segunda-feira, abril 11, 2011

Derby Milenar


Hoje a mais antiga rivalidade de Portugal, a existente entre Guimarães e Braga, vai mais uma vez a jogo.
Através das duas instituições que melhor representam em termos mediáticos esse velho conflito entre as duas comunidades.
O Vitória Sport Clube e o Sporting Clube de Braga.
Ao contrário da rivalidade entre outros clubes, até os oriundos de bairros diferentes de uma mesma cidade, que tem apenas dezenas de anos esta tem um milénio de História a suportá-la.
E se hoje é no futebol que tem a expressão mais evidente a verdade é que tem muitas outras componentes a dar-lhe esse carácter único.
Na politica, na cultura,na universidade, nas tradições, no papel histórico de cada uma , na organização religiosa, são muitas as áreas onde a rivalidade se manifesta entre comunidades vizinhas cujo contacto é diário.
Seja em actividades económicas,desportivas, lúdicas ,culturais ou outras a verdade é que todos os dias há vimaranenses em Braga e bracarenses em Guimarães.
Para além daqueles que por razões profissionais ou familiares vivem na comunidade "inimiga".
E é assim há quase mil anos.
Por isso considero que Vitória e Braga tem uma rivalidade milenar.
Porque antes de o ser (ou seja antes de os clubes existirem) já o era.
Hoje é apenas mais um jogo.
Como centenas de outros que já se disputaram entre os dois clubes no futebol e noutras modalidades.
Com aquele gostinho especial,sempre renovado, de querer ganhar ao rival.
Creio que aquilo que como vitoriano e vimaranense posso desejar é um triunfo do Vitória.
Obtido no relvado, com uma natural supremacia exibicional, e num jogo correcto e bem arbitrado.
Sem incidentes nas bancadas ou em redor do estádio AXA .
E creio que é um desejo fácil de partilhar por qualquer vitoriano.
Como acredito que exactamente o contrário, em termos de resultado, será também o desejo de qualquer adepto braguista e bracarense. Creio que a rivalidade deve ser isso.
Querer ganhar sempre ao rival.
Com desportivismo no relvado e fair play na bancada.
Ir pelos caminhos porque se tem ido nos últimos anos é desvirtuar o derby e interpretar mal a rivalidade.
Espero que a sensatez dos adeptos,neste jogo e nos jogos futuros, faça o derby retomar os seus caminhos desportivos e permita a todos acorrerem aos estádios sem receio de confrontos.
Já basta de violência!
Depois Falamos

28 comentários:

SicGloriaTransitMundi disse...

Caríssimo:

Parabéns por mais este texto.

Esta rivalidade que há milénios existe, relacionada com os mais variados campos da nossa vida em sociedade, deveria ser mais salutar no futebol e em tudo o que gira à sua volta, já que nos outros campos já quase nem se dá por ela, tirando uma ou outra picardia política recente...

Seria hipócrita da minha parte não dizer que tem um gosto especial ganhar um jogo como o de hoje. Tem, de facto. Mas seria muito mais bonito e mais especial se todos pudessemos ir ao futebol juntos, sem problemas.

É uma utopia o que vou dizer, mas gostava de ver um dia em que eu pudesse ir a Braga ver o Vitória e sentar-me ao lado de amigos que por lá tenho, cada um com o seu cachecol e a puxar pelas suas equipas, sem guerras ou confrontos, tendo como superior interesse o espírito de convívio entre todos!

Na primeira volta da Liga nós fizemos a nossa parte...oxalá o Braga tivesse feito a sua!

FORÇA VITÓRIA!!!

Ah, só mais uma coisinha: ganhemos ou não logo lá vamos ter de aturar aquela aventesma do A. Duarte a falar da gestão moderna é do séc. XXI da equipa dele e blá blá blá...
Esperemos que a azia dele seja bem grande para que ele não fale tanto!!!

luis cirilo disse...

