terça-feira, maio 31, 2011

Uma Experiência Gira

Terminou ontem a época para o programa "A Bola é Redonda" do Porto Canal.
Foram cerca de 40 emissões semanais em que adeptos do Vitória, Sporting,Braga,Porto e Benfica debatiam as incidências da jornada futebolistica e muitos outros aspectos relacionados com os seus clubes e o futebol português.
Pessoalmente gostei imenso da experiência.
E da abertura que o Porto Canal fez a Vitória e Braga para terem um espaço televisivo semanal em pé de igualdade com os outros três clubes.
Porque nos canais generalistas continua a viver-se a ditadura dos chamados grandes.
Foram programas intensos, ás vezes de debate exaltado, mesclados com momentos de bom humor e originalidade que creio terem correspondido ás intenções dos responsáveis do canal quanto ao aumento de audiências.
Pelo menos em Guimarães e Braga aumentaram certamente!
Porque os adeptos de Vitória e Sporting de Braga gostaram, não tenho a mínima duvida,de verem os seus clubes num espaço televisivo em condições de igualdade com os outros três.
Ao fim de mais de cinquenta anos de televisão em Portugal já era tempo.
Curiosamente os comentadores de Vitória(eu próprio) e Braga (António Duarte) foram os únicos totalistas.
Raul Lopes,do Benfica, faltou apenas a um programa.
Do F.C.Porto as "despesas" maiores foram asseguradas por Manuel Serrão (transferido no mercado de Janeiro para a TVI) e Pedro Baptista.
Mas também por lá passaram Jorge Neto,José Fernando Rio e João Coelho.
Pelo Sporting "rugiram" Paulo Ferreira do Amaral e Fernando Machado.
Foi uma boa experiência.
Que,pessoalmente falando, me deu muito gosto.
Não sei se para a próxima época o programa se vai manter.
Neste ou noutro formato,com estes ou outros comentadores.
Sei é que Vitória e Braga conquistaram um espaço que não existia.
E nem que fosse só por isso já poderíamos dizer que valeu bem a pena.
Depois Falamos

17 comentários:

Vimaranes disse...

Já tive oportunidade de o fazer via facebook, mas faço-o também por aqui. Como vitoriano, resta-me agradecer a forma exemplar como representou e defendeu o Vitória ao longo de todas estas emissões. Felizmente ainda há quem o faça, quando outros o deviam fazer. Os vitorianos agradecem as goleadas semanalmente impostas ao rival no programa e o exemplo de vitorianismo.

O novo poder do clube provavelmente inviabilizará a continuidade do programa, mas foi bom ver o Vitória representado no mesmo. Aliás, nesse aspecto deixo também os parabéns ao Porto Canal pela iniciativa de incluir no programa comentadores do Vitória e do Sporting CB.

Anónimo disse...

Desde já quero dar-lhe os parabéns pela forma como semanalmente defendeu as nossas cores. Fui espectador assíduo do programa, e o que vou dizer a seguir não é justificável simplesmente pelo facto de não gostar do Braga. Queria dizer que existiram programas em que o programa bola é redonda perdeu algum interesse devido ao comentador do Braga. Não me esqueço que foi devido a uma discussão quente, que um comentador do Sporting deixou o programa, graças a esse Senhor. Penso que se existisse alguma cronometração sobre os tempos que cada comentador falou, o Sr. do Braga vencia claramente, pois foi constante vê-lo a interromper todos aqueles que falavam, principalmente quando eram ditas verdades sobre o seu clube.

E digo mais...muitas das vezes esse senhor afirmou que leva muitos anos de futebol, mas eu apenas gostaria de dizer que podem andar pessoas dessas no futebol à muito tempo, que isso não significa nada, porque muitas das vezes que falou apenas tentou fantasiar, querendo colocar o Braga num patamar que jamais conseguirá obter, e isso só demonstrou que no fundo não percebe grande coisa de futebol, e que fala simplesmente quando lhe convém.

Registo que existiram muitas mas muitas perguntas colocadas pelo Sr. Cirilo a esse comentador, e ainda hoje não se conseguiu resposta porque "fugiu sempre" à conversa.

Ainda na segunda-feira tentou fugir à conversa quando o Sr. Cirilo falou sobre o presidente do Braga e a sua falta de palavra, nomeadamente sobre a transferência do Douglas...mais uma vez, esse senhor não admitiu que o seu clube teve mal...mas prontos...peço desculpa por estar aqui a dizer isto, mas ás vezes estes programas perdem audiências muito por culpa destes comentadores.

