domingo, maio 01, 2011

Basta !

Se há coisa que não tenho é a mania da perseguição.
Nem alimento teorias da conspiração.
Mas também ando há demasiados anos no desporto para olhar para o que se vai passando com a inocência com que se calhar gostaria.
O Vitória Sport Clube, não apenas na modalidade futebol,tem sido alvo de verdadeiros assaltos não á mão armada mas ao ..."apito armado".
No futebol, no basquetebol, no voleibol e até no polo aquático.
E já não é de agora.
Então no futebol vem de há muito tempo.
Mais precisamente do tempo em que há falta de outros argumentos o Boavista nos ganhava terreno com base no célebre "sistema".
Foi assim que nos roubaram uma Taça de Portugal, foi assim que nos roubaram alguns apuramentos europeus.
Foi-se o Boavista mas ficou o "regabofe" á custa do Vitória.
E ano após ano,especialmente quando andamos no topo da classificação(não só no futebol repito),sucedem-se as atrocidades á verdade desportiva.
São as arbitragens fraudulentas, são os castigos exagerados aos nosso atletas ou técnicos, foram as interdições de estádio por motivos menores do que aqueles que actualmente só dão multa.
Bastará recordar que em dois jogos recentes do Vitória, em Braga, os fiscais de linha foram agredidos com objectos arremessados pelos adeptos do Braga e a LPFP limitou-se a multá-los!
Quando nos lembramos que num jogo com oBoavista, devido ao arremesso de objectos que não acertaram em ninguém, levamos sete jogos de interdição estará tudo dito.
Este ano a dose vem-se repetindo.
Talvez porque começamos bem a prova ,e outros não, fomos sendo sistematicamente prejudicados por arbitragens habilidosas que nos expulsaram (com culpas nossas também) dos lugares cimeiros da tabela.
Especialmente a reboque dos famosos "choros convulsivos" de Benfica e Braga depois de justamente derrotados no nosso estádio.
É verdade que o Vitória também se tem fartado de dar tiros nos pés.
Mas isso é um problema do clube que o clube tem de resolver.
Não dá é direito dos comandados do sr Vitor Pereira fazerem de nós "gato sapato "e roubarem-nos pontos que legitimamente deviam ser nossos.
Ontem,em Paços de Ferreira, os erros foram tantos que me recuso a acreditar que involuntários.
Ou então o sujeito não tem condições para arbitrar numa competição profissional.
Aliás repetindo uma péssima exibição que já fizera no Vitória-Naval.
Creio que o clube tem de reflectir profundamente sobre este estado de coisas.
E tomar posições públicas, e notórias, sobre o assunto.
Porque vem aí a final da Taça que é para nós o jogo da época.
E o risco de por lá aparecer mais um apitador em vez de um árbitro é bastante grande.
Não sei (ou se calhar sei...)porquê mas quando me lembro desse jogo vem-me sempre á cabeça o nome de ...Soares Dias.
O Vitória tem de deixar de ser o "cordeiro inocente" que reage com comunicados,quando não com silêncios, a este assalto permanente.
Ou que faz declarações públicas mal estruturadas e que não tem o devido impacto.
Porque neste "status quo" tornou-se fácil roubar o Vitória.
Depois Falamos

P.S Ontem no Porto-Vitória, primeiro jogo da meia final do play off de basquetebol, outro assalto. Que nos impediu de ganhar um jogo que dominamos na sua maior parte.
Também a isto é preciso reagir.
Porque o clube é um só!

6 comentários:

lourenço lima disse...

Meu caro não tive a oportunidade de ver o jogo, porque me encontrava de férias pela Beira Baixa, região com locais muito bonitos e dignos de serem visitados, como a Aldeia de Sortelha, no Sabugal. No entanto vi o resumo do jogo, li as crónicas de todos os tres jornais desportivos e quando esses falam de que o nosso Vitória foi prejudicado por um árbitro sem capacidade para arbitrar ao mais alto nível, está tudo dito. Creio mesmo que o reporter do Jornal O Record ou Bola, atribuiu a nota 0 á actuação do dito cujo. Estou consigo quando diz que as reações de quem dirige o nosso clube não se podem resumir apenas a comunicados no site do clube, ou a declarações na conferencia de imprensa após o jogo. Há que tomar medidas mais energéticas. Agora não consigo perceber porque até ao momento e em nenhuma ocasião vimos o vice-presidente e responsábel para o Futebol Profissional sair a terreiro em defesa do nosso clube. Talvez porque lhe corre nas veias sangue benfiquista. Manuel Machado pode até nem ser um brilhante treinador de futebol. Não agrada a todos, mas tem defendido o Vitória com galhardia. Por último não posso deixar de dizer que tudo acontece porque estes senhores um dia se aliaram aos Mouros de Vermelho, contra o FCP, com quem havia boas relações. Relações essas fruto do bom entendimento entre Pimenta Machado e Pinto da Costa. Já agora está á vista de todos que desde a saída de Pimenta Machado, o Vitória deixou de ser um clube respeitado, para ser clube enxovalhado, roubado e ultrapassado até pelos miseraveis vizinhos de Braga.

luis cirilo disse...

Caro Lourenço:
Estamos de acordo.
A a rbitragem deste jogo foi "apenas" mais um episódio de uma falta de respeito pelo Vitória que se começa a tornar crónica.
E nalguns casos é o próprio clube que não se dá ao respeito.
Dou-lhe um exemplo:
Na questão dos estatutos da FPF o presidente da A.F.Braga combinou uma coisa com o Vitoria e muitos outros clubes e na assembleia geral, a mando do Braga e do Porto,fez exactamente o contrário.
Nunca mais esse senhor devia ser autorizado a entrar em instalações do nosso clube.
Pois um destes dias, na apresentação do torneio de futebol juvenil organizado pelo Vitória,lá estava sentado na mesa de honra ao lado de Emilio Macedo.
Acha,Lourenço,que alguém respeita um clube que permite coisas destas?

Sérgio Ferreira disse...

Desculpe mas eu não dou para esse peditório. Contra o Paços o Vitória perdeu...naturalmente. Para mim novidade seria se ganhassemos o jogo e não podemos, sob pena de não querermos ver a realidade, "tapar o sol com a peneira" culpandom sempre os mesmos.

O Vitória perdeu porque jogou no seu nível habitual, de forma medíocre e porque tem no banco um treinador INCOMPETENTE.

Miguel.VSC disse...

Tanto ódio Sr. Sérgio Ferreira, já nem tem discernimento para ver o jogo de forma isenta.

Miguel.VSC disse...

Tanto ódio Sr. Sérgio Ferreira.

luis cirilo disse...

Caro Sérgio:
Creio que o Vitória para a bitola aque nos habituou(infelizmente baixa) até nem esteve mal. Simplesmente fomos prejudicadissimos pelo árbitro que nos sonegou aquilo que podia ser um triunfo.
Caro Miguel:
Não acho que seja ódio. O Sérgio é mais um vitoriano desesperado e que se desespera com o estado em que o Vitória está em termos exibicionais e de resultados.