Caro SiC:
Realmente o futebol tornou-se numa valvula de escape para tensões sociais que nada tem a ver com desporto. E por isso é a área quase unica em que rvalidade Braga-Guimarães tem expressão pública visivel. Quase sempre por más razões. Esperemos que hoje tudo corra bem dentro e fora do relvado e que o Vitória conquiste os três pontos.

Anónimo disse...

O manuel machado desiludiu me de uma maneira neste ultimos tempos...
Jogar para o pontinho com a uefa ja garantida ? Nunca por favor!!!

Joao Teixeira

luis cirilo disse...

Caro João Teixeira:
E ontem,sem nada a perder, em vez de obrigar o Braga a um ritmo de jogo alto (para aproveitar o desgaste que tinha sofrido em Kiev)prefeiu a toada cautelosa em busca do pontinho . Uma tristeza

Fraga disse...

Boas Sr. Cirilo,

Ontem vi um pouco do "bola é redonda", mas prefiro de longe ler o que escreve do que propriamente aquilo que diz sobre o meu clube, os nossos adeptos, e a nossa terra. Parece que ao escrever vem um pouco de sensatez e calma, do que quando está no calor do debate.
Em relação ao jogo mais uma vez as evidências foram gritantes, o Braga está a uns anos luz acima do Vitória e acredito que nos próximos anos essa diferença continuo, senão aumente!!
Foi um jogo que não deve nada a qualquer dos clássicos com os três estarolos do circulo comum, por vezes até bem melhor. De realçar o ambiente frenético, fantástico e de amor ao clube que deram os adeptos do Braga. De lamentar a ausência de publico de Guimarães, podendo dar algumas razões ao processo dos bilhetes, mas não compreendendo mesmo assim a ausência da vossa parte. Nos últimos 5 anos fui a Guimarães e já desembolsei o mesmo para ver o jogo.
E por fim, deixe de usar o amuleto de únicos, porque não vejo nos adeptos do vitória serem melhores ou piores que os de Braga, acreditando ainda, que o Braga tem muito mais por onde crescer do que propriamente o Vitória, e nessa altura não sei onde se podem agarrar.

Desculpe algum tom no discurso, mas depois de ouvir o que disse, tinha de lhe responder.
Mas nunca deixando de ter o tom adequado.

Saudações.

Por Braga, pelo Braga.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo
Vai perdoar-me pelo facto de ser eu a responder ao Sr. Fraga.
Caro senhor,o Sp. de Braga está a atravessar um ciclo, ciclo esse que já outras equipas atravessaram, tais como V. Setubal, Boavista, Belenenses, Vitória de Guimarães, Barreirense, Desp. da Cuf e muitos outros.
Como é do seu conhecimento, todos eles terminaram esse ciclo de vitórias e carreiras excepcionais até nas competições europeias deram cartas, como sabe o nosso clube até chegou aos quartos de final de uma competição europeia, e surpresa das surpresas até o sr. Coutada desconhecia.
A diferença que existe na massa associativa do Vitória é que ao contrário da do Sp. Braga, mesmo na mó de baixo nunca deixou de apoiar a equipa, e até na 2ª divisão tínhamos mais assistentes nas bancadas do que cerca de metade do estádios juntos da 1ª divisão.
(cont.)

Anónimo disse...

(Continuação)
A massa associativa do Sp Braga é igual a todas as outras, dos clubes chamados (erradamente) pequenos.
Enquanto os resultados forem excepcionais como têm sido como até agora, e, enquanto durar esse ciclo dourado, os Bracarenses vão estar com a equipa, mas quando esse ciclo terminar, não tenha dúvidas que acabarão por virar as costas ao clube.
Quem lhe fala é um adepto que vê futebol desde os 5 anos, e já lá vão sessenta bem contados.
Aqui no Vitória, os adeptos gostam de vitórias como é natural, mas acima das vitórias, gostam especialmente do clube, mesmo que em crise as pessoas mantêm-se unidas e são Vitória até morrer.
Se acha que no seu Braga, existe este único amor por um clube, então peço-lhe desculpa por o estar a maçar.
Saudações desportivas