Parabéns Sr. Luís Cirilo, e espero que seja candidato a presidente do Vitória com uma lista e que não se associe a nenhuma outra que apareça, como foi o caso das últimas eleições, porque tenho a certeza que se o Sr. se candidatar como Presidente ganhará facilmente as eleições, porque os sócios querem e esperam à muito um presidente que defenda o nosso clube até à morte

HJ

Ricardo Campos disse...

Caro Vimaranes:

acho que o novo dono do canal não irá inviabilizar o programa, pelo menos eu ouvi alguém dizer que não queríamos um canal como a benfas tv, mas sim um canal onde o Norte tenha voz. suponho que o novo dono do canal apenas terá um talkshow diário e outro programa de entrevista.

No que diz respeito ao "a bola é redonda" mim só me choca é que alguns dos comentadores ali presentes vão para lá depois de estudarem a cartilha dada pelos presidentes ao assessores de imprensa dos respectivos clubes.

Continuo a achar que só duas pessoas naquele programa sabem o que dizem, sendo eles o Sr Luís Cirilo o Fernando Machado, apesar de ultimamente ele mais parecer um calimero a queixar-se de tudo, quando a única queixa que ele pode fazer é de ter ou ter tido uns dirigentes tão fracos e tão incapazes.

os outros comentadores... ou são paus mandados ou são básicos... então o do meu clube não articula duas seguidas.

Miguel Salazar disse...

Obviamente faço minhas as palavras do Carlos Ribeiro.
Foi de facto um marco importantíssimo neste tipo de programas, o alargamento do painel de comentadores a novos clubes, como o Vitória e o Sporting de Braga.
Mas também nunca será demais voltar a dizer que a tua prestação nestes programas foi sempre feita de molde a enobrecer, engrandecer e dignificar o nome do nosso clube, de um modo que todos nós gostaríamos de ver reflectido nas intervenções públicas de outros intervenientes, noutras circunstâncias, e com bem maiores responsabilidades.
Assim todos eles estivessem à altura daquilo a que sempre soubeste mostrar estar.
Parabéns... e muito obrigado...

Anónimo disse...

Foi ENORME a prestação que evidenciou no programa, ao longo das dezenas de emissões. Ficam os meus agradecimentos e de alguns amigos com quem comentei as exemplares intervenções.

Sinceramente, muitos parabéns e obrigado.

Procurei nunca perder o NOSSO "Segunda-feira desportivo". Conheço quem por impossibilidade deixava a gravar para poder ver durante a semana...

Esta série/época acabou a intervenção em beleza. Sempre a exigir, e muito bem, que chamassem o nosso clube pelo nome - VITÓRIA (até parece que custa).

A maioria dos intervenientes parece ter-se rendido à Sua prestamosa insistência, só por isso, já teria valido a pena.

As goleadas que aferiu o amigo Vimaranes foram, por vezes em exagero para os lados de Marrocos, mas também esteve muito bem a rematar nas restantes balizas.

Agora falta o resto...
Vitória Sempre!

Cumprimentos Vitorianos
Amadeu

jonas disse...

em campo é que interessa...e aí os "goleados" pelo braga somos nós...e não me venham com as tretas do antigamente que ficavamos mais vezes à frente deles que isso não cola e é conversa para cegos, e nenhum clube devia ficar contente só por ter ficado a frente de outro e ainda assim não ganhar nada...o tempo passa, os cem anos têm muitos dias e o nosso dia nunca chegou e por este andar parece difícil que chegue, ao invés o braga é uma equipa consolidada que tem bons resultados cá e estatuto lá fora e nós ficamos a ver na tv

parece que humildade é coisa que falta e menos conversa, porque a conversa não dá vitórias e nós ja olhamos para cima e bem para cima

bem haja

The Blue Factory of Dreams disse...

Era o único programa que via se pudesse.

Pode parecer pouco, mas diz muito do que se tornou "o A Bola é Redonda".

O Descrédito, a palhaçada, a melancolia em que se tornaram os programas de bitaites nos canais do costume...foram tão fundo que por uma questão de defesa primária da sanidade mental...é FUGIR daquilo...o quanto antes


Aparecer um programa, num jovem e regional canal de TV, que deu uma pedrada no charco foi algo muito bom.
Mas que foi difícil de se impor...e de se dar a conhecer.


