico.
Pessoalmente recordo-me bem da ilusão, da crença,do entusiasmo com que entrei no estádio das Antas em 1976, numa tarde quentissima de Junho, para assistir á final com o Boavista.
Ainda hoje me lembro do nosso onze inicial.
Mas também recordo, e recordarei até morrer, a tristeza e revolta com que saí daquele anfiteatro sentindo que nos tinham roubado algo que em campo merecemos amplamente ganhar.
De hoje a oito dias é outro jogo.
Completamente diferente porque muito tempo passou.
Estarei no Jamor sem a ilusão (algo ingénua) com que estive nas Antas.
Mas com uma esperança imensa de que é possível.
De que o Vitória fazendo um jogo perfeito ou quase pode ganhar ao Porto e cumprir o sonho e a ambição de gerações de vitorianos.
Fazendo da Taça de 2011 não apenas uma vitória na Taça de Portugal.
Mas um primeiro titulo dos muitos que o futuro reserva a uma grande instituição chamada Vitória Sport Clube.
Depois Falamos

12 comentários:

Zeca Diabo disse...

A época não foi perfeita, é certo, mas concordemos que foi conseguida a melhor "perfomance" das últimas temporadas.
Duas entradas na Liga Europa, e duas finais, não se conseguem todos os dias...e aí tenho de dar os parabéns ao associado Manuel Machado.
Sempre que por cá aparece, deixa a sua marca.
Quanto á Taça de Portugal, "o sonho comanda a vida"

lafuente disse...

Já sinto o "friozinho na barriga". Espero que se torne realidade, o sonho que tenho de ver o Vitória levantar a Taça.
Que todos os Vitorianos, possam ver concretizada esta enorme alegria.
Nós merecemos, por tudo que fazemos pelo Vitória Sport Club.
Domingo, espero chorar de alegria!
Força Vitória e Vitória para todo o sempre!

Ricardo Campos disse...

o sonho comanda a vida!
se perderem por menos de 3, podem considerar que ganharam a taça!

lourenço lima disse...

A Vitória na Taça de Portugal seria certamente festejada nesta cidade por uma semana inteira. A Vitória no Jamor seria o culminar de um sonho que todos nós vitorianos desejamos há muitos anos. Ainha hoje me lembro da final contra o Boavista, em que um gatuno de Leiria chamado António Garrido (Corrupto que ainda continua no activo) nos tirou esse sonho, como vingança pelo carro incendiado nas imediações do nosso estádio, depois de mais um roubo contra o Boavista. Não irei estar presente no Jamor, não por esperança na Vitoria do nosso clube. O Jamor mete-me medo. Ainda hoje tenho no meu cerebro a imagem da infeliz morte do adepto sportinguista, atingido por um very-light lançado por um assassino benfiquista. O futebol deveria ser uma festa, mas não o é. O Jamor não tem as condições minimas para acolher uma final em que vão estar Vitória e Porto. Todos nós sabemos como costumam decorrer os jogos entre ambos. Os confrontos entre claques são o pão de cada dia. Desejo que todos aqueles que vão estar no jamor se compotem com civismo, apoiem as suas equipas, vença quem vencer, respeitem-se. Eu irei estar a apoiar o nosso Vitória aqui em Guimarães, certamente no nosso estádio, assistindo a mega festa que estão preparando. E já agora um reparo. Seria mais bonito trazer á nossa cidade José Alberto Reis para animar a festa, do que o pimbalhão do Quim Barreiros. Até nisto houve muita falta de gosto pelas pessoas que organizam a festa. Nós Vitorianos merecemos melhor, erecemos algúem que se identifique conosco e José Alberto é vitoriano e procura sempre estra presente nos jogos do nosso Vitória.

lourenço lima disse...