S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro Fraga:
No debate do porto canal eu defendo o Vitória e o António Duarte o Braga.
É normal que o que eu digo não agrade aos braguistas e o que ele diz não agrade aos vitorianos.
Não se iluda com o público.
O Braga nem a oferecer três bilhetes por sócio conseguiu encher o estádio.
Pior,andou a distribuir convites pelo distrito porque em Braga não tinham a saida necessária.
É verdade que em organização e valia do plantel o Braga está hoje á frente do Vitória mas isso,como sabe,é reversível.
Já em termos de adeptos desiluda-se.
O Vitória está ,como sempre esteve,á frente em número,dedicação e paixão pelo clube.
Crescer?
Só lhe dou um exemplo:
Na noite em que o FCP ganhou o titulo eram milhares nas ruas de Braga a festejar.
Nas de Guimarães nada.
Por isso considero que o nosso potencial de crescimento continua a ser superior ao vosso.
Quanto aos bilhetes o que estava em causa não era o preço.
Era a falta de palavra do vosso presidente e a aldrabice que fez ao Vitória.
Caro S.Guimarães:
Não posso estar mais de acordo consigo.
O que escreve é rigorosamente verdade

Fraga disse...

Boas Anónimo das 6:13 PM,

Eu nunca quis menosprezar a paixão do adepto do vitória, nem do povo vimaranense pelo seu clube. Conheço a gentes, porque até tenho familia por esses lados, que por acaso ninguém é do Vitória como primeiro clube, mas sem dúvida que nutrem o gosto pelo clube. Se formos reais e virmos as coisas sem a influência de uma imprensa que mais não sabe que seguir o que se diz e não investiga no terreno o que realmente acontece, podemos dizer que é errado remeter a cidade a um benfiquismo ou a um bi-clubismo. Não nego a sua existência, como vocês não o podem negar na vossa, simplesmente não existe é nas proporções que o querem traduzir. O Braga é sem dúvida o clube mais representativo da cidade em termos de paixão clubistica, disso não tenho minimas dúvidas.
Se conhecermos a história do crescimento populacional da cidade, podemo-nos deparar que ela faz do crescimento a migração que decorre a partir dos anos 70/80, com bastante relevo, vindos de Regiões como Alto-Minho e Trás-dos-Montes. Isso provocou que a cidade aumentasse nas suas gentes, mas não no gosto pelo clube da terra, devido a não ter ligações afectivas à cidade e com isso ao Clube mais representativo dela. O que tem acontecido nos últimos tempos, e sem dúvida impulsionados com os grandes resultados que o clube tem tido nas últimas duas décadas, é que a geração que se segue a essa, já nasce em Braga, já respira a cidade e com isso tornou-se bracarense e braguista unicamente. Se forem ás escolas de Braga, dos primeiros anos ao secundário já é bem visivel a cor clubistica, se passarem pela rodovia (parque desportivo da cidade) depararam-se com o orgulho que as gentes envergam a camisola do clube. Agora podem ter a certeza, que Braga vai continuar a crescer, em resultados, adeptos, e conquistas...isto, não é um mero ciclo, tudo é pensado, é feito com rigor e sustentabilidade. Somos a 3 Cidade Portuguesa a estar ao mais alto nível, somos o 5 clube a participar na Liga dos campeões, temos grandes hipóteses de chegar a uma Meia-Final de uma competição Europeia( Nem vou comparar, se for verdade, os vossos quartos finais com aquilo que é chegar aos quartos em tempos de hoje). Economicamente é um clube reconhecido, equilibrado, respeitado. Entre outros factores que são mais que reconhecidos na última década do clube. Faço-vos uma pergunta, será que pensam no crescimento, simplesmente porque se acham únicos, por dizer que na vossa terra ninguém festeja, ou que aí só dá vitoria( Um mero engano que gostam de publicitar). Como em todas as casas, o crescimento tem de começar pelos alicerces, e isso o vitória tem demorado a conseguir. Será que tem estrutura para garantir isso a curto prazo, neste momento não vejo a possibilidade para tal.
Não me quero estender mais no comentário, porque mais que um comentário é a realidade e essa é mais que evidente e visivel.