Louvo o espaço e a participação dos clubes do Minho, que há muito merecem esse espaço, tal como antes o merecia o Boavista por exemplo.


Foram muitos programas, uns melhores, outros piores.

Mas muitos momentos engraçados de se assistir, com algumas pessoas muito interessantes a por lá passar, onde se destaca claramente o caro Luis Cirilo.

Sabe que isto com a direcção do Guimarães não está fácil, mas acredite que o efeito "Cirilo", teve o seu impacto...por mim falo.

Gostei muito das suas participações, da sua postura, posso dizer que vou sentir saudades de o ouvir às segundas quando me apetecer ouvir falar de bola...e não há ninguém que interesse...


Não sei o que vai acontecer a seguir, o FC Porto vai tomar as rédeas a 1 de Julho, mas o canal vai manter uma grelha generalista por essência..até que ponto haverá esse tipo de abertura quanto ao futebol diz respeito não sei...

No fim de contas o Guimarães é um clube de relações cortadas com o FC Porto e está num lado da barricada oposto na grande guerra...já nem falo dos vermelhos de lisboa...

Não sei.

Mas gostava de lá ver o Luis Cirilo.

Teve uma óptima performance, foi um prazer conhecê-lo via tv, haverá sempre a salvaguarda de o "escutar" via blogue no pior das hipóteses.

Podia ser pior.

Ia pedir para colocar aqui menos política, mas deve ser como pedir ao Papa para não rezar a missa;), compreende-se ou melhor...resignadamente aceita-se.


Um grande abraço.

Respect!

http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

The Blue Factory of Dreams disse...

A propósito da sempre acesa disputa António Duarte - Luis Cirilo, foi sempre um dos grandes focos de interesse do programa.

Cada um com a sua cartola, cada um com as suas características, mas sempre com a necessária elevação.

Picardias, piadas, que na maior parte das vezes foram agradáveis de seguir.


Não sei se o costumam fazer após os programas, mas eu cá teria todo o gosto em sentar-me à mesa com António Duarte e Luis Cirilo, iria certamente sair de lá bem disposto. Tenho a certeza que serão 2 óptimas companhias para um belo repasto.


Não o mencionei há pouco, mas acho que o programa era curtinho de tempo, os tempos e temas também deveriam ter sido mais bem geridos...

Mas como era mais gente e havia mais interesse...justificava-se mais tempo.

Digo eu.

Abraço

cm disse...

Caro LC
Foi sem dúvida uma boa participação. Nem sempre tive oportunidade de ver, mas gostei sempre que vi.
O nosso Vitória sai sem dúvida prestigiado.
Venham mais oportunidades, se calhar com alguma alternância com um ou outro vitoriano, para não desgastar excessivamente a imagem.

Sérgio Ferreira disse...

Com a nova administração do canal para o ano existirá lápis...azul.

Prepare-se, quem não é como eles é contra eles.

Anónimo disse...

Caro Dr.:

De facto fazem falta mais programas destes na televisão portuguesa. Parabéns para si pela magnífica forma em que sempre se apresentou. Tivessem os nossos jogadores a sua pujança e provavelmente teríamos trazido a taça para Guimarães. Parabéns também ao porto canal pela oportunidade que nos concedeu e pelo programa em si, pois rapidamente alcançou audiências e uma fama notáveis que em muito se deveu ao formato em que se apresentou bem como à qualidade e calibre dos comentadores residentes. Esperemos que num futuro próximo possamos tê-lo no porto canal ou noutro canal qualquer a defender o nosso Vitória. Numa altura em que temos uma direcção surda e muda é muito bom poder contar com alguém para defender, e muito bem, os interesses do Vitória publicamente.

Abraço grande

Jorge Nuno Folhadela

luis cirilo disse...