Esta Final vem culminar uma época que foi época irregular, diria mesmo nivelada por baixo. No entanto o nosso Vitória conseguiu obter um modesto 5º Lugar e daí o acesso á Liga Europa, o acesso á final da Supertaça Candido Oliveira e a conquista da Liga do Futuro. Esta época fica também marcada pela saída de jogadores Nucleares como Nuno Assis, Moreno, Andrezinho e mais tarde, Ricardo, Custódio, Bébé. Podemos dizer que nem todas as saidas foram colmatadas e as que foram, foram muito mal. Por outro lado vem se verificar que o responsável pelo êxitos da equipa nesta época (Manuel Machado) geriu mal os activos de que dispunha. Não se compreende algumas opções tomadas em relação a alguns atletas. Mas a verdade é que mesmo com atitudes muito dicutiveis, Manuel Machado, vimaranense e vitoriano, conseguiu atingir os objectivos a que a direcção do Vitória se propôs alncaçar. Digo Direcção do Vitória, porque nós vitorianos desejamos e exigimos sempre mais. Por isso vamos aguentar o nosso Manel, para evitar que aconteça aquilo que aconteceu a alguns anos atrás. Foi-se embora, tivemos 2 técnicos na época seguinte e caímos ao abismo.

luis cirilo disse...

Caro Zeca Diabo:
É verdade. E quando o home sonha a obra nasce!
Caro Lafuente:
É a terceira final a que vou. Moderadamente optimista.
Caro Ricardo:
Até podemos perder por seis que nenhum vitoriano voltará a Guimarães com menos amor ao clube do que aquele com que partiu para o Jamor.
Nós somos pelo Vitória. Não pelas vitórias.
Espero que os portistas continuem a atirar foguetes antecipados. A scanas hão-de cair nalgum lado...
Caro Lourenço:
Eu vou ao Jamor. Partilhando ( e disse-o publicamente em vários orgãos de comunicação como o Porto Canal,o Jogo, ou o Record)a sua ideia de que é um estádio impróprio para um jogo destes.
Oxalá estejamos enganados.
Para mim o animador da festa(nem sabia do quim barreiros que a confirmar-se é mais uma enorme infelicidade de quem manda)só podia ser aquele que durante vinte anos teve uma musica associada a todos os nossos momentos.
O Dino Freitas.
Mas continua vetado no Vitória por questões de pura perseguição pessoal.
Quanto ao 5º lugar considero-o claramente insuficiente face á época miserável do SCP e a um SCB que começa a entrar na curva descendente. Bastaria termos ganho em casa ao ultimo e ao antepenultimo e teriamos atingido o terceiro lugar.
Concordo que mais vale manter MM do que entrar em aventuras. Mas com MM também não sonharemos muito...

Ricardo Campos disse...

Caro Cirilo:

Garanto-lhe que se o Vitoria ganhar a taça ao Porto, ficarei feliz na mesma e abrirei uma champanhoca para fazer um brinde ao vencedor.
A minha taça foi ganha nas meias finais... este era um titulo que eu já dava como perdido... agora se o Vitoria se colocar a jeito, já sabe que leva 5 para contar...
Quanto ao "amor" pelo Vitoria, não sei se é isso que os adeptos sentem ou se é medo, pois ser de outro clube em Guimarães é quase como ser americano no iraque... um alvo a abater.

Anónimo disse...

Boas caro Dr.:

Acabamos o campeonato a vencer por números inesperados. Sabe bem que assim seja mas é pena que estes resultados sejam raros. Para o facto, também, não será alheio a despromoção da naval já ter acontecido antes. Importante era ganhar e fazer uma boa exibição para moralizar a equipa. Conseguiu-se, também, consolidar o tal quinto lugar que sabe a muito pouco. Concordo consigo no que toca ao terceiro lugar. Bastava ter ganho à naval e académica em casa e não ter sido escandalosamente roubado no paços que esse terceiro lugar era nosso e com folga de pontos.