Saudações Desportivas.

Por Braga, pelo Braga

luis cirilo disse...

Caro Fraga:
Parece-me indesmentivel que ambos estamos contentes com os nossos clubes.
Você mais com o presente e eu mais com a História de 89 anos.
Acredito que o Vitória do futuro vai honrar o do passado e ultrapassar estes anos menos bons.
E aí a ordem natural das coisas será reafirmada,ou seja,o nosso lugar será á frente do Braga em 9 de cada 10 campeonatos

Fraga disse...

Boas Sr. Cirilo,

Que eu saiba a oferecer bilhetes o Vitória também não encheu o Estádio contra o Sporting, com uma diferença, não estariam 200 adeptos do Sporting nesse jogo!!
Outra curiosidade é as cadeiras vendidas pelo Vitória, diz-se que são aproximadamente 14500 lugares vendidos, o que se consta é que a Média do Vitória não chega nem se aproximam desses número e só chegam perto, porque como em Braga, o Vitória também dá borlas aos seus associados.
Se a realidade em Braga é tão menosprezada pelas vozes de Guimarães, que me diz sobre as declarações do Aimar no jornal " O Jogo" que realça as dificuldade de poder vir a Braga, já que para lá de uma grande equipa, os adeptos são muito apaixonados, dizendo mesmo que.."Para eles também será complicado, pois não somos uma equipa fácil." E fez até uma revelação surpreendente, assumindo que o estádio do Braga foi "o mais difícil" onde já jogou em Portugal: "Tem uma equipa muito boa, joga bom futebol e defende muito bem. Os seus adeptos pressionam-nos muito e não conseguimos ganhar nos dois últimos anos."
Criar suposições que agora é tudo muito fácil, somente porque o Braga está em alta, é argumentação barata...o que interessa são os momentos, e a realidade do Braga não é estar em baixo, é de estar bem lá em cima.
Eu contento-me com os 90 anos de história do meu clube, tanto em Futebol como em outras modalidades é um grande clube. No que respeita ao Futebol os meus 90 anos, têm sem dúvida mais conquistas que os 89 anos do seu Vitória. Mas como cada um, é cada qual, o que interessa é defendar a nossa paixão!!

Saudações e um bem haja a todos os Vitorianos de bem!!!

Por Braga, pelo Braga

Carlos Costa disse...

Luis Cirilo

Deixe que lhe diga que o seu comentário é anedótico e sectário...clube bairrista como o seu não dá mais do que já deu (principalmente tendo em conta o enquadramento)

e quem o ouve a falar deve pensar que o seu clube tem um palmarés e historial de outro mundo, vai honrar o passado??que passado? aquele cheio de conquistas??...imaginárias só se for...

anos e anos luz do SC Braga e não é de agora. Isso de fazer do vosso campeonato unicamente passar por ficar a frente do Braga é mesmo coisa de clube pequeno que só olha para cima. Ninguém vos da tanta importância e isso é discurso de quem não tem o clubismo sequer resolvido.

são únicos...pois são, os únicos a dizer barbaridades, únicos na maneira como despoletam violência, únicos a ameaçar jogadores da própria equipa (sim porque com as ameaças eles ganham qualidade),unicamente ridículos...

ah contra o sporting foi de borla ao domingo e muito longe estava o vosso estádio de estar cheio...você é daqueles que pensa que repetir as mentiras muitas vezes as torna verdades...vive na ilusão

Costa disse...