Caro Vimaranes:
Não tem que agradecer. Sabe bem o gosto com que participei semanalmente neste programa.
E defender o Vitória é algo que está no sangue de todos nós. Os vitorianos é claro!
Caro Hj:
Realmente um dos pontos menos positivos do programa foi a ânsia deste ou daquele comentador em falar sem cessar. Ainda assim creio que consegui vincar a posição do nosso clube e demonstrar que nem tudo que relu zé ouro para os lados de Braga. Quanto ao futuro ele pertence aos vitorianos. Eu estive,estou e estarei sempre disponivel para apoiar o Vitória.
Caro Ricardo:
Sobre o futuro do programa nada sei como é evidente. Mas acredito que o FCP não transformará o Porto Canal num lixo televisivo como é a Benfica tv. Quanto aos comentadores tive pena das saidas do Manuel Serrão e do Paulo Amaral mas foram opções deles embora por razões bem diferentes.
O Fernando Machado creio que foi um comentador com muita qualidade e que defendeu bem o SCP.
Caro Miguel:
Creio que o essencial foi precisamente provar que o Vitória (e o Braga mas isso não é problema nosso) tem dimensão para participar num programa destes. Julgo que os canais generalistas fariam bem em olhar para o exemplo do Porto Canal embora considere que dificilmente o seguirão.
Por mim fiz o melhor que sabia e creio que o aumento de audiências em Guimarães satisfez bastante os responsáveis do canal.
Quanto ao resto...sabes o que penso.
EU é que agradeço as tuas palavras e as sugestões que foste dando ao longo dos meses que o programa durou.
Bem como os cartoons que fui mostrando e que tanto sucesso tiveram.
Caro Amadeu:
Muito obrigado pelas suas palavras.
Creio que se há algo que me satisfaz é o facto de ter a presunção de supor que depois desta experiência o Vitória ganhou um espaço que em 50 anos de televisão nunca tinha tido. Agora é preciso não o perder.
CAro jonas:
Claro que o que interessa é dentro do relvado. Mas é importante ter um espaços mediáticos de defesa do clube. Porque os outros alicerçaram parte do seu poder na influência e visibilikdade que tem na comunicação social.
Caro Blue Factory:
Agradeço sinceramente as suas palavras até por virem de um adepto do Porto.
Procurei sempre,ao longo dos programas,introduzir algumas "novidades" de molde a que o programa fosse mais apelativo para quem vê.
Porque,tal como você, dos programas habituais da sic/rtp/tvi nem consigo ver tal a banalidade de que se revestem.
Claro que quando o Porto Canal convidou Vitória e Braga conquistou ,além da novidade,um espaço que estava mal preenchido.
Não sei quais as intenções relativamente á próxima época mas creio que dificilmente o canal prescindirá do seu programa de maior audiência.
Curiosamente,você parece que adivinha,no final do ultimo programa fomos todos (excepção feita ao Pedro Baptista que não pôde)jantar e prolongamos o debate até ás 2 da manha!
Uma coisa é a rivalidade entre clubes e o debate em estúdio. Outra são as relações pessoais. E nessa matéria tenho satisfação em ter um excelente relação com todos os colegas de painel.
Caro cm:
Ainda bem que gostaste.
Sinceramente acho que o Vitória não esteve mal representado. Embora seguramente exista quem faça melhor. Quanto ao futuro...veremos.

luis cirilo disse...

Caro Sérgio:
Não sei se o programa continua. Nem se eu lá continuo.
Mas se continuar não mudo um milimetro na minha liberdade de pensar e opinar. Se não gostarem...problema deles.
Caro Jorge:
Obrigado pelas suas palavras. Creio que o Vitória ganhou um espaço que não deve perder. Comigo ou com outro comentador.
Sinceramente espero que o Porto Canal mantenha o programa neste modelo.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo,

Sou um espectador atento e assíduo do "A Bola é Redonda".
Não obstante ter três sobrinhas e um cunhado acérrimos adeptos do SC Braga, devo dizer que sempre gostei da forma como defendeu o seu clube no Porto Canal e da forma como pautou com elegância e honestidade as suas intervenções.
Espero que para o ano o programa continue a entreter os "viciados" no mundo do futebol.
Um bem haja.

Aveirense

luis cirilo disse...

Caro Aveirense:
Obrigado pelas suas palavras.
TAmbém espero que o programa se mantenha. Especialmente porque significa uma espaço mais amplo de debate do que aqueles que existem nas televisões tradicionais.

João Cardoso disse...

O meu muito obrigado pela dignidade com que representou SEMPRE o nosso vitória. Espero conseguir ouvir a sua voz bem mais alto ainda daqui para a frente. Vitorianos, somos poucos, mas consigo acredito que prevaleceremos! Obrigado mais uma vez e que o Vitória um dia se erga com alicerces de betão armado (e não de alvenaria podre e "azulada", como alguns...) e faça de nós um "povo" feliz!! Cumprimentos

luis cirilo disse...

Caro João Cardoso:
Faço minhas as suas palavras.
Na certeza de que o Vitória ainda nos dará grandes alegrias