Quanto à taça espero que consigamos trazê-la, pois já cá devia morar faz muito tempo. Para mim é a segunda final que vou ver ao vivo, já que e apesar de ter sete anos em 76 o meu falecido pai não me quis levar às antas. No entanto lembro-me bem de o ouvir contar o filme que essa final foi. Nada a que já não estejamos habituados. Na outra final, contra o porto, perdemos com um golo manhoso do jaime magalhães e numa altura em que tínhamos uma grande equipe. Haja fé e acreditemos que é possível porque é um jogo diferente. No passado perdemos várias oportunidades bem mais fáceis de poder ganhar esta taça, pois bastava não termos sido tão mal eliminados como fomos em sete das outras meias finais em que estivemos presentes. A que mais me ficou entalada até hoje foi a que jogamos no nosso campo contra o estrela da amadora.

Quanto aos iraquianos e americanos em Guimarães desconheço por completo a sua existência. Tirando o Kamani Hill e o basket, onde poderão passar alguns americanos e de onde dois deles foram embora há bem pouco tempo, não tenho conhecimento de mais nenhum americano por estas bandas. Iraquianos então nunca soube da presença de nenhum em nenhum quadrante da nossa vida social, cultural, politica e desportiva em Guimarães. O que muita gente ainda não percebeu é que nesta cidade não é só orgulho no Vitória que se sente. O orgulho que temos é transversal e vai desde o amor e o carinho pela cidade, pela sua história, pelo seu património, pelas suas gentes e tradições. Somos únicos em tudo e ser Vimaranense e Vitoriano não é para quem quer mas sim para quem pode. O que cá se vive e se sente não se explica. É demasiado complexo para caber numa frase ou duas e ao contrário do que alguém afirma é com gosto, prazer e orgulho que todos afirmam e confirmam com convicção a condição de Vimaranenses e Vitorianos. Todos não. Haverá certamente excepções. Serão a tal "excepção que confirma a regra". Eu conheço algumas excepções à regra e nunca os vi tolhidos ou calados na sua convicção.

Venha a taça que tudo o resto é treta nesta altura.

Abraço grande

Jorge Nuno Folhadela

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Para o FCP será "apenas" mais uma Taça. Para nós será a primeira. Que há muito merecemos.
Nós em Guimarães nascemos vitorianos. É uma questão genética.
Claro que alguns nascem com genes estragados mas são tão poucos que não são minimamente representativos.
Nem perseguidos por isso.
Caro Jorge Folhadela:
A questão é muito simples: Se ganharmos a Taça,como tanto desejamos,podemos considerar que foi uma excelente época.
Caso contrário teremos de concluir que pese embora o 5º lugar e final do Jamor ficamos aquém do que seria legitimo esperar.
Eu vou á terceira final.
Estive nas Antas e no Jamor.
E espero que á terceira tenha vez.
Quanto ao vitorianismo acho que o meu Amigo deu uma definição perfeita do que é ser vimaranense e vitoriano.
Porque,realmente,não se explica.Sente-se.

il disse...

Bem nesse confronto entre os Vimaranenses e a malta do clube do «bairro dos arredores», espero que ganhe o Vitória, já que a Académica não está. Pensava que o 'caneco' tinha um design mais moderno. Ou então vi outro caneco (na TV) e nem sei qual.

Ricardo Campos: espero que em Guimarães não usem a vara de marmeleiro em quem não seja do Vitória: eu já por lá andei e vim com as costas como entrei :) 'tá bem não me lembro de falar do pontapé na bola, mas não aconteceu nada. Além de que às vezes tenho um ligeiro sotaque 'mouro' -diz-me com quem andas...-MAS NÃO SOU!

lourenço lima disse...

João Ferreira nomeado para o roubo do século. Mais uma do Sr. Vitor Pereira. Este militar propotente já vai instruido para aquilo que deve e não deve fazer.

luis cirilo disse...

Cara il:
Eu quero é o "caneco" em Guimarães. Feio ou bonito pouco importa.
Não assuste o Ricardo que não vale a pena. EM Guimarães não somos assim tão intolerantes.
Caro Lourenço:
É uma nomeação preocupante a desse sujeito.