segunda-feira, maio 02, 2011

Desconforto

O Presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, anunciou ontem á noite que um grupo de operações especiais americano tinha morto Osama Bin Laden algures no Paquistão.
Cérebro da Al Qaeda ,e apontado como o homem que ordenou o brutal atentado terrorista ás Torres Gémeas de Nova Iorque em Setembro de 2001 ,o saudita estava desaparecido desde essa altura.
Muitas suposições e rumores se foram ouvindo sobre ele.
Bem como sobre o seu estado de saúde ou até morte.
Das cavernas de Tora Bora no Afeganistão até ao complexo de luxo paquistanês onde foi abatido muitos foram os sitios onde se suspeitou que ele teria estado ou estaria.
Sucessivas mensagens, por video ou rádio, com suposta origem na sua pessoa foram sendo divulgadas ao longo dos anos suscitando sempre duvidas e reservas nos peritos.
A verdade é que nunca mais foram vistas imagens dele.
De cuja actualidade não se pudesse duvidar.
Ontem ,depois da operação que levou(?) á sua morte, supunha-se que finalmente ia ser possível vê-lo.
Mesmo que cadáver.
Estranhamente, e com base em vagos motivos religiosos(?),os Estados Unidos resolveram sepultá-lo ...no mar!
Onde óbviamente desapareceu sem deixar rasto.
Bin Laden foi um criminoso e um terrorista cuja morte só chorará a família,por motivos óbvios, e aqueles que são tão "bons" como ele e que defendem o terrorismo.
Mas sejamos francos; por fotografias e videos que ainda nos venham a mostrar acho que este atirar do cadáver ao mar deixa muitas interrogações em aberto.
E uma sensação de desconforto.
Desconforto "eleitoral" diria...
Depois Falamos

8 comentários:

Defreitas disse...

Inimigo da nossa cultura e dos nossos valores, culpado do massacre de milhares de seres humanos, a primeira reacção é que justiça foi feita, como disse Obama.

Mito ou mártir no futuro, a morte dele não elimina o flagelo do terrorismo, que tem raízes profundas nos países muçulmanos, na miséria profunda , no obscurantismo e no fanatismo religioso, aos quais o Ocidente , desde sempre, fecha os olhos no seu próprio interesse.

Morte oportuna sem duvida, mas é incompreensível , para mim que as autoridades americanas se esforcem neste momento de explicar que ele foi sepultado no mar segundo o rito sunita muçulmano! Uma primeira asneira, que convém não repetir, porque para um muçulmano, o corpo deve ser sepultado na terra e voltado para a Meca .

Fazer desaparecer o mito e o mártir para evitar romagens de milhões de indivíduos fanatizados, talvez tenha sido o objectivo. Mas também é certo que as vitimas de Al Qaïda não tiveram o direito de escolher o rito religioso. Foram simplesmente assassinadas.

Enfim, esta historia começa mal, porque já a foto mostrada na Net é uma grosseira foto montagem .

Mas o mais importante , além do risco de intensificação dos atentados, para vingar a morte de OBL, é que à partida ele era uma ideologia, um dogma, uma Autoridade, depois a Autoridade e a Referência de uma certa parte do mundo muçulmano contra o Ocidente. Inspirador permanente da organização terrorista Al-Qaïda e o seu chefe de fila durante longos anos, não posso impedir-me de pensar que para estes ultra sectários e violentos d’Al-Qaïda morreu em mártir e que este lhes enviou um sinal.

Quando Karzaï pede hoje aos Ocidentais de partir do Afeganistão “ pois que Bin Laden já não existe, indica uma mudança de estratégia política dos Afgaos que convém acompanhar.

Resta-nos a esperança que o movimento actual da outra parte do mundo muçulmano opte pela via democrática para se desenvolver ( Tunísia, Egipto, Síria, etc.) , et abandone o terrorismo.
E que o circo mediévico, ao qual vamos assistir durante dias e dias, não venha valorizar este “mártir”, o que poderia suscitar novas vocações espontâneas. Receio que mesmo assim, um novo patamar de terrorismo possa ser atingido.

Freitas Pereira

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
Não tendo obviamente qualquer pena do desaparecimento de OBL partilho das suas preocupações quanto á forma como tudo isto foi feito.
E especialmente das consequências futuras.
Porque a morte cria um mártir para os sectores radicais,sem duvida, mas o desaparecimento do cadéver (que claramente nada tem a ver com ritos religiosos) pode criar um mito.
Tipo D. Sebastião.
O que é especialmente fácil junto de populações que vivem no obscurantismo e no fanatismo religioso como o meu amigo diz.
Acho que os Estados Unidos resolveram mal o assunto.
Se é que ,como dizem algumas teorias da conspiração,ele não está vivo e a ser interrogado numa das famosas prisões secretas da CIA.

Anónimo disse...

"O novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Policarpo, criticou, esta terça-feira, a forma como foi noticiada a morte de Bin Laden e alertou que «a violência gera sempre violência».