Caro Luis Cirilo:

Queira ou não queira, o Fraga tem razão. E, mesmo falando em 89 anos, o VSC ficar à frente do Braga 9 em cada 10 campeonatos, é anedótico.
Uma coisa passou em claro ao Fraga:
quando o Sr. Luis Cirilo diz que o título do FCP foi festejado por MILHARES de pessoas em Braga, o meu sorriso só não é de orelha a orelha porque é do tamanho da minha cidade e do meu clube: muito grande. O título do FCP foi festejado sim, por meia dúzia de gatos pingados, que fizeram meia horita de festa, de carro, a circular e apitar. Nada mais.
Foi a Lusa? O Correio da Manhã? Foi, é muito bonito levar pasquins e mostrá-los para umas coisas, mas depois, para outras, é ainda mais bonito ouvir dizer: "Eu não me acredito em nada que vem nos jornais"...

Tratem do Vitória, pois padece de uma doença para a qual não vejo tratamento "adequado". Da cidade não precisam, está bonita como sempre.

Costa disse...

Só uma última nota Sr. Luis Cirilo:

os pasquins dizem muita asneira, sabe? então não é que, segundo eles, o SCBraga distribuiu 28500 bilhetes??? Isto é DE BRADAR AOS CÉUS!!!!´
Ora, se os sócios com lugar anual com cotas em dia (10000), os sócios sem lugar anual com cotas em dia (outros tantos), e os sócios sub-14 tinham entrada livre SEM BILHETE, será que, o SCBraga, e quem lhe gere os destinos, queria sobrelotar o estádio, distribuindo MAIS 28500 bilhetes?? Isto é de rir, para quem não sabe...
Pois diz quem sabe, que o SCBraga distribuiu sim, além do nº de associados filiados, bilhetes por escolas e juntas de freguesia (em nº racionado) e 3 bilhetes aos primeiros sócios que se apresentaram para os levantar, ATÉ PERFAZER, isso sim, 28500 lugares, deixando os 1500 para adeptos visitantes, que acabariam por não comparecer.

Foi isto que aconteceu. Nada mais. Aliás, 2 dedos de testa chegam... mas quando nem António Duarte percebe este processo, está tudo dito...

luis cirilo disse...

Caro Fraga:
O Vitória,de vez em quando,vende bilhetes de acompanhante o que é muito diferente de oferecer.
COm o Sporting é verdade que ofereceu.
Mas foi uma excepção.
E ofereceu um por cada sócio com quotas em dia não três.
Muito menos os andou a oferecer a eito pelo distrito.
QUanto ás cadeiras vendidas são 15.682 á data de hoje.
Números disponiveis no site do Vitória que não tem nada a esconder ao contrário do Braga de que não se conhecem números de sócio,cadeiras vendidas ou até relatórios e contas.
Caro Carlos Costa:
Olhe para o historial dos campeonatos da I Liga e logo percebe qual a posição do Vitória e a posição do Braga.
Qué é,evidentemente,muito inferior á do Vitória.
Bastará constatar que nós temos mais 11 (ONZE) presenças na divisão principal.
E uma media de classificações superior.
Temos mais vitórias,mais pontos(mais de 328 que o Braga) mais golos marcados.
Caso para dizer...cresçam e apareçam.
Quanto á violência é melhor estar calado.
Logo na semana em que a Liga voltou a multar o Braga por mau coimportamento dos adeptos.
Aliás nessa matéria quem viu os jogos Braga-Vitória e Braga-Benfica está esclareciso quanto a quem é violento.
Caro Costa:
Fico satisfeito por sabê-lo espectador do "A Bola é Redonda".
A noticia dos festejos bracarenses dos adeptos portistas não a li em nenhum desses jornais mas sim noutros.
A unica "doença" de que o Vitória padece chama-se grandeza.
Mas claro que o risco de o Braga a contrair é remoto.

Costa disse...

Num jornal ou noutro, é igual. Ou se é coerente, ou não se é. Virar o bico ao prego, comigo, não resulta.

Quanto ao número de sócios, para o ano será feita uma recontagem, e aí ficará com menos coisas para dizer.

Quanto a bilhetes oferecidos, a bancada Rádio Popular é pródiga. Tenho dito.