«Tenhamos todos consciência de uma coisa e penso que os grandes poderes mundiais têm que a ter a violência nunca é solução para nada», afirmou José Policarpo aos jornalistas, em Fátima, após ser conhecida a sua eleição para a presidência da CEP, e quando comentava a notícia da morte de Bin Laden.

De acordo com o cardeal-patriarca, «se a notícia tivesse sido dada "tentámos prender o senhor, houve resposta de tiroteio e num tiroteio o senhor morreu", agora dizer "matámo-lo, finalmente conseguimos matá-lo", é contra toda uma antropologia, é a dignidade da pessoa humana que está em questão». «A maneira como isto acabou é triste», acrescentou.

Questionado se a morte de Bin Laden vai acicatar ódios, José Policarpo reiterou que «a violência gera sempre violência"

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
E acho que D. José Policarpo tem toda a razão. Lá está,é o problema de se falar em simultâneo para eleitores e não eleitores. O que uns apreciam outros detestam. O mundo está melhor sem esse infame terrorista. MAs tendo feito bem o mais dificil fizeram mal o mais fácil.

Anónimo disse...

Freitas Pereira disse ::


A duvida que o Caro Luís Cirilo deixou aberta sobre este historia do Ben Laden, morto ou não, transforma-se todos os dias de uma maneira mais que duvidosa.
Assim a historia da foto, que sem ser do Spielberg , dir-se-ia realmente uma montagem do género Photoshop !

O problema é que a credulidade dura um certo tempo. Quanto maior for o truque melhor funciona! Mas a historia já está cheia depois da mentira cruel reconhecida por Bush ,das armas de destruição maçiça , que serviu de pretexto para invadir o Iraque.

No momento em que o dinheiro falta para continuar a ocupação do Afeganistão e que as eleições americanas aparecem no horizonte, como é que esta nova historia é apresentada e modificada todos os dias ?

Dizem-nos que o terrorista Ben Laden, que serviu de pretexto para invadir o Afeganistão, ex-agente da CIA, filho dum antigo amigo de negócios e associado de Georges Bush (Pai), foi “dado” pelo Paquistão e morto durante um raid das forças especiais americanas.

Mostram-nos uma foto, traficada, e dizem-nos que o corpo foi imerso no mar e que por este facto não é visível e nunca mais o será ! Curioso !!!

Como o dossier das Torres Gémeas foi fechado rapidamente para que a verdade nunca mais possa ser procurada ?

O riquíssimo Ben Laden, irreconhecível, passeia, quem sabe, nos palácios internacionais, porque na realidade, que conhecemos deste personagem que apareceu como por milagre meia hora depois da implosao das Torres Gémeas ? ? A imagem folclórica de um barbudo ?

Claro que a maneira como os Americanos resolveram e apresentaram este assunto, deixa a porta aberta a todas as suposições . E sobretudo a data escolhida para o fazer!

( Já há anos atrás, na corrida para a Presidência, entre Carter e Reagan, este ultimo conseguiu convencer os Iranianos de não libertar os prisioneiros Americanos da triste aventura de Teerão, antes das eleições, para poder recuperar o prestigio da operação, uma vez eleito, acedendo às exigência Iranianas, claro está ). Portanto tudo é possível !

O que devemos reconhecer e reter desta historia, é que a caça ao Ben Laden , no Afeganistão , no Iraque e além, está oficialmente terminada , com as suas centenas de milhares de mortos e dois países devastados, as suas riquezas arqueológicas destruídas, os seus museus saqueados.

Por uma causa energética, ocupação de campos de petróleo, ( nunca esquecerei que o Ministério do Petróleo foi o único que não foi bombardeado pelos Americanos, em Bagdad ), toda uma parte da nossa Historia desapareceu para sempre.

Freitas Pereira

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
É como diz.
Se a história logo de inicio já parecia mal contada agora parece cada vez pior.
Até nos pormenores.
Na primeira versão Ben Laden estava armado e oferecera resistência.
Agora na segunda versão,dizem os americanos,ofereceu resistência mas não estava armado!
Depois dizem que tem fotografias e videos do morto mas não os mostram por serem macabros!
Quando todos os dias as televisões nos metem pela casa dentro imagens macabras de guerras ,acidentes,destruição.
É tudo muito estranho.
E então o funeral no mar é de apreendizes.
Porque quem fazia questão de ser sepultado no mar eram os tripulante do Nautilus do capitão Nemo!
Bem há um ponto comum entre esta história e as 20.000 Léguas Submarinas do grande Julio Verne: um enorme polvo!
Cujos tentáculos vão das torres gémeas á casa onde estava Ben Laden,passando pelo Pentágono,por Guantánamo, ou pela floresta da Pensilvânia onde caiu o quarto avião a 11 de Setembro.
Tenho uma grande admiração pelos E.U.A.
E acho que o mundo está melhor sem(?) Ben Laden.
Mas a historinha não me convence mesmo!

Anónimo disse...

Hollywood em todo o seu explendor.
Protogonista do próximo filme ?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Quem sabe?
O enredo parece-me bem digno de uma super produção