Sr. Luis Cirilo, o António Duarte é tenrinho, bom homem, discurso mais ou menos fluente, e, suponho eu que seu amigo de data. Deixa é escapar muita coisa...

Manuel disse...

vi por aqui alguém desprezar a presença do Vitória nos quartos de final da taça UEFA, pois supostamente hoje em dia é "mais difícil".


Gostaria só de dizer que na altura em que o Vitória chegou aos quartos de final, apenas uma equipa de cada campeonato disputava a taça dos campeões, pelo que todas as outras eram desviadas para a taça UEFA (considerando que a taça das taças nem sempre era disputada por equipas de topo).

Hoje em dia 4 ou até 5 equipas dos principais campeonatos disputam a liga dos campeões, ficando a liga europa para as segundas linhas

este facto é inquestionável, e coloco-o à atenção dos mais distraídos

Anónimo disse...

os benfiquistas, portistas e sportinguistas têm palas nos olhos, mas ao menos podem gabar-se de algumas coisas...agora voces?

"ei...na história da liga temos mais pontos!!!...e ficamos mais vezes à frente do SC BRAGA..é por isso que somos grandes!"

palamarés: zero
estatuto europeu: zero
credibilidade: zero

padecem de grandeza?...padecem é de insanidade, afinal o nome de uma das claques faz mais sentido do que nunca

luis cirilo disse...

Caro Costa:
Como não faço ideia quem você é sei lá se é de virar o bico ao prego ou não.
Quanto á distribuição de bilhetes não discuto porque não conheço.
Nem o processo nem o real número de sócios do Braga. Acho que ninguém conhece na realidade.
Quanto á recontagem é bom que a façam. O Vitória faz de 5 em 5 anos e por isso sabe exactamente quantos sócios tem.
Não venha é falar de oferta de bilhetes porque um clube que faz jogos de porta aberta (como nos regionais) não tem nenhuma moral para falar de assistências e respectivas médias.
Quanto ao ANtónio Duarte é verdade que somos amigos. E passado calor da discussão no programa temos um relacionamento óptimo.
Cada um defende,dando a cara,o seu clube mas não levamos essa rivalidade para as relações pessoais.
Caro Manuel:
Como é óbvio. O que não retirando o muito mérito do Braga nesta campanha europeia dá a justi dimensão ás coisas.
Caro Anónimo:
Obrigado por demonstrar ao ponto a que pode chegar a irracionalidade de um adepto do Braga.
Siplesmente patético.

TiagoM disse...

Há um dado relevante que não foi ainda falado aqui.

No jogo com o Sporting ofereceram um bilhete por cada sócio mas em numero limitado, eu queria 2 no dia de jogo para oferecer a familiares e já não haviam..

Não venham dizer que não enchemos o estádio mesmo com bilhetes á borla. Bilhetes á borla sim houveram, mas não foram muitos haviam muitos de acompanhante mas eram a pagar.

Aproveito para agradecer á direcção do Braga por ter mudado a sua ideia inicial de não deixar ir adeptos Vitorianos para a grande ideia de oferecer bilhetes aos nossos adeptos.

Com muita pena minha acredito que a tendência de adeptos da cidade berço deslocarem-se a Braga nunca ultrapassará os dados que se teem vindo a registar tal é a violência de que somos alvos na cidade de Braga, por muito ódio que temos pelos braguistas as cenas de violência em Guimarães nunca atinge os mesmos extemos.

Saudações desde a Capital Europeia da Cultura.... Viva o Vitória...

Anónimo disse...

O salvador é amigo...lições de futebol à pala!

Ainda bem que vieram (toda a gente sabia que no minimo 200 iriam corroer-se e fazer tudo para arranjar bilhete, ninguém se importa com isso, especialmente com a entrega propositada à radio santiago)

Afinal, ganhar assim tem sempre muito mais piada

luis cirilo disse...

Caro TiagoM:
É evidente a diferença nesta questão dos bilhetes oferecidos.
Cá é uma excepção lá é regra.
Porque a verdade é quem jogos europeus sem bilhetes oferecidos (Celtic,Sevilha,Arsenal,Liverpool,etc) tiveram assistências ridiculas para a importância dos jogos.
Braga tem dois tipos de adeptos.
Os sócios verdadeiros (7000/8000) e os borlistas que só vão de...borla.
E ainda se querem comparar com o Vitória!
Cresçam e apareçam.

Anónimo disse...

aí em guimarães o nivel de informação e a constante repetição de inverdades deve ser como na coreia do norte

2ª feira foi mais uma liçãozita

Joana Pinto disse...

Carissimos

Pelo que vejo aqui as únicas alegrias que voces têm é com o insucesso do Braga. Sempre pensei que a rivalidade fosse um pouco mais saudável, afinal se não gostam de quem dirige os destinos das equipas não são os adeptos e as instituições que devem sofrer o que quer que seja com isso.

Fraga disse...

Caro Sr. Cirilo,

Depois de tanta argumentação, ainda não entendi bem o que vocês querem reclamar. Tentam argumentar com cadeiras anuais, com sócios, com borlas, com sei lá o quê. Mas o que é real e verdadeiro, é que o que consta pelo Mundo fora é só uma, o Braga existe para eles o Vitória não sabem quem é.
Para bem do Minho, necessitamos de mais força e essa força só pode vir do Vitória.


Saudações

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Eu sei que ausência do número habitual de vitorianos teve piada.
Assim,ao menos,ouviam-se os adeptos do Braga.
Caro Anónimo:
A Coreia do Norte é um país em que os lideres são eleitos por uma pequenissima minoria de braço no ar. Afinal como no Braga. Onde nem candidatos ás eleições conseguem ter quanto mais 7000 sócios com as quotas em dia a votar.
Cara Joana:
Tem razão na parte final do que diz. Não tem quando afirma que as nossas unicas alegrias são os insucessos do Braga.
Para nós as alegrias são os triunfos do Vitória.
OS insucessos bracarenses apenas dão sabor á rivalidade.
Caro Fraga:
Nunca se esqueça da história da rã que queria ser boi!
Porque um dia vão acordar para a realidade.
E essa,traduzida fielmente pelas estatisticas,é que o Vitória é maior que o Braga.
Dois anos não apagam noventa.
Sem prejuizo de reconhecer que foram dois anos excepcionais para o Braga.

Anónimo disse...

essa da rã e do boi está boa!...mas está boa para vocês...parece é que ainda não acordaram! devem pensar que ainda la está o corrupto do pimenta machado (a grandeza deve ser essa só pode)

com os banhos de bola que levam voces não se preocupam (porradinha dão com fartura), ainda bem que foram alguns adeptos, afinal os jogadores e o mm ficaram todos na toca porque ninguém os viu. mas no fim houve desculpa, ainda estão a construir a equipa, estão com um problema de empreitada que dura desde agosto até abril

voces são como o outro, falam falam e não fazem nada, o futebol é fraco e o discurso é pior

luis cirilo disse...

CAro Anónimo:
Apenas publiquei o seu comentário,pese embora os disparates que dele ressaltam,para ter a oportunidade de lhe dizer duas ou três coisas.
Pimenta Machado foi um grande presidente do Vitória.
Durante os seus mandatos o Braga foi reduzido ao seu lugar de segundo clube do Minho. Em 24 anos o Vitoria ficou dezoito vezes á frente do Braga.
Pimenta Machado não é corrupto ao contrário do que você ao abrigo da anónima cobardia afirma.
Ficou provada em Tribunal a sûa inocencia.
E não deixo de achar piada ao uso do termo corrupção por parte de um suposto adepto do Braga.
Olhe que largos dias tem 100 anos..
QUanto á violência dos jogadores olhe para o Vandinho antes de referir qualquer jogador do Vitória. Porque é,depois da saida do David Luis,o maior caceteiro da Liga.
Quanto á questão da empreitada dou-lhe razão.
É incompreensivel chegar a Abril a falar de equipa em